' '

VOCÊ SABIA?

Que o Salmo 119 tem, em hebraico, 22 seções de oito versículos. Cada uma das seções inicia com uma letra do alfabeto hebraico, de 22 letras. Dentro das seções, cada versículo inicia com a letra da seção?

Que no livro Lamentação de Jeremias, os capítulos 1, 2 e 4 têm versículos em número de 22 cada, compreendendo as letras do alfabeto hebraico? O capítulo 3 tem 66 versículos, levando cada três deles, em hebraico, a mesma letra do alfabeto?

Que a menor Bíblia existente foi impressa na Inglaterra e pesa somente 20 gramas? Este fabuloso exemplar da Bíblia mede 4,5 cm de comprimento, 3 cm de largura e 2 cm de espessura. Apesar de ser tão pequenina, contém 878 páginas, possui uma séria de gravuras ilustrativas e pode ser lida com o auxílio de uma lente.

Que a maior Bíblia que se conhece, contém 8.048 páginas, pesa 547 quilos e tem 2,5 metros de espessura? Foi confeccionada por um marceneiro de Los Angeles, durante dois anos de trabalho ininterrupto. Cada página é uma delgada tábua de 1 metro de altura, em cuja superfície estão gravados os textos.

Que a Bíblia contém 31.000 versículos e 1.189 capítulos? Para sua leitura completa, são necessárias 49 horas, a saber, 38 horas para a leitura do Velho Testamento e 11 horas para a do Novo Testamento? Se você deseja lê-la em 1 ano, deve ler apenas 4 capítulos por dia.

Que das 2.000 línguas e dialetos falados no mundo, cerca de 1.200 já possuem a Bíblia ou textos bíblicos traduzidos?

Que o nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.? Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.?


Que ao comparar as diferentes cópias do texto da Bíblia entre si e com os originais disponíveis, menos de 1% do texto apresentou dúvidas ou variações?  Portanto, 99% do texto da Bíblia é puro. Vale lembrar que o mesmo método (crítica textual) é usado para avaliar outros documentos históricos, como a Ilíada de Homero, por exemplo.

Que a Bíblia é o livro mais vendido do mundo? Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais.

Que foi a primeira obra impressa por Gutenberg, em seu recém inventado, que dispensava as cópias manuscritas?

Que a divisão em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227, que viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois? A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus? Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus.

Que a palavra "Hebraico" vem de "Hebrom", região de Canaã que foi habitada pelo patriarca Abraão em sua peregrinação, vindo da terra de Ur?

Que a primeira Bíblia em português foi impressa em 1748? A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325).

Que a primeira citação da redondeza da terra confirmava a ideia de Galileu, de um planeta esférico? Bastava que os descobridores conhecessem a Bíblia. (Isaías 40.22).

Que Davi, além de poeta, músico e cantor foi o inventor de diversos instrumentos musicais? (Amós 6.5).

Que o nome "cristão" só aparece três vezes na Bíblia? (Atos 11.26; 26.28; 1 Pedro 4.16).

Que a "Epístola da Alegria", a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola?

Que quem dá aos pobres, empresta a Deus, e Ele lhe pagará? (Provérbios 19. 17).

Que o trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis acesos aparecem descritos exatamente como nos dias de hoje?  (Naum 2.4).

Que a mensagem através de "out-doors" é uma citação bíblica detalhada? (Habacuque 2.2).

Que quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem? (Juízes 16.19).

Que o nome mais comprido e estranho de toda a Bíblia é Maer-Salal-Hás-Baz? filho de Isaías.(Isaías 8.3)

Que o maior versículo é no livro de Ester capítulo 8 versículo 9?

Que o menor versículo é no livro de Êxodo capítulo 20 versículo 13?

Que o versículo central da Bíblia é o Salmo 118 versículo 8, o qual divide a mesma ao meio?

Que os livros de Ester e Cantares de Salomão não possuem a palavra Deus?

Que a expressão "Assim diz o Senhor" e equivalentes encontram-se cerca de 3.800 vezes na Bíblia?

Que a vinda do Senhor é referida 1.845 vezes na Bíblia, sendo 1.527 no Antigo Testamento e 318 no Novo Testamento?

Que a expressão "Não Temas!" é encontrada 366 vezes na Bíblia, o que dá uma para cada dia do ano?

Que no Salmos 107 há 4 versículos iguais? 8, 15, 21 e o 31?

Que todos os versículos do Salmo 136 terminam da mesma maneira?

Que os livros da Bíblia que tem apenas um capítulo são: Obadias, Filemom, 2 João, e João e Judas?

Que os livros de Lamentações, Jonas e Naum, terminam com um ponto de interrogação?

Que o menor livro da Bíblia é 2 João? (Possui 13 versículos).

Que o maior livro da Bíblia é Salmos? (Possui 150 capítulos).

Que o menor capítulo da Bíblia é Salmos 117? (Possui dois versículos).

Que o maior capítulo da Bíblia é Salmos 119? (Possui 176 versículos).

Que o menor versículo da Bíblia é Êxodo 20.13? (Possui 10 letras).

Que o maior versículo da Bíblia é Ester 8.9? (Possui 415 caracteres).

Que os livros de Ester e Cantares de Salomão não encontramos a palavra Deus?

Que o segundo capítulo de Esdras é semelhante ao sétimo capítulo de Neemias?

Que os Salmos 14 e 53 são iguais?

Que a Bíblia foi escrita em três línguas? Hebraico, aramaico e grego?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.