' '

QUANTOS ENDEMONINHADOS GADARENOS FORAM CURADOS?

Em Mateus 8:28-34, encontramos a história da cura de dois endemoninhados gadarenos. Os relatos paralelos (Marcos 5:1-14 e Lucas 8:26-34) falam de um homem curado por Jesus. Muitas pessoas usam casos como esse para sugerir que a Bíblia se contradiz e, portanto, não é confiável nem inspirada por Deus.

Mas, antes de sermos iludidos por tais argumentos, vamos examinar a questão com mais cuidado. No dia a dia, ouvimos relatos dos mesmos eventos de pontos de vista diferentes.

Tribunais costumam ouvir o testemunho de várias pessoas para chegar à verdade. Diversas testemunhas, olhando de pontos de vista diferentes, podem contar detalhes diferentes do mesmo episódio. Por exemplo, um historiador pode afirmar que Hitler matou cerca de seis milhões de judeus. Outro pode dizer que os nazistas mataram aqueles judeus. Há uma contradição? Não, uma vez que
entendemos que um fala do ponto de vista da proeminência do líder e o outro da perspectiva mais geral de como os judeus foram mortos. Hitler é conhecido por tal crime, mas ele teve ajuda de muitos que apoiaram suas idéias.

É bem possível que um dos endemoninhados curados chegasse primeiro, ou que um fosse mais conhecido na época. Assim, Marcos e Lucas teriam destacado a vinda dele, enquanto Mateus incluiu o fato que houve mais um. Os relatos podem ser facilmente reconciliados, e não apresentam nenhuma contradição.

Quando estudamos a Bíblia, encontramos vários exemplos de diferenças como essa. Cabe ao estudante honesto considerar todas as possibilidades antes de concluir que a Bíblia se contradiz.

O fato é que a Bíblia concorda consigo de capa a capa, fato incrível quando lembramos que ela foi escrita por uns 40 autores durante um período de mais de 1.500 anos. Tal concordância serve de prova que a Bíblia não é livro comum, nem produção humana. O Deus eterno que nunca mente revelou a mensagem das Escrituras. Ele fala a verdade do começo ao fim.

Descrentes preguiçosos que nunca fizeram estudos sérios da Bíblia vão rejeitá-la por causa de supostas contradições. Mas o servo de Deus continuará estudando para tirar qualquer dúvida.

"Importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos" (Hebreus 2:1).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.