Sem medo da morte


P
reciosa é aos olhos do Senhor a morte dos Seus santos”. (Salmos 116:15).
Ninguém nasceu para morrer. A morte é uma intrusa na experiência humana. Viemos a este mundo com vocação para a vida, e é por isso que nos revoltamos com a morte. Não aceitamos o paradoxo de viver morrendo, ou de morrer vivendo.

Banquete contínuo


T
odos os dias do aflito são maus, mas a alegria do coração é banquete contínuo. Prov. 15:15.
Aprendi vivendo, sofrendo e errando. Aprendi observando e ouvindo. Aprendi das lágrimas e dos sorrisos. Aprendi que a vida pode ser alegria ou tristeza, derrota ou vitória, vida ou morte. Depende da maneira como você reage às circunstâncias.

Estacas imaginárias


A
 minha alma está apegada ao pó; vivifica-me segundo a Tua Palavra”. (Salmos 119:25).
Você já viu um elefante de várias toneladas amarrado a uma estaca tão pequena que até uma criança poderia arrancar? Por estranho que pareça, esse quadro tem uma explicação. Os elefantes têm uma memória prodigiosa, mas não são muito

Levante-se


Ó
 preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? (Provérbios 6:9).
Certo dia, Jesus encontrou um paralítico. Pedia esmolas e ficava deitado perto do tanque de Betesda, esperando que alguém o ajudasse a entrar nas águas. Ao vê-lo, Jesus se compadeceu. O Senhor sempre se compadece das pessoas paralisadas

O Senhor dá sabedoria


P
orque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento”. (Provérbios 2:6).
Quando Jesus esteve na Terra, disse um dia: “Qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos Céus, dará boas coisas aos que Lhe pedirem?” Mateus 7:9-11.

Sábios ou néscios?


O
s néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição. (Provérbios. 1:32).
Um garoto de mais ou menos três anos de idade gritava desesperado dentro do avião, enquanto o pai tentava acalmá-lo.

O cetro dos ímpios


O
 cetro dos ímpios não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda a mão à iniquidade”. (Salmo 125:3)
“Cansei de ser bom”. Foi a explicação que o homem deu ao ser apanhado em flagrante delito. A notícia correu como uma bomba na fábrica, porque ele era um empregado considerado modelo entre os quase 500 trabalhadores da empresa.

A arte de viver


E
ntão, me invocarão, mas eu não responderei; procurar-me-ão, porém não me hão de achar”. (Provérbios 1:28)
O livro de Provérbios é o convite divino para viver uma vida sábia. Sabedoria não é, como muitos imaginam, uma forma avançada de conhecimento. Quando eu era garoto, admirava muito um professor a quem os alunos consideravam sábio. Olhávamos

Julgamento e Compaixão


P
ois o Senhor julga ao seu povo e se compadece dos seus servos” (Salmo 135:14).
“Eu só quero justiça”, reclamava o homem acusado. “Não existem provas contra mim, exijo justiça.”