' '

A RESPONSABILIDADE NÃO É MINHA

A história de Caim e Abel é trágica. O primeiro relacionamento fraternal registrado na Bíblia não terminou em confiança e companheirismo, mas em assassinato. É também trágica por causa da desculpa inconsistente usada por Caim na tentativa de ocultar e justificar o seu pecado.

“E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra” (Gênesis 4.9-12).

Quando Deus o confrontou sobre o paradeiro de Abel, Caim respondeu: “Não sei; sou eu guardador do meu irmão?” A verdade, no entanto, é que o paradeiro e bem-estar de Abel eram responsabilidade de Caim assim como nós, em última instância, somos responsáveis
uns pelos outros. A desculpa de Caim revela sua atitude pecaminosa; ele não considerava a vida de Abel tão importante quanto a sua e, portanto, não sentiu remorsos por tê-la tirado a sangue-frio.
Você tem dificuldades para lidar com a sua ira?

“Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo” (Efésios 4.31,32).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.