' '

QUEM SÃO OS FILHOS DE DEUS E FILHAS DOS HOMENS?


Filhos de Deus – Esta frase tem sido interpretada de diversas maneiras.
Alguns antigos comentaristas judeus, os primeiros pais da Igreja e muitos expositores modernos têm pensado que estes “filhos” foram anjos, e os compararam com os “filhos de Deus” de Jó 1:6; 2:1; 38:7. Deve-se repelir este ponto de vista, porque o castigo que de pronto sobreviria se deve aos pecados de seres humanos (ver versículo 3) e não de anjos. Ademais, os anjos não se casam (Mateus 22:30).

Os “filhos de Deus” não foram outros senão os descendentes de Sete, e as “filhas dos homens” as descendentes de Caim, (cainitas ímpios). Posteriormente Deus falou de Israel como sendo seu “primogênito” (Êxodo 4:22), e Moisés disse aos Israelitas: “Filhos sois do Senhor, vosso Deus”. (Deuteronômio 14:1). 

Que pela graça de Deus, não só os israelitas tenham sido filhos de Deus; mas que nós também, a partir de uma entrega total de nossa vida a Cristo, sejamos dignos de sermos chamados “filhos e filhas de Deus”. 

O termo “Filhos de Deus” na bíblia refere-se aos anjos e também aos homens; vai depender do contexto do verso. 

No caso de Gênesis 6:4, refere-se aos descendentes de sete, um homem justo; já no livro de Jó, refere-se aos anjos.

Deus não deu aos anjos a capacidade de reprodução; portanto, em hipótese alguma poderiam ser eles os ‘filhos de Deus’ que possuíram as ‘filhas dos homens’.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.