O USO DO VÉU

PERGUNTAS & RESPOSTAS

Nome: Marceli Ferreira de Jesus
Cidade: Ourilandia do Norte / PA
Pergunta: O que quer dizer na Bíblia: Coríntios 11 onde diz que a mulher deve cobrir a cabeça com véu?

Como é certo que não podemos confundir princípios com costumes, precisamos analisar até que ponto as orientações de Paulo à igreja de Corinto, no que se refere ao uso do véu pelas mulheres, também são aplicáveis à igreja cristã da atualidade. Vamos, primeiramente, analisar um pouco sobre a situação da igreja de Corinto na época do apóstolo.

Com base em informações levadas a Paulo pelos da família de Cloé (1 Coríntios 1:11), o apóstolo ficou sabendo do espírito divisionista com que vários setores da igreja se identificavam com líderes específicos (1 Coríntios 1:10-17). Outros pontos abordados por Paulo em sua epístola podem também ter sido relatados a ele pela casa de Cloé, ou por outra fonte (talvez Estéfanas, Fortunato e Acaico – 1 Coríntios 16:17). Foram eles:
Alguns que recaíam aos antigos hábitos da vida (cap. 5)
Haviam dúvidas sobre o matrimônio (cap. 7)
Problemas quanto ao consumo de comidas sacrificadas a ídolos pagãos (cap. 8)
Haviam aqueles que estavam participando de forma errada da Ceia do Senhor (11:17-34)
Os dons espirituais estavam trazendo confusão ao culto público, especialmente o dom de línguas (cap. 14)
Outros não criam na ressurreição e em temas relacionados a ela (cap. 15)
E também haviam problemas referentes à participação pública das mulheres no culto (11:2-16)

Vê-se que na igreja de Corinto Paulo enfrentou problemas que não surgiram nas demais igrejas. Ele não preocupa-se em escrever sobre a maioria destes temas às outras igrejas, somente a Corinto. Isso mostra que esta igreja passava por uma crise doutrinária e de costumes, que refletia muito bem a situação cultural e religiosa da época e do local.

Vamos analisar, particularmente, a exortação de Paulo às mulheres cristãs de Corinto, com relação ao uso do véu. Por que ele tratou desse tema naquela igreja? O mesmo conselho do apóstolo (para que as mulheres usem véu sobre a cabeça durante o culto público) tem validade universal para todas as igrejas cristãs?
Para responder a estas perguntas, vamos estudar primeiro um pouco sobre dois pontos importantes:
1) a maneira como as mulheres se trajavam na época;
2) o significado do véu naquela circunstância.

UM ANTIGO COSTUME
Na Antiguidade, a mulher carregava no corpo um sinal da autoridade do marido. Esse sinal era o véu. Esse mesmo costume prevalece até hoje entre alguns povos do Oriente. Nestes lugares, a mulher honesta não deve aparecer em público sem o véu, ou algo correspondente. No Irã, por exemplo, se usa o xador; no Afeganistão, os Talibans criaram a burca (um vestido comprido que cobre até os olhos); na Arábia Saudita, uma mulher pode até apanhar de chicote, caso esqueça o véu em casa.

O SIGNIFICADO DO VÉU
Era um sinal da honra e da dignidade das mulheres (Gênesis 24:65; Cantares. 4:1). Também considerava-se o véu um sinal de subordinação da mulher ao marido, por isso que não o usavam as mulheres de luto, as prostitutas e as esposas infiéis.

No tempo dos apóstolos, esse costume ainda era largamente praticado, mas parece que em Corinto um movimento de libertação feminina estava se iniciando e tirando a paz da igreja. Por isso, as mulheres estavam tirando o véu no culto público, por sentirem que o evangelho as libertava do “jugo” do marido. Isso estava causando intrigas nos lares e na igreja, e estava também repercutindo mal na comunidade, pois as pessoas que presenciavam os cultos cristãos escandalizavam-se por ver mulheres sem véu (ou seja, indecentes e desonradas) tomando parte no culto. Seria realmente aquela uma religião própria para mulheres honestas e fiéis, ou tratava-se de uma seita formada por prostitutas? Era a crítica feita à igreja.


SANTOS DO MÊS DE JUNHO

Este estudo foi uma sugestão da internauta Elen Costa Guedes, da cidade de São Paulo/SP.

Santo do dia 1º de Junho
São Justino, mártir (†cerca de 165).
Santo Aníbal Maria Di Francia, presbítero (†1927). Fundador da Congregação dos Padres Rogacionistas do Coração de Jesus e a das Filhas do Divino Zelo, em Messina, Itália.

Santo do dia 2 de Junho
Santos Marcelino e Pedro, mártires (†304).
São Nicéforo de Constantinopla, Bispo (†828). Expulso de sua sé por se opor com firmeza ao imperador iconoclasta Leão V, morreu exilado num mosteiro.

Santo do dia 3 de Junho
São Carlos Lwanga e companheiros, mártires (†1886).
Beato André Caccioli, presbítero (†1254). Sendo já sacerdote, recebeu o hábito das mãos de São Francisco e o assistiu em sua morte. Faleceu em Spello, Itália.

Santo do dia 4 de Junho
Beatos Antônio Zawistowski,  presbítero e Estanislau Starowieyski,  mártires (†1942). Morreram no campo de concentração de Dachau, Alemanha, após sofrerem atrozes tormentos.

SANTOS DO MÊS DE MAIO

Este estudo foi uma sugestão da internauta Elen Costa Guedes, da cidade de São Paulo/SP.

Santo do dia 1º de Maio
José Operário.
São Segismundo de Borgonha, rei (†524). Convertido da heresia ariana, procurou reparar com boas obras as faltas cometidas contra a Fé. Erigiu o mosteiro de Saint-Maurice-en-Valais, Suíça.

Santo do dia 2 de Maio
Santo Atanásio, Bispo e Doutor da Igreja (†373).
Beato Boleslau Strzelecki, presbítero e mártir (†1941). Sacerdote preso no campo de concentração de Auschwitz, Polônia, onde morreu por causa das torturas sofridas.

Santo do dia 3 de Maio
São Filipe e São Tiago Menor, Apóstolos. Segundo a tradição, São Filipe morreu crucificado em Hierápolis, na atual Turquia, e São Tiago foi lapidado em Jerusalém. São Teodósio, abade (†1074). Promoveu a vida monástica em Kiev, Ucrânia.

JESUS TEVE IRMÃOS?

Nome: Samuel Briz                          
Cidade: Luanda
Estado / País: Angola / África
Pergunta: Jesus teve irmãos?

Sim. Os irmãos de Jesus são mencionados em vários versículos da Bíblia. Mateus 12:46, Lucas 8:19 e Marcos 3:31 dizem que a mãe de Jesus e seus irmãos vieram vê-lo.

A Bíblia nos diz que Jesus tinha quatro irmãos: Tiago, José, Simão e Judas (Mateus 13:55). 

A Bíblia também nos diz que Jesus tinha irmãs, mas não sabemos seus nomes ou a quantidade (Mateus 13:56).

Em João 7:1-10, seus irmãos vão para o festival, mas Jesus não vai com eles.
Atos 1:14 descreve seus irmãos e mãe orando com os discípulos.
Gálatas 1:19 menciona que Tiago era irmão de Jesus.

A conclusão mais natural dessas passagens é interpretar que Jesus tinha irmãos e irmãs sanguíneos.


OUTRO HOMEM CHAMADO JESUS

Nome: Jeniffer P. Dias
Cidade: Manaus / AM
Pergunta: Qual o outro homem que tem na Bíblia que se chama Jesus?

“E Jesus, chamado Justo; os quais são da circuncisão; são estes unicamente os meus cooperadores no reino de Deus; e para mim têm sido consolação” (Colossenses 4.11).

Jesus Justo uniu-se a Paulo na saudação aos colossenses. Foi um dos amigos pessoais do apóstolo durante sua primeira prisão em Roma. Paulo chamava a atenção para o fato de que ele era um judeu convertido, o que lhe proporcionava um conforto especial em meio à tribulação.


CORÁ, DATÃ E ABIRÃO

Nome: Marluce Vieira Gomes
Cidade: Belo Horizonte – Mg

Pergunta: Na ebd lemos em números 16:20 em diante que Corá, Datã e Abirão foram tragados com tudo família e bens. Já em números 26:11 diz que os filhos de core não morreram onde qual passagem diz que eles não estavam no meio do povo que foi tragado? Obrigada Marluce.

Nos versículos 20 a 22, Deus anuncia o julgamento a Moisés e Arão. Eles deveriam afastar-se  para que o Senhor pudesse destruir toda a congregação.

Nos versículos 23-27, lemos que Deus exigiu que as pessoas se afastassem das tendas dos rebeldes, e TODOS SE RETIRARAM.

Os filhos de Corá foram poupados (capítulo 26:11). Esta foi a prova que Moisés deu ao povo que o SENHOR o enviara a realizar tudo o que havia feito, que não havia procedido dele mesmo (Números 16:28).

É notável como o SENHOR os julgou: porque eles procuraram separar o povo, o SENHOR os separou do povo e depois separou o solo debaixo deles para que fossem tragados.

Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7).

Datã e Abirão morreram com suas famílias. Entretanto, o clã de Corá foi poupado.

Na verdade, os descendentes de Corá contribuíram em considerável número de salmos. Esse é outro exemplo da manifestação da misericórdia de Deus, mesmo quando Ele pune os rebeldes. O julgamento foi tão súbito que as outras pessoas se afastaram com medo, pensando que também pudessem ter o mesmo destino.


ARÃO SEGURA O BRAÇO DE MOISÉS

Nome: Maria de Lourdes
Cidade: Patos de Minas / MG
Pergunta: Qual o livro que fala, que em uma batalha Arão segura o braço de Moisés pra não perde a batalha.

Êxodo 17.11-13

"E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs. E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada."


VIÚVOS NA BÍBLIA

Nome: Marcia Fonseca
Cidade: Belo Horizonte / MG
Pergunta: A paz do Senhor. Gostaria de saber se na Bíblia tem alguma referencia e onde esta localizada sobre algum viúvo.

Não há muitos viúvos na história bíblica.

Gênesis 23.1,2 nos conta que Sara morreu antes de Abraão.

Ló, seu sobrinho teve sua esposa transformada numa estátua de sal (Gênesis 19.26) e Judá (Gênesis 38.12) também teve sua esposa morta antes dele.

Talvez, esses personagens sejam os únicos viúvos de toda a Bíblia.


QUEM INSTITUIU A FAMÍLIA?

Nome: Yasmim Xavier
Cidade: Pirapora / MG
Pergunta: Quando e por quem foi instituída a família?

A família foi instituída por Deus, no Jardim do Éden.

"Porem, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher, por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e unir-se-á a sua mulher, e, com sua mulher, serão os dois uma só carne" (Marcos 10:6-8).

Amar a Deus é obedecer as suas leis, que são todas justas, amar a Deus além de obedecer é divulgar a vontade de Deus aos nossos semelhantes. Deus em sua infinita sabedoria nos expressa claramente sua vontade, sua palavra é de fácil entendimento para as pessoas simples, que não gastam seu tempo em procurar significados extras em cada mensagem.

A família expressa o amor de Deus por sua criação, é na família que a vida se perpetua, orar pela família é interceder pela vida.

O milagre da reprodução se manifesta no seio da família, através do amor de Deus e através do amor do homem pela sua mulher.

“E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2:23,24).

Deus presenteou Adão e Eva com o matrimônio. Eles foram criados perfeitos um para o outro. O casamento não foi uma conveniência, tampouco foi criado por qualquer cultura. Ele foi instituído por Deus.


MALHAR É PECADO?

Nome: Rosemare de Almeida
Cidade: Belo Horizonte / MG
Pergunta: Antes de me converter eu malhava, mas engravidei e parei de malhar, gostaria de saber se na Bíblia fala algo a respeito e se e pecado?

E por que seria? Se cuidar do corpo é uma das obrigações de quem sabe que ele é o templo do Espírito Santo, tudo que for feito, obviamente com sabedoria e dentro da Palavra, para beneficiar o corpo não pode ser contra a vontade de Deus.

Combater a vaidade e o mundanismo (o que é dever de todo filho de Deus) não significa defender a feiura e o relaxo, muitíssimo ao contrário. É claro que a filha de Deus vai saber como vestir-se e comportar-se em qualquer ambiente, inclusive em uma academia de ginástica, não é?


ESPADA DE DOIS GUMES

Nome: Lizete Ramos
Cidade: Belo Horizonte / MG
Pergunta: A Paz do Senhor. Gostaria de um detalhamento teológico sobre Hebreus 4:12. Desde já, agradeço a atenção e ajuda.

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." Hebreus 4:12

A palavra de Deus não é simplesmente uma coleção de palavras que foram pronunciadas por Deus, um veículo para comunicar ideias; ela é viva, transforma vidas, e é dinâmica à medida que opera em nós.

Com a precisão de cortar do bisturi de um cirurgião, a palavra de Deus revela quem somos e o que não somos. Ela penetra o centro de nossa vida moral e espiritual. Discerne o que está dentro de nós, tanto o bem como o mal. As exigências  da palavra de Deus requerem decisões. Não devemos apenas ouvir a palavra, devemos permitir que ela molde a nossa vida.

A palavra de Deus é o padrão de medida que Cristo usará no juízo (2 Coríntios 5.10).
Diferencia o que é natural do que é espiritual, assim como os pensamentos (as reflexões) e as intenções (desejos) de cada pessoa. A palavra de Deus, enfim, expõe as motivações naturais e as espirituais do coração do crente (Hebreus 4.7; 3.8,10,12,15; 8.10; 10.16,22; 13.9). 


MARIA MADALENA

Nome: Shirley Medeiros
Cidade: Porto Alegre / RS
Pergunta: Qual a diferença entre Maria e Maria Madalena? se as duas foram ao sepulcro por que em algumas passagens bíblicas é mencionada só Maria ou só Maria Madalena? gostaria de saber se há alguma diferença!

Lemos em Mateus 28:1, Maria Madalena e a outra Maria.

A outra Maria talvez fosse a tia de Jesus, veja em Mateus 27:56,61:
"Entre as quais estavam Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago e de José. E estavam ali Maria Madalena e a outra Maria, assentadas defronte do sepulcro."

Poderia ser também a esposa de Clopas, veja em João 19:25
"E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena."


FILHO DE NAÁS

Nome: Tereza Santana
Cidade: São Paulo / SP
Pergunta: Quem é o filho de Naás?

O filho de Naás, rei dos amonitas, chamava-se HANUM.
Hanum ordenou que os súditos do rei de Israel fossem presos, tivessem metade da barba cortada, bem como metade das roupas, e os despiu (leia 2 Samuel 10). Depois alugou carruagens e soldados por mil talentos de prata, para proteger-se do rei Davi e de Joabe.


BISAVÔ DE DAVI

Nome: Leandro
Cidade: São Paulo / SP
Pergunta:  Qual era o nome do bisavô de Davi?

O bisavô de Davi era Obede, veja em 1 Crônicas 2:12-15:
"E Boaz gerou a Obede, e Obede gerou a Jessé. E Jessé gerou a Eliabe, seu primogênito, e Abinadabe, o segundo, e Siméia, o terceiro. Natanael, o quarto, Radai, o quinto. Ozem, o sexto, Davi, o sétimo."


MEGUILOT

Nome: Mario Fazzani
Cidade: São Paulo / SP
Pergunta: De acordo com o livro de Esdras o que significa Meguilote e quais são os livros que fazem parte desta coletânea?

Meguilot significa rolos, e os livros que fazem parte dessa coletânea são:

Shir Hashirim (Cantares), que descreve o amor entre a donzela e seu Senhor, como metáfora para o amor entre D'us e o povo de Israel.

Rut (Rute), descreve a história de Rut hamoavit, um exemplo de uma convertida justa. É costume lê-lo em Shavuot.

Eichá (Lamentações), descreve a destruição do Bet Hamicdah (Templo Sagrado) e a devastação de Yerushalayim (Jerusalém). É costume lê-lo no dia 9 de Av.

Cohelet (Eclesiastes), uma coletânea de lições de ética e fé, escrita pelo Rei Salomão.

Ester (Ester), descreve a salvação dos judeus na Pérsia e o milagre de Purim. É mitsvá escutar sua leitura duas vezes na festa de Purim.


OS DISCÍPULOS ERAM BATIZADOS?

Nome: Zuilo Pedro
Cidade/Estado: Rio Grande / RS

Pergunta: Os doze discípulos que estavam na santa ceia com Jesus, eles já eram batizados?

Não temos registro do batismo dos apóstolos. No livro de Atos, lemos que o Espírito Santo desceu sobre eles quando estavam reunidos no cenáculo, depois da ressurreição de Cristo. 
Poderíamos considerar esse evento como o batismo dos apóstolos. Depois disso, os que se uniam aos discípulos de Cristo eram batizados: "Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos? E disse-lhes Pedro: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo" (Atos 2.37,38).

Lemos em Atos 9.18, a coNfirmação de que Paulo foi batizado, por Ananias. Embora chamado de "apóstolo", Paulo na verdade não foi um dos doze, mas se reuniu aos cristãos apenas depois da morte de Cristo e não estava presente no momento do Pentecostes, no Cenáculo.


A MULHER COM FLUXO DE SANGUE

PERGUNTAS & RESPOSTAS

Nome: Luiz Feitosa
Cidade: Diadema / SP

Pergunta: Quero saber a respeito da mulher do fluxo de sangue, se este fluxo é de nascença , ou do período que a mulher começa o processo  de menstruação , e qual seria a idade desta ,se já havia  doze anos com essa enfermidade.

A lei do puro e do impuro na época de Jesus.

Para o Judaísmo quem sofria com fluxo de sangue era considerado imundo. Não podia tocar, nas outras pessoas e nem ser tocado. Até mesmo objetos do uso do dia a dia, perdiam o valor se tocados por um doente com fluxo de sangue. O livro do levítico capítulo 15 fala da impureza física e de sua associação com a moral. A pessoa impura era excluída do convívio normal da sociedade até que se purificasse novamente. Pode-se imaginar a situação da mulher que a cada mês acontece à menstruação ou desta mulher que implora a cura de Jesus estando constantemente impura.

Seguindo a narrativa do milagre que os três sinóticos apresentam este detalhe a idade é omitido. Nos três evangelhos se lê uma mulher que sofria de fluxo de sangue havia 12 anos, poderíamos se quiséssemos até calcular uma idade, mas ficaria no estágio das hipóteses.

Conforme os princípios adotados pelos judeus naquela época quando a adolescente menstruava ela era considerada impura e tinha que ser colocada em um local separada de sua família e de toda convivência social, por que nada que ela toca-se ou se alguém a toca-se não seria mais puro, ali ela foi levada a um vale afastado de sua cidade onde fora Deixada por 5 a 6 dias para se purificar (a menstruação de uma mulher sem problemas de hormônios dura entorno de 5 a 6 dias), existem mulheres com problemas hormonais que não tem um ciclo menstrual normal, e quanto as despesas que fora gasto com essa enfermidade foi a sua família, pois o ciclo menstrual de uma adolescente começa entre 11 a 13 anos de idade, somado com o período que ela ficou com essa hemorragia deduz-se que aproximadamente ela teria entre 23 a 25 anos quando foi curada, se ela tinha apenas 11 ou 13 anos quando fora acometida desta hemorragia não teria como ela sozinha ser dona de algum patrimônio e sim através de seus pais.



MULHER QUE ACOLHEU INIMIGO E O MATOU

PERGUNTAS & RESPOSTAS

Nome: Rayanne
Cidade: São Paulo / SP
Pergunta: Mulher que acolheu o seu inimigo e depois matou.

Esta mulher era Jael. 

"E Jael saiu ao encontro de Sísera, e disse-lhe: Entra, senhor meu, entra aqui, não temas. Ele entrou na sua tenda, e ela o cobriu com uma coberta. Então ele lhe disse: Dá-me, peço-te, de beber um pouco de água, porque tenho sede. Então ela abriu um odre de leite, e deu-lhe de beber, e o cobriu. E ele lhe disse: Põe-te à porta da tenda; e há de ser que se alguém vier e te perguntar: Há aqui alguém? Responderás então: Não.
Então Jael, mulher de Héber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão de um martelo, e chegou-se mansamente a ele, e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra, estando ele, porém, num profundo sono, e já muito cansado; e assim morreu." (Juízes 4:18-21).

DÍZIMO

PERGUNTAS & RESPOSTAS

Nome: Adão Miguel
Cidade: Águas Claras – Taguatinga / DF
Pergunta: Fale-me sobre o dízimo.

A questão do dízimo gera dificuldade e resistência em muitos cristãos. Em muitas igrejas, o dízimo recebe excessiva ênfase. Ao mesmo tempo, muitos cristãos não se submetem à exortação bíblica em ofertar ao Senhor. O dízimo e as ofertas deveriam ser uma alegria, uma bênção. Mas raramente é o que acontece nas igrejas hoje, infelizmente.

Dar o dízimo é um conceito do Velho Testamento. O dízimo era exigido pela lei na qual todos os israelitas deveriam dar ao Tabernáculo/Templo 10% de todo o fruto de seu trabalho e de tudo o que criassem (Levítico 27:30; Números 18:26; Deuteronômio 14:22; 2 Crônicas 31:5; Malaquias 3:8-10). Alguns entendem o dízimo no Velho Testamento como um método de taxação destinado a prover pelas necessidades dos sacerdotes e Levitas do sistema sacrificial. O Novo Testamento, em nenhum lugar ordena, e nem mesmo recomenda que os cristãos se submetam a um sistema legalista de dizimar. Paulo afirma que os crentes devem separar uma parte de seus ganhos para sustentar a igreja (1 Coríntios 16:1-2).

O Novo Testamento, em lugar algum, determina certa porcentagem de ganhos que deva ser separada, mas apenas diz “conforme a sua prosperidade” (1 Coríntios 16:2). A igreja cristã basicamente tomou esta proporção (10%) do dízimo do Velho Testamento e a incorporou como um “mínimo recomendado” para o ofertar cristão. Entretanto, os cristãos não deveriam se sentir obrigados a se prender sempre à quantia de 10%. Deveriam sim dar de acordo com suas possibilidades, “conforme sua prosperidade”. Às vezes, isto significa dar mais do que 10%, às vezes, dar menos que 10%. Tudo depende das possibilidades do cristão e das necessidades da igreja. Cada cristão deve cuidadosamente orar e buscar a sabedoria vinda de Deus no tocante a sua participação com o dízimo e/ou a quanto deve dar (Tiago 1:5). “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria” (2 Coríntios 9:7).


Estimado Adão, sugiro a leitura do tema "Dízimo" neste blog.

DEUS SE ARREPENDE?

PERGUNTAS & RESPOSTAS

Nome: Adão Miguel
Cidade: Águas Claras – Taguatinga / DF
Pergunta: Por que Deus arrependeu-se de ter criado o homem se ele sabia que o homem ia cair. (Gn 6:6.)?

“O Senhor arrependeu-se”. É uma expressão que adapta os caminhos infinitos de Deus às mentes finitas dos homens. Deus não se arrepende como o homem, como se tivesse errado ou fosse fraco de mente para realizar seus propósitos. Quando Deus se arrepende, Ele altera, não seus propósitos eternos, mas o curso dos eventos que Ele anteriormente declarara, porque as orações ou a conduta alterada de seu povo alteram as condições sob as quais Ele fizera originalmente aquela declaração.

A princípio, quando Deus quis destruir o povo, Ele estava agindo consoante a sua justiça. No entanto, mediante a intercessão de Moisés, Deus condescendeu, para agir de acordo com a sua misericórdia. Por diversas vezes, Deus avisara ao povo que se eles mudassem os seus maus caminhos, Ele não os condenaria. Eles mudaram, e Deus cumpriu sua promessa.

Aqui está um dos incontáveis exemplos bíblicos a respeito da misericórdia de Deus. Embora mereçamos sua ira, Deus está disposto a nos perdoar e restaurar. Assim como Moisés, podemos interceder a Deus pelas pessoas e pedir que Ele nos use para levar-lhes a mensagem da sua misericórdia.

PARÁBOLA DA CANDEIA

PERGUNTAS & RESPOSTAS

Nome: Nelbe Saturno
Cidade: Vila Velha / ES

Pergunta:  Gostaria de entender o que Jesus quis dizer na Parábola da Candeia quando falou: Porque a qualquer que tiver lhe será dado e a qualquer que não tiver até o que parece ter lhe será tirado. Lucas 08 versículo 18.

Este versículo significa que somos responsáveis por utilizar corretamente aquilo que temos. Quando as pessoas rejeitam Jesus, sua insensibilidade sempre afasta ou torna inútil qualquer entendimento que possam ter, por menor que seja.

“Qualquer que tiver”, Isto é, quem deseja sinceramente a verdade.
“Até o que parece ter”, aquilo que julgar ter. Quem negligencia aumentar a pequena capacidade que tem para perceber a verdade perderá até essa pequena capacidade.

Aplicar a Palavra de Deus nos ajuda a crescer. Este é um princípio de crescimento na vida física, mental e espiritual. Por exemplo, um músculo, quando exercitado, ficará mais forte, mas se não for usado, ficará fraco e frouxo. Se você não se fortalece, certamente está enfraquecendo; é impossível permanecer na mesma condição.

A verdade declarada neste verso é explanada por Cristo em várias ocasiões, no início e no final de seu ministério.

Em Mateus 11.15, Cristo nos diz “Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça.” Exortação solene usada muitas vezes para enfatizar uma verdade importante que acabava de ser declarada.
“Por isso, lhes falo por parábolas, porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem; nem compreendem” (Mateus 13.15).


APÓSTOLO AMADO

PERGUNTAS & RESPOSTAS

Nome: Robert Tomaz
Cidade: Serra / ES
Pergunta: Qual apóstolo sempre mencionado, como aquele que Jesus amava que pergunta a Jesus quem vai traí-lo? João ou Lázaro (Apesar de não ser apóstolo)?

O ponto de partida de toda problemática está no fato que nenhum momento no evangelho de João é distinguido o discípulo amado com o seu próprio nome. Para o discípulo amado não aparece o nome do apóstolo João.

Nos últimos capítulos do Evangelho de João temos a presença de um personagem que não tem um nome específico, mas é chamado “o discípulo amado de Jesus”. Este personagem aparece nos momentos cruciais nos quais se realiza a ‘hora’ de Jesus, isto é, os acontecimentos ligados à sua paixão e à sua passagem deste mundo ao Pai. Por isso o encontramos em 13.23-25, durante a última ceia, quando deita a cabeça sobre o peito de Jesus e lhe pergunta quem é o discípulo que deve traí-lo. Em João 19.26,27 ele se encontra ao lado de Maria, embaixo da cruz, e Jesus lhe entrega a sua mãe. Em João 20.2-10 o discípulo amado se encontra com Pedro, quando Maria Madalena comunica que Jesus não está no sepulcro. Junto com Pedro corre para o sepulcro, chega primeiro, mas fica fora e só entra depois. Dele se diz que “viu e acreditou”.

Em João 21.7, quando Jesus ressuscitado aparece junto ao lago de Tiberiases enquanto os discípulos pescam, é ele que sugere a Pedro que se trata do Senhor. Em 21.20-23 segue Jesus e Pedro e sobre ele o Senhor diz que ficará até que Ele voltará.
Em 21.24 se diz que o discípulo amado é o discípulo que testemunhou os acontecimentos e que os escreveu. O seu testemunho era verdadeiro porque estava fisicamente presente, também embaixo da cruz e no sepulcro, quando viu e acreditou.

A tradição eclesial, a partir do II século, julga que o “discípulo amado” é João, o autor do quarto evangelho, filho de Zebedeu.
Os estudiosos procuraram verificar se a tradição tem razão e fizeram isso tentando identificar a identidade do personagem através da análise histórico-crítica. O resultado foi a aparição de diversas hipóteses.
Alguns, por exemplo, julgam que se trata de um artifício literário, ou seja, um símbolo do discípulo perfeito ou de um discípulo de caráter profético que acompanha o papel institucional de Pedro.
Talvez exista uma função simbólica, mas em 21.20-23 se fala da morte deste personagem. Isso significa que devia ser uma pessoa concreta, próximo a Pedro e Maria. Porém de quem se trata? A proximidade com Pedro e Maria corresponde ao retrato de João, apóstolo, conforme descrito pelos outros evangelistas.
Outros sugerem que seja Lázaro, irmão de Marta e Maria, ou João Marcos, autor do evangelho segundo Marcos, ou Matias e ainda outros.

Com certeza podemos afirmar que é uma figura importante na comunidade joanina, apresentada no Evangelho com características que sugerem que seja um modelo de discípulo e de fé, que não tem medo das provas (como teve Pedro) e ao qual está reservada a promessa da glória de Jesus, quando ele voltará.

O fato que o “discípulo amado” vai ‘ficar’ (21.20-23), significa que não morre, mas pode, por exemplo, querer dizer que ‘fica’ na comunidade, que, graças ao seu testemunho, gerou.

Portanto podemos, em hipótese, que este discípulo ideal, importante como Pedro, seja um personagem que fundou a comunidade joanina, que foi identificado com o apóstolo João.