' '

CARREGUE A SUA CRUZ E SEGUE-ME

Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me” (Mateus 16:24).
“E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me” (Marcos 8:34).

“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lucas 9:23).

Quando Jesus usou a imagem de seus discípulos carregando uma cruz e seguindo-o, estes entenderam o que Ele queria dizer. A crucificação era um método romano muito usado nas execuções; os condenados deveriam carregar sua cruz pelas ruas até o local designado para a execução.

O Senhor não se opõe ao prazer nem nos recomenda a procurar a dor. Carregar a cruz diz respeito ao esforço heroico necessário para seguir a Jesus em todos os momentos, fazendo a vontade dele, em meio às dificuldades do presente e quando o futuro parecer pouco promissor.

Os Cristãos seguem o seu Senhor, imitam seu modo de vida e obedecem às suas ordens.

Aplicado aos discípulos, “levar a cruz” significa identificar-se completamente com a mensagem de Cristo, mesmo que isto implicasse a morte.

Acompanhar Jesus, portanto, sempre significou um compromisso com risco de morte, sem possibilidade de voltar atrás:

“Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á” (Mateus 10:39).

Um comentário:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.