' '

VOCÊ CONHECE JESUS?


verbo conhecer tem diferentes significados em nossa rica língua portuguesa. E os dicionários apresentam diferentes acepções da palavra. Veja, por exemplo, o sentido empregado pelo Dicionário Novo Aurélio: Conhecer: Ter noção ou conhecimento de; saber; ser muito versado em; travar conhecimento com; ter relações ou convivência com; ter conhecimento de causa ou ter experimentado; distinguir, reconhecer; apreciar, julgar, avaliar.
Posto isto, vemos também que a Bíblia emprega bastante o verbo conhecer, em seus diferentes significados. No versículo a seguir, Jesus usou o verbo conhecer no sentido de travar conhecimento, ter conhecimento de causa, mas também no sentido de distinguir. Leia o que diz a Bíblia :


“Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido? Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-me o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai e que o Pai está em mim?” (João 14:8-10).
Com base na definição do dicionário, podemos dizer que conhecemos Jesus? Você pode dizer que conhece Jesus? Ou será que numa conversa íntima, Ele também não nos diria o que disse a Filipe: “Você não me conhece mesmo depois de eu ter estado com você durante tanto tempo?” Como podemos saber se realmente conhecemos Jesus? Vamos fazer um rápido diagnóstico?
1. O Propósito de Deus
Dar a você a sua paz e uma vida feliz
Para dizer que conhece Jesus, a primeira certeza que você precisa ter é que Deus o ama e quer que você o conheça de forma plena, e que estabeleça com Ele maior e mais íntimo relacionamento, para que possa lhe conceder a sua paz e o poder para viver uma vida feliz 
e produtiva, visto que Deus elaborou um plano sob medida para você. Sim! Deus nos projetou para dar certo! Ele não erra.

Ao conectar-se com Deus, você passa ter a certeza da vitória sobre os problemas e desencantos da vida, pela convicção de que Deus está no controle de todas as coisas e que Ele nos conduzirá de vitória em vitória. A sensação que temos é como se fôssemos participar de um jogo, onde já soubéssemos que seríamos o vencedor. É como ler um livro de trás pra frente, porque já sabemos o final da história: “E assim viveram felizes para sempre”.
Diz a Bíblia: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” (Romanos 8:37).
Foi Deus quem tomou a iniciativa de nos amar. Ele deu o primeiro passo; Ele nos amou primeiro e nos escolheu:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
“Amemos a Deus porque ele nos amou primeiro” (1 João 4:19).
“Vós não me escolhestes a mim, eu vos escolhi a vós e vos destinei para irdes dar fruto; e para que o vosso fruto permaneça e tudo que pedirdes ao Pai em meu nome ele vo-lo dê” (João 15:16).
“Justificados, pois, pela fé temos a paz com Deus, por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por ele é que em virtude da fé chegamos à graça em que nos mantemos e gloriamos na esperança da glória de Deus” (Romanos 5:1,2).
O próprio Jesus disse a respeito de sua missão nesta terra: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (João 10:9-11).
O plano perfeito de Deus é que nós tenhamos uma vida de paz, de alegria e de justiça; uma vida vitoriosa e feliz. Essa vida plena pode ser realidade para você, hoje mesmo, agora mesmo!


Pergunta: Porque existe tantas pessoas com dores na alma, triste, deprimida, desiludida, com medo e cheia de culpa e de ira?
2. O Problema do ser humano
A separação de Deus
A frustração do homem é causada pelo pecado e a consequente separação de Deus.
É que Deus nos criou à sua imagem e semelhança para que tenhamos uma vida de comunhão e relacionamento com Ele. Ele não nos fez robôs, que automaticamente o amariam e obedeceriam a Ele. Ele nos deu o livre-arbítrio – a voluntariedade e a liberdade de escolha. Todavia, desde o princípio, pela desobediência dos primeiros seres humanos

(Adão e Eva), também temos escolhido desobedecer a Deus e seguir a nossa própria intuição e maneira de pensar.

A verdade é que ainda hoje nós assim decidimos e escolhemos e, na maioria das vezes, nossas decisões resultam em separação de Deus. Eis a razão porque “o homem tem no coração um vazio do tamanho de Deus”.
“Eis porque sua fé foi creditada como justiça. Ora, não apenas para ele é que está escrito que a fé lhe foi creditada como justiça. Também para nós, pois a nossa fé nos deve ser creditada igualmente, para nós, que cremos naquele que ressuscitou Nosso Senhor Jesus dos mortos, entregue por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação” (Romanos 3:22-24).
“Pois o salário do pecado é a morte, enquanto a graça de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, Nosso Senhor” (Romanos 6:23).
Quando desobedecemos a Deus – e muitas vezes o fazemos por ações e omissões – o resultado é ficar separado Dele, de maneira que nossos maiores esforços e nossas boas obras jamais poderão unir-nos ao Pai; sequer são credenciais para que Ele nos ouça e atenda às nossas orações.
A História demonstra que, ao longo dos séculos, muitas pessoas têm procurado alcançar Deus por seus próprios méritos e esforços. No entanto, ninguém teve efetivo êxito nesse intento. E isso decorre de dois fatores básicos: de um lado, a falibilidade humana; do outro, a Providência divina.
“Foi por isso que o pecado entrou no mundo como por um só homem e, pelo pecado, morte, e assim a morte transmitiu-se a todos os homens naquele em quem pecaram. Assim como pela desobediência de um todos se fizeram pecadores, assim também pela obediência de um todos se tornarão justos” (Romanos 5:12,19).
Realmente, existe uma única maneira para se chegar a Deus e com Ele estabelecer comunhão e relacionamento de amizade íntima e eficaz.
3. A Solução de Deus para o ser humano
A cruz de Cristo
Jesus Cristo é a única resposta para o dilema do distanciamento e da separação entre o homem e seu Criador. Verdadeiramente, Jesus é o único que pode nos levar a Deus. Para isso, Ele morreu na cruz, pagando o castigo por nossos pecados e removendo, com seu sangue inocente, a parede de separação que existia entre Deus e o ser humano, por causa do pecado humano. Jesus ressuscitou ao terceiro dia, subiu ao céu e assentou-se à mão direita do Pai. É nessa posição de exaltação e glorificação que Jesus intercede por nós, na condição de salvador, de defensor e de amigo.

 “Porque um é Deus, um também o mediador entre Deus e os homens, um homem: Cristo Jesus” (1 Timóteo 2:5).
“Pois também Cristo morreu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para vos conduzir a Deus. Sofreu a morte em sua carne, mas voltou à vida pelo Espírito” (1 Pedro 3:18).
“Mas Deus prova o seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, quando éramos ainda pecadores” (Romanos 5:8).
Deus, em seu infinito amor, tornou possível que voltássemos a nos relacionar com Ele, porém, Ele o fez por uma única e insubstituível forma: por intermédio de seu filho Jesus. Cabe a nós dizer “sim” ao convite do Pai. A decisão de aceitá-lo ou de rejeitá-lo é de nossa única e individual responsabilidade.
4. Nossa resposta para Deus
Entregar-se a Jesus Cristo
Do lado humano, a tarefa é simples: Confiar que Jesus Cristo é o filho de Deus; que Ele perdoa os nossos pecados pela sua morte na cruz. Determinar-se a segui-lo, e obedecê-lo por toda a vida. O propósito de seguir a Jesus sempre é nosso, porém, a força para realizar esse propósito vem diretamente do Espírito Santo, que também nos ajuda em nossas fraquezas.

“Também o Espírito vem em auxílio de nossa fraqueza porque não sabemos pedir o que nos convém. O próprio Espírito é que advoga por nós com gemidos inefáveis” (Romanos 8:26).
“Porque Deus quem, segundo seu benévolo desígnio, realiza em vós o querer e o fazer” (Filipenses 2:13).
Embora aceitar a Cristo não seja um bilhete de seguro contra os problemas da vida, pois o próprio Cristo disse que “no mundo teríamos aflições”, todavia, pode haver lutas, mas o Senhor Jesus disse que estaria conosco em toda e qualquer situação e que nos faria mais do que vencedores: “E eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo” (Mateus 28:20).
Dessa forma, podemos conhecer a Deus, relacionarmo-nos com Ele e, em decorrência, encontrar a verdadeira paz. Tudo por intermédio de seu filho Jesus.
A Bíblia diz a respeito de entregar-se a Cristo: “Portanto, se com tua boca confessares o Senhor Jesus e com teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. É crendo de coração que se obtém a justiça e é confessando com palavras que se chega à salvação” (Romanos 10:9-10).
Se você ainda não fez a sua decisão e deseja abrir a porta de seu coração para Jesus, deve fazê-lo agora mesmo.
“Porquanto se diz: se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais vossos corações como na rebelião” (Hebreus 3:15).
Há alguma razão pela qual você não pode entregar sua vida para Jesus Cristo agora mesmo?
Como entregar sua vida a Cristo
1. Admita ser pecador e que necessita de perdão de Deus, pois você não poderá alcançar a salvação por obras e méritos próprios;
2. Creia que Jesus Cristo é o filho de Deus; que Ele morreu na cruz por você; que Ele ressuscitou ao terceiro dia e venceu a morte; e que Ele está vivo para todo o sempre. Amém.
3. Por meio de uma oração, confesse sua fé em Cristo. Aceite a Jesus como o seu Salvador e o seu Senhor e comprometa-se com Ele.
Fonte: Assembleia de Deus Online