' '

SETE COISAS QUE DEUS DETESTA

"Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos." (Provérbios 6:16-19).

Se nos pedissem exemplos de sete coisas que detestamos, talvez passaríamos longe do que é detestável a Deus, há no homem uma falta de conhecimento da vontade de Deus. Neste texto encontramos o que Deus detesta, e o que também devemos detestar e nos afastar continuamente.

1- Olhos Altivos: Deus detesta o olhar orgulhoso, olhar como quem domina o tempo e
estações, olhar de domínio como quem pode tudo, toda falta de humildade (Salmos 18:27; 1 Timóteo 6:17).

2- Língua Mentirosa: A mesma língua que louvamos a Deus, pode ser usada para amaldiçoar o próximo. Mentirosos, de canto em canto cochichando nos ouvidos venenos contra alguém (Provérbios 12:19).

3- Mãos que derramam sangue inocente: Toda forma de ódio contra alguém, toda violência praticada em atos e no coração.

4- Coração que trama projetos iníquos: É do coração que provem todo o mal, o assassino que tira a vida de outrem, concebeu antes o crime no coração. O que difama a mulher do próximo já arquitetou a maldade no coração. Cuidado com os sentimentos que se aninham no seu coração.           

5- Pés que se apressam a correr para o mal: Muitas vezes damos passos para arruinar a nossa própria vida, e muitos desses passos são para arruinar a vida de nosso próximo.  
Nunca leve informação de discórdia entre duas pessoas para terceiros.
Nunca escute estas informações negativas de uma pessoa sem escutar o que esta pessoa tem a dizer em sua defesa. “Não há ausente sem culpa, nem presente sem desculpa”.
Nunca diga que duas pessoas não se dão.  

6- Testemunha falsa que profere mentiras: Mais uma vez a mentira é destacada com algo que Deus detesta. A mentira vem do Diabo (João 8:44), devemos fugir dela e de toda sua aparência multiforme, a hipocrisia, as invenções, os aumentos, toda ficção mentirosa (Apocalipse 22:15; 1 Timóteo 4:2).

7- O que semeia contendas entre os irmãos: Seis coisas Deus aborrece, a sétima Ele abomina, é o separar o que Deus uniu através da morte de seu filho Jesus. Parece ser melhor a prostituta da esquina do que o semeador de intrigas.