NÃO PUDE ESPERAR

Em Gênesis 15, Deus havia revelado a Abrão sua gloriosa promessa de dar-lhe um filho e que ele se tornaria uma grande e poderosa nação. Abrão e Sara, entretanto, decidiram que o plano de Deus demorava muito a ser posto em prática e agiram por conta própria. Abrão teve então um filho com uma serva de Sara, Agar.

“Ora Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar. E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã. E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos. Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o SENHOR julgue entre mim e ti. E disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está na tua mão; faze-lhe o que bom é aos teus olhos. E afligiu-a Sarai, e ela fugiu de sua face” (Gênesis 16.1-6).

A decisão deles mostra falta de confiança e desobediência. Embora não o dissessem, a desculpa para as suas atitudes foi na verdade esta: “O plano de Deus estava demorando muito, não pudemos esperar!”

Quantas vezes deixamos de esperar pelo caminho e tempo de Deus! Nem sempre Ele nos dá o que desejamos na hora em que desejamos, mas sempre nos dá o que promete no tempo dele!

Você fica às vezes impaciente e age por conta própria? A ideia de esperar por Deus é difícil para você? Você está vivendo alguma situação em que esperar por Deus está provando a sua paciência? A Bíblia contém muito encorajamento para nós com relação a esperar que Deus cumpra as suas promessas:

“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão” (Isaías 40.28-31).

A RESPONSABILIDADE NÃO É MINHA

A história de Caim e Abel é trágica. O primeiro relacionamento fraternal registrado na Bíblia não terminou em confiança e companheirismo, mas em assassinato. É também trágica por causa da desculpa inconsistente usada por Caim na tentativa de ocultar e justificar o seu pecado.

“E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra” (Gênesis 4.9-12).

Quando Deus o confrontou sobre o paradeiro de Abel, Caim respondeu: “Não sei; sou eu guardador do meu irmão?” A verdade, no entanto, é que o paradeiro e bem-estar de Abel eram responsabilidade de Caim assim como nós, em última instância, somos responsáveis
uns pelos outros. A desculpa de Caim revela sua atitude pecaminosa; ele não considerava a vida de Abel tão importante quanto a sua e, portanto, não sentiu remorsos por tê-la tirado a sangue-frio.
Você tem dificuldades para lidar com a sua ira?

“Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo” (Efésios 4.31,32).

ORIENTAÇÃO

Lembra-se daquele jogo infantil ponha a cauda no burro? Uma venda é colocada em seus olhos e rodam você até ficar tonto e confuso, tendo depois de descobrir o caminho para o alvo. Vozes ficam gritando ao seu redor: “Vá para a direita!”, “Não, vá para a esquerda!”, “Está aqui!”. Como saber qual voz seguir? Como saber quem está falando a verdade e quem apenas o engana?


“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”
(Salmos 119.105).

A vida é meio parecida com esse jogo, só que bem mais complicada e com um risco muito maior. O salmista nos lembra aqui que, num mundo complexo, a palavra de Deus é uma
lâmpada que nos mostra claramente o caminho a seguir. Podemos confiar na Bíblia porque ela é inspirada por Deus, por meio do Espírito Santo, e Deus é verdadeiro. Se confiarmos na Palavra de Deus para guiar-nos, não ficaremos decepcionados.



“O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; é um escudo para todos os que nele confiam” (Salmos 18.30).

“Assim diz o SENHOR: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele” (Jeremias 6.16).

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar”
(Hebreus 4.12,13).


FELICIDADE

O que é a verdadeira felicidade e como encontrá-la? Alguns procuram a felicidade nos bens materiais. Outros pensam que a fama os fará felizes. Outros ainda buscam a felicidade nas drogas ou na bebida. Mas qual é a verdadeira fonte da felicidade?
A Bíblia ensina que a verdadeira felicidade é encontrada apenas num relacionamento de obediência a Deus. Embora a maioria das pessoas pareça supor que a obediência a Deus não passa de trabalho e tédio, a realidade não é absolutamente essa. Deus é bom, amoroso e pleno de alegria (Isaías 53; Sofonias 3.17; Lucas 18.19). 

Ele criou cada um de nós para experimentar a sua plenitude de alegria. Ele sabe que o caminho para a verdadeira felicidade é a integridade. A integridade pessoal produz o tipo de vida reta que, por sua vez, promove relacionamentos sadios com Deus e com outros.



 “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.) Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.) Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão. Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento. (Selá.) Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti. O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no SENHOR a misericórdia o cercará. Alegrai-vos no SENHOR, e regozijai-vos, vós os justos; e cantai alegremente, todos vós que sois retos de coração” (Salmos 32).

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória” (Efésios 1.3-14).


Assuntos Relacionados:
Sucesso
Alegria




A BOA REPUTAÇÃO

A sua reputação poderia ser definida como o que as pessoas dizem a seu respeito quando você sai da sala. Embora a nossa reputação possa ser ocasional e temporariamente manchada por uma mentira ou boato, a boa reputação é construída com o tempo, mediante um caráter firme e confiável.

“Vedes aqui vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o SENHOR meu Deus; para que assim façais no meio da terra a qual ides a herdar. Guardai-os pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Este grande povo é nação sábia e entendida. Pois, que nação há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o SENHOR nosso Deus, todas as vezes que o invocamos? E que nação há tão grande, que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje ponho perante vós?” (Deuteronômio 4.5-8).

Enquanto buscamos servir e obedecer a Deus como o nosso comportamento e decisões, um subproduto da vida correta é a boa reputação. Para o cristão, essa qualidade é também reflexo do caráter e da natureza de Cristo, pois afirmamos que Ele vive em nosso coração. Quando nosso caráter reflete constantemente o de Cristo, até os inimigos irão respeitar-nos e ver sua presença em nossa vida.

“Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro. Não te precipites em litigar, para que depois, ao fim, fiques sem ação, quando teu próximo te puser em apuros. Pleiteia a tua causa com o teu próximo, e não reveles o problema a outrem, para que não te desonre o que o ouvir, e a tua infâmia não se aparte de ti” (Provérbios 22.1; 25.8-10).

“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5.9).


SEXO ABENÇOADO

Quase todas as pessoas que nunca leram a Bíblia pensam que ela é contra o sexo. Elas imaginam Deus como sendo o grande recatado do céu, apontando o dedo em julgamento para quem quer que tenha sentimentos sexuais ou considere o sexo como agradável.
Cântico dos cânticos, que é de Salomão. Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho. Suave é o aroma dos teus unguentos; como o unguento derramado é o teu nome; por isso as virgens te amam. Leva-me tu; correremos após ti. O rei me introduziu nas suas câmaras; em ti nos regozijaremos e nos alegraremos; do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho; os retos te amam. Eu sou morena, porém formosa, ó filhas de Jerusalém, como as tendas de Quedar, como as cortinas de Salomão. Não olheis para o eu ser morena; porque o sol resplandeceu sobre mim. Formosas são as tuas faces entre os teus enfeites, o teu pescoço com os colares. Enfeites de ouro te faremos, com incrustações de prata. Enquanto o rei está assentado à sua mesa, o meu nardo exala o seu perfume. O meu amado é para mim como um ramalhete de mirra, posto entre os meus seios. Como um ramalhete de hena nas vinhas de En-Gedi é para mim o meu amado. Eis que és formosa, ó meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas. Eis que és formoso, ó amado meu, e também amável; o nosso leito é verde. As traves da nossa casa são de cedro, as nossas varandas de cipreste” (Cânticos 1).

Um olhar para o Cântico dos Cânticos nos dá conta que isto está longe da verdade. O sexo foi ideia de Deus em primeiro lugar – Ele inventou o sexo! Deus não quer eliminar o sexo de nossa vida. Em vez disso quer mostrar-nos como podemos gozar o máximo de benefícios de um relacionamento sexual.

O problema com a abordagem do mundo à sexualidade é que o sexo foi reduzido a uma técnica física, despida de seu conteúdo emocional e espiritual. Quando separado do compromisso vitalício do casamento, o sexo se torna uma experiência lasciva superficial e egoísta que suscita emoções temporárias, assim como sofrimento duradouro e solidão.

Quando, porém, consideramos o sexo tão seriamente como Deus o faz, quando compreendemos que ele é poderoso e agradável ao ser combinado com um profundo compromisso espiritual e emocional e com intimidade, experimentamos todo o amor, prazer, segurança e paz pretendidos por Deus. Se ouvimos  a Deus nesta questão, descobriremos que o sexo é mais satisfatório quando reservado para uma vida de intimidade no casamento.

“Bebe água da tua fonte, e das correntes do teu poço. Derramar-se-iam as tuas fontes por fora, e pelas ruas os ribeiros de águas? Sejam para ti só, e não para os estranhos contigo. Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente. E porque, filho meu, te deixarias atrair por outra mulher, e te abraçarias ao peito de uma estranha? Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR, e ele pesa todas as suas veredas. Quanto ao ímpio, as suas iniqüidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido. Ele morrerá, porque desavisadamente andou, e pelo excesso da sua loucura se perderá”
(Provérbios 5.15-23).

“Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida, para te guardarem da mulher vil, e das lisonjas da estranha. Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te prendas aos seus olhos. Porque por causa duma prostituta se chega a pedir um bocado de pão; e a adúltera anda à caça da alma preciosa. Porventura tomará alguém fogo no seu seio, sem que suas vestes se queimem? Ou andará alguém sobre brasas, sem que se queimem os seus pés? Assim ficará o que entrar à mulher do seu próximo; não será inocente todo aquele que a tocar. Não se injuria o ladrão, quando furta para saciar-se, tendo fome; e  se for achado pagará o tanto sete vezes; terá de dar todos os bens da sua casa. Assim, o que adultera com uma mulher é falto de entendimento; aquele que faz isso destrói a sua alma. Achará castigo e vilipêndio, e o seu opróbrio nunca se apagará. Porque os ciúmes enfurecerão o marido; de maneira nenhuma perdoará no dia da vingança. Não aceitará nenhum resgate, nem se conformará por mais que aumentes os presentes” (Provérbios 6.23-35).

“Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos” (Efésios 5.3).

“Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará” (Hebreus 13.4).

SUCESSO

A obediência a Deus proporciona riquezas? O fato de tornar-se cristão garante o sucesso? Alguns ensinam que Deus quer que cada um de nós goze de bens materiais e que, se tivermos fé suficiente, nossos sonhos financeiros se realizarão. Outros parecem supor que a decisão de seguir a Deus significa dedicar-se à pobreza ou, pelo menos, a uma vida muito modesta. Qual é a verdade?

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá” (Salmos 1).


Este salmo sugere que devemos começar com uma definição cuidadosa do sucesso. Segundo a definição de Deus, vemos que o verdadeiro sucesso surge ao sermos plantados na vontade de Deus. Se nos dedicarmos a fazer tudo o que o Senhor quer, seremos verdadeiramente prósperos e bem-sucedidos. Embora a escolha do caminho de Deus não seja uma fórmula mágica para o sucesso material, isso nos leva a uma vida de integridade e sabedoria; o que, por sua vez, nos impede de cometer erros insensatos (Provérbios 22.1-4).

Quando confiamos em Deus para moldar nosso caráter, decisões e prioridades, descobrimos que Ele encherá nossa vida de bênçãos muito maiores do que as coisas materiais. Ele nos dará a verdadeira prosperidade. Isto é sucesso.

“E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus; bendito serás na cidade, e bendito serás no campo. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. Bendito o teu cesto e a tua amassadeira. Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres. O SENHOR entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença. O SENHOR mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR teu Deus. O SENHOR te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR teu Deus, e andares nos seus caminhos. E todos os povos da terra verão que é invocado sobre ti o nome do SENHOR, e terão temor de ti. E o SENHOR te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o SENHOR jurou a teus pais te dar. O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado. E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir. E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, andando após outros deuses, para os servires” (Deuteronômio 28.1-14).

“Louvai ao SENHOR. Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer. A sua semente será poderosa na terra; a geração dos retos será abençoada” (Salmos 112.1,2).

“Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro. O rico e o pobre se encontram; a todos o SENHOR os fez. O prudente prevê o mal, e esconde-se; mas os simples passam e acabam pagando. O galardão da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, honra e vida” (Provérbios 22.1-4).

“Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda. Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam” (Isaías 58.8-11).


Assuntos Relacionados:
Alegria
Felicidade


ALEGRIA

Alguns olham para a Bíblia, com os seus Dez Mandamentos e ensinos sobre o pecado e a pureza, e concluem que Deus é um desmancha-prazeres cósmico. Supõem que os limites de Deus sobre o nosso comportamento e relacionamentos são barreiras que impedem a nossa diversão. Nada poderia estar mais longe da verdade!

“Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.) Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.) Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão. Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento. (Selá.) Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti. O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no SENHOR a misericórdia o cercará. Alegrai-vos no SENHOR, e regozijai-vos, vós os justos; e cantai alegremente, todos vós que sois retos de coração” (Salmos 32).

Este salmo dá uma idéia muito clara da fonte da verdadeira alegria. O rei Davi descobriu que ele não alegrava em realizar todos os seus desejos. Em vez disso, sente-se infeliz quando pecava e recusava-se a confessar o seu pecado. Davi só experimentava alegria quando tinha a consciência limpa. Depois de confessar seu pecado a Deus e ser purificado da culpa, ele, então, recuperava a alegria.

O exemplo de Davi mostra que a alegria provém de uma consciência limpa e de um relacionamento reto com Deus. A única maneira de ser verdadeiramente feliz e alegre é ter comunhão com o Senhor, o que só é possível quando nossa consciência está limpa e experimentamos o seu perdão. Se confessarmos os nossos pecados, Deus irá perdoá-los e purificar-nos (João 1.8,9).

“Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo. A luz semeia-se para o justo, e a alegria para os retos de coração” (Salmos 65.4; 97.11).

“No coração dos que maquinam o mal há engano, mas os que aconselham a paz têm alegria” (Provérbios 12.20).

“Porque ao homem que é bom diante dele, dá Deus sabedoria e conhecimento e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte, e amontoe, para dá-lo ao que é bom perante Deus. Também isto é vaidade e aflição de espírito” (Eclesiastes 2.26).

“Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR Deus dos Exércitos” (Jeremias 15.16).

“E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mateus 25.21).
Assuntos Relacionados:

A PRESENÇA DE DEUS

Ouvimos com frequência as pessoas referindo-se aos bons amigos como estando sempre por perto. Todavia, sabemos que ninguém, nem mesmo o melhor amigo ou vizinho, pode estar sempre disponível para nós. Mais cedo ou mais tarde eles saem de férias, ficam presos no trânsito ou simplesmente encontram outro amigo!
“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros” (Gálatas 5.22-26).

A Bíblia promete que Deus estará sempre conosco. Como? Quando uma pessoa confessa seu pecado, recebe o perdão de Deus por meio de Cristo e rende sua vida à soberania dele (em resumo, quando alguém se torna cristão), o Espírito Santo entra na vida desse indivíduo e passa a residir nele. Isto significa que podemos ter absoluta confiança que Deus está sempre conosco, aconteça o que acontecer, porque ele vive na pessoa do Espírito Santo.

A presença de Deus em nossa vida também produz bom fruto. Não temos de lutar sozinhos, com a nossa própria força de caráter, para nos tornarmos pessoas boas e amorosas. Em vez disso, quando nos submetemos ao Espírito de Deus, Ele nos transforma em pessoas novas. Ele faz surgir, pelo seu Espírito, todo o tipo de coisas boas em nossa vida, tornando-nos novas criaturas em Cristo Jesus.

“O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança. Bem-aventurado o povo que conhece o som alegre; andará, ó SENHOR, na luz da tua face”
(Salmos 25.14; 89.15).

“Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco”
(Mateus 1.23).

Aborto

 
Se você estiver trabalhando em um artigo ou projeto artístico e cometer um erro, pode amassar o papel, atirá-lo longe e começar de novo. Sem problemas. Mas e se o projeto for uma criança por nascer?
Embora seja uma questão complexa, o aborto na verdade é descartar uma vida humana por causa de um erro. O aborto pode ser considerado uma solução aceitável para o problema?

“Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as

A vontade de Deus

 
Qual a faculdade devo escolher? Que profissão é a melhor para mim? Com quem vou me casar? Quando pensamos na vontade de Deus, essas são as perguntas a que estamos tentando responder. Embora essas questões pessoais sejam muito importantes, algumas vezes nos fazem esquecer de um aspecto ainda mais importante da vontade de Deus para a nossa vida.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12.1,2).

A língua

Todos provavelmente já ouvimos o provérbio do jardim da infância, “Pauladas e pedradas podem quebrar meus osso, mas palavras nunca vão ferir-me”. As palavras, no entanto, ferem. Palavras iradas ou sarcásticas podem ferir mais profundamente que pedras ou paus, e palavras impensadas podem destruir uma amizade.

“Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de

A estratégia de Deus

 
Quando as grandes empresas querem vender seus produtos ou serviços no exterior, estudam o mercado e preparam uma campanha publicitária bem feita para garantir o sucesso.
Quando Deus quis que o mundo conhecesse a mensagem do seu amor, Ele enviou apenas seu Filho e as poucas pessoas que Jesus treinou como discípulos. Todavia a estratégia de Deus tem tido sucesso muito maior do que qualquer outra estratégia de marketing. Qual a diferença?

“E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o

CURIOSIDADES

Quem foi o primeiro bígamo citado na Bíblia e quais eram os nomes das esposas?
Lameque.
Ada e Zilá. 

"E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá." 
Gênesis 4:19

Quem foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado?
Jabal. 

"E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado." 
Gênesis 4:20

Quem foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta?
Jubal. Gênesis 4.21.
"E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão."
Gênesis 4:21

Quem era rei e sacerdote ao mesmo tempo?
Melquisedeque.

"E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo."
Gênesis 14:18

Qual são as únicas mulheres cuja idade é mencionada na Bíblia?
Sara  e a profetisa Ana.

"E FOI a vida de Sara cento e vinte e sete anos; estes foram os anos da vida de Sara."
Gênesis 23:1

"E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade; E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia."

Lucas 2:36-37

Quais os nomes dos filhos de Abraão?
Zinrá, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque, Sua (filhos de Quetura),
Isaque (filho de Sara) e
Ismael (filho de Hagar). 
Gênesis 25.2,9.

Qual a mãe que recebeu um salário para criar o seu próprio filho?

VOCÊ SABIA?

Que o Salmo 119 tem, em hebraico, 22 seções de oito versículos. Cada uma das seções inicia com uma letra do alfabeto hebraico, de 22 letras. Dentro das seções, cada versículo inicia com a letra da seção?

Que no livro Lamentação de Jeremias, os capítulos 1, 2 e 4 têm versículos em número de 22 cada, compreendendo as letras do alfabeto hebraico? O capítulo 3 tem 66 versículos, levando cada três deles, em hebraico, a mesma letra do alfabeto?

Que a menor Bíblia existente foi impressa na Inglaterra e pesa somente 20 gramas? Este fabuloso exemplar da Bíblia mede 4,5 cm de comprimento, 3 cm de largura e 2 cm de espessura. Apesar de ser tão pequenina, contém 878 páginas, possui uma séria de gravuras ilustrativas e pode ser lida com o auxílio de uma lente.

Que a maior Bíblia que se conhece, contém 8.048 páginas, pesa 547 quilos e tem 2,5 metros de espessura? Foi confeccionada por um marceneiro de Los Angeles, durante dois anos de trabalho ininterrupto. Cada página é uma delgada tábua de 1 metro de altura, em cuja superfície estão gravados os textos.

Que a Bíblia contém 31.000 versículos e 1.189 capítulos? Para sua leitura completa, são necessárias 49 horas, a saber, 38 horas para a leitura do Velho Testamento e 11 horas para a do Novo Testamento? Se você deseja lê-la em 1 ano, deve ler apenas 4 capítulos por dia.

Que das 2.000 línguas e dialetos falados no mundo, cerca de 1.200 já possuem a Bíblia ou textos bíblicos traduzidos?

Que o nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.? Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.?

ONDE ESTÁ ESCRITO NA BÍBLIA O NOME DOS TRÊS REIS MAGOS?

Os três reis magos ou simplesmente magos, são personagens que visitaram Jesus após seu nascimento (Evangelho de Mateus). A Escritura diz uns magos, que não seriam, portanto, reis nem necessariamente três e, sim, talvez, sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia ou conselheiros. Como não diz quantos eram, diz-se três pela quantia dos presentes oferecidos.

"E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo" (Mateus 2.1,2).


Talvez fossem astrólogos ou astrônomos, pois, segundo consta, viram uma estrela e foram, por isso, até a região onde nascera Jesus. Assim os magos sabendo que se tratava do nascimento de um rei, foram ao palácio do cruel rei Herodes em Jerusalém na Judéia. Perguntaram eles ao rei sobre a criança. Este disse nada saber. Herodes alarmou-se e sentiu-se ameaçado, e pediu aos magos que, se o encontrassem, falassem a ele, pois iria adorá-lo também, embora suas intenções fossem a de matá-lo.

"E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra" (Mateus 2.11).

U - V - Z

Nome de uma pessoa a quem as palavras de Agur são dirigidas (Provérbios 30:1).


UNI
1.Um levita que voltou do cativeiro com Zorobabel (Neemias 12:9).

2.Um levita que Davi nomeou para que tomasse parte na cerimônia em que se traria a arca da casa de Obede-Edom para Jerusalém, devendo ele, nessa altura, tocar saltério (1 Crônicas 15:18, 20).

URIAS

1.Um dos sacerdotes que se manteve à direita de Esdras, quando este, sobre um púlpito de madeira, leu e expôs a lei (Neemias 8:4).

2.Um profeta de Quiriate-Jearim, que viveu durante o reinado de Joaquim, rei de Judá (Jeremias 26:20-23). Fugiu para o Egito para escapar à crueldade do rei mas, sendo trazido de volta, foi decapitado e o seu corpo lançado “na sepultura dos filhos do povo.”

3.Sumo-sacerdote no tempo de Acaz (2 Reis 16:10-16), por ordem de quem ele construiu um altar idólatra, à semelhança de um outro que o rei tinha visto em Damasco e que deveria ser estabelecido no lugar do altar de bronze.

4.Pai de Meremote, mencionado em Esdras 8:33.

5.Um heteu, marido de Bateseba, a quem Davi primeiro seduziu e com quem casou depois da morte de Urias. Era um dos “homens valentes” de Davi. A triste história sobre as cruéis injustiças que, por Davi, lhe foram infligidas, assim com a história da sua morte deplorável é-nos relatada nos registros sagrados (2 Samuel 11:2-12:26).

6.Um sacerdote da casa de Acaz (Isaías 8:2).

T

Filho de Naor, o irmão de Abraão (Gênesis 22:24).

TABAOTE

“Os filhos de Tabaote” regressaram do cativeiro (Esdras 2:43).

TABEAL

O pai de alguém a quem os reis da Síria e de Samaria tentaram, em vão, colocar no trono de Acaz (Isaías 7:6).

TABEEL

Um governador persa de Samaria, que se juntou a outros, na tentativa de impedirem a reconstrução de Jerusalém (Esdras 4:7).

TABITA

Uma discípula de Jope. Distinguiu-se pelas esmolas e boas obras que fazia. Pedro, que se encontrava em Lídia, foi chamado por ocasião da sua morte. Orou por ela e disse: “Tabita, levanta-te”. Ela abriu os olhos e sentou-se; e Pedro, “dando-lhe a mão, a levantou; e chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva” (Atos 9:36-43).

TABRIMOM

Pai de Bene-Hadade, rei da Síria (1 Reis 15:18).

S

S

SAAGAZ

O eunuco-chefe da segunda casa das mulheres do rei Assuero (Ester 2:14).

SABETAI

Um levita que ajudou, ao expor-se a lei e investigou os casamentos ilegais dos judeus (Esdras 10:15; Neemias 8:7; 11:16).

SABEUS

Descendentes de Seba (Gênesis 10:7); africanos (Isaías 43:3). Eram “homens de alta estatura” e mercadores (Isaías 45:14). Foi predita a sua conversão ao Senhor (Salmos 72:10). Esta palavra, em Ezequiel 23:42, foi traduzida por “beberrões”. Outra tribo, aparentemente dada à guerra, é mencionada em Jb 1:15.

SABTÁ

Terceiro filho de Cusi (Gênesis 10:7; 1 Crônicas 1:9).

SABTECÁ

Quinto filho de Cusi (Gênesis 10:7).

SACAR

1.Filho de Obede-Edom, o gitita e um porteiro do templo (1 Crônicas 26:4).

2.Um dos valentes de Davi (1 Crônicas 11:35); também chamado Sarar (2 Samuel 23:33).

SACUR (OU ZACUR)

1.Um levita (Neemias 10:12).

2.Filho de Matanias (Neemias 13:13).

3.Pai de Samua, que foi um dos espias enviados por Moisés (Números 13:4).

4.Um levita merarita (1 Crônicas 24:27).

5.Filho de Inri (Neemias 3:2).

6.Filho de Asafe e chefe de um dos turnos de cantores criados por Davi (1 Crônicas 25:2,10).