' '

Q - R

Q

QUARTO

Um cristão coríntio que enviou, através de Paulo, as suas saudações aos amigos de Roma (Romanos 16:23).

QUEDAR

O segundo filho de Ismael (Gênesis 25:13). É o nome dado às tribos nômades, os beduínos em geral (Isaías 21:16; 42:11; 60:7; Jeremias 2:10; Ezequiel 27:21), que habitavam no noroeste da Arábia. Viviam em tendas escuras (Cantares 1:5). “Habitar nas tendas de Quedar, era estar desligado da adoração ao verdadeiro Deus (Salmos 120:5). Os quedaritas sofreram às mãos de Nabucodonosor (Jeremias 49:28, 29).

QUEDEMÁ

O último filho de Ismael (Gênesis 25:15).

QUELITA

Um levita que ajudou Esdras, quando este expôs a lei ao povo (Neemias 8:7; Neemias 10:10).

QUEMUEL

1.Terceiro filho de Naor (Gênesis 22:21).

2.Um levita (1 Crônicas 27:17).

3.Filho de Siftã, apontado em nome da tribo de Efraim, quando se repartiu a terra de Canaã (Números 34:24).

QUENÃ

1.Filho de Arfaxade (Lucas 3:36). Não é mencionado no Velho Testamento. É normalmente denominado por "o segundo Quenã".

2.Quarto patriarca antediluviano e filho mais velho de Enos. Tinha setenta anos quando Maalalel, o seu filho mais velho, nasceu, após o que viveu 840 anos (Gênesis 5:9-14). Tinha 910 anos quando morreu. É também mencionado em 1 Crônicas 1:20.

QUENAANÁ

1.Um benjamita (1 Crônicas 7:10).

2.Pai de Zedequias (1 Reis 22:11,24).

QUENANIAS

Provavelmente um coatita (1 Crônicas 15:22) e, assim sendo, não será o mesmo que é mencionado em 26:29.

QUENAZ

1.Neto de Calebe (1 Crônicas 4:15).

2.Um dos filhos de Elifaz, o filho de Esaú. Tornou-se no chefe de uma tribo edumeia (Gênesis 36:11,15,42).

3.Irmão mais novo de Calebe e pai de Otniel (Josué 15:17), cuja família se destacou em Israel, no tempo de Davi (1 Crônicas 27:15). Alguns pensam que, quem era irmão de Calebe, era Otniel (Juízes 1:13) e não Quenaz.

QUENEZEU

Designação dada a Calebe (Números 32:12).

QUÉSEDE

Filho de Naor (Gênesis 22:22).

QUETURA

A mulher de Abraão, com quem ele casou, provavelmente após a morte de Sara (Gênesis 25:1-6) e de quem teve seis filhos, os quais se dirigiram para Este, a seu mandado. Não se conhece a sua nacionalidade. É chamada “a concubina de Abraão” (1 Crônicas 1:32). Através de Quetura, Abraão tornou-se no “pai de muitas nações”.

QUEZIA

O nome da segunda filha de Jó (Jb 42:14), quando ele voltou a ser rico.

QUILEABE

Segundo filho de Davi, que este teve de Abigail (2 Samuel 3:3); também chamado Daniel (1 Crônicas 3:1). Parece ter morrido jovem.

QUILIOM

O filho mais novo de Elimeleque e Noemi e marido de Orfa, a irmã de Ruth (Rute 1:2;4:9).

QUIS

1.Um levita da família de Merari (1 Crônicas 23:21; 24:29).

2.Um benjamita de Jerusalém (1 Crônicas 8:30; 9:36).

3.Bisavô de Mardoqueu (Ester 2:5).

4.Um levita no tempo de Ezequias (2 Crônicas 29:12).

5.Um benjamita, filho de Abiel e pai do rei Saul (1 Samuel 9:1,3; 10:11,21; 14:51; 2 Samuel 21:14). Tudo o que se sabe sobre ele, é que mandou Saul à procura dos seus burros perdidos e que foi enterrado em Zelá. Em Atos 13:21, é chamado Cis.


R

RAABE

Quando os hebreus se encontravam acampados em Sitim, no Vale do Jordão, no lado oposto a Jericó, prontos a atravessar o rio, Josué, como preparação final, enviou dois homens “a espiar a terra”. Eles voltaram cinco dias depois, tendo atravessado o rio a nado, rio esse que, nessa época, o mês de Abib, transbordara por causa da neve que se derretera no Líbano. Os espias relataram tudo o que lhes aconteceu (Josué 2:1-7). Tinham estado em perigo, em Jericó e tinham sido salvos pela fidelidade de Raabe, a meretriz, para casa de quem se tinham dirigido em busca de proteção. Quando a cidade de Jericó caiu (Josué 6:17-25), Raabe e toda a sua família foram salvos, de acordo com a promessa dos espias, tendo sido incorporados no povo judeu.

Ela depois casou-se com Salmom, um príncipe da tribo de Judá (Rute 4:21; 1 Crônicas 2:11; Mateus 1:5). Vemos no fato de se ter pedido a Raabe que fosse buscar os espias e os trouxesse aos soldados que os tinham ido buscar (Josué 2:3) o cumprimento de um costume oriental que não permitia que os homens entrassem na casa de uma mulher sem a sua permissão. E o fato de os ter escondido entre as canas de linho, que pusera em ordem no telhado (Josué 2:6), é uma “coincidência imprevista” que corrobora a narrativa. Estava-se na altura da colheita da cevada e a cevada e o linho estão prontos a serem colhidos nessa mesma altura. no Vale do Jordão. Por isso, esperava-se que as canas de linho ali estivessem a secar nesse momento.

RAAMÁ

Um dos filhos de Cusi (Gênesis 10:7).

RAAMIAS

Um dos príncipes que voltou do exílio (Neemias 7:7). Também chamado Reelaías (Esdras 2:2).

RAÃO

Um dos descendentes de Calebe, filho de Hezrom (1 Crônicas 2:44).

RABE-MAGUE

“Médico-chefe” assírio “que estava ligado ao rei” (Jeremias 39:3, 13). Título de um dos oficiais de Senaqueribe que levou uma mensagem a Ezequias e ao povo de Jerusalém (2 Reis 18:17-19:3; Isaías 36:12-37:13), exigindo a rendição da cidade. Foi acompanhado por um “grande exército” mas não foi bem sucedido.

RABESAQUÉ

Nome dado ao copeiro-mor ou vizir da corte assíria; um dos mensageiros que Senaqueribe enviou a Ezequias. É de sublinhar o discurso que proferiu em língua hebraica, perante todo o povo, perto do muro do lado norte da cidade (2 Reis 18:17-37). Ele e os outros enviados voltaram para junto do seu rei e relataram que Ezequias e o seu povo eram obstinados e não se submeteram.

RABE-SARIS

Um dos três oficiais que Senaqueribe enviou, de Laquis a Jerusalém, com uma mensagem ameaçadora (2 Reis 18:17; Jeremias 39:3, 13).

RACABE

Um nome que encontramos na genealogia de Jesus (Mateus 1:5).

RAFA

1.Um gigante, “da raça de Rafa”, que tinha seis dedos em cada mão e seis em cada pé (1 Crônicas 20:6).

2.Um benjamita filho de Bineá (1 Crônicas 8:2, 37). Era descendente de Saul.

3.“Sibecai, o husatita, feriu a Sipai, um dos filhos de Rafa” (1 Crônicas 20:4).

RAFU

Um benjamita, cujo filho Palti foi um dos doze espias (Números 13:9).

RAMATITA

Designação dada a Simei, o administrador das vinhas de Davi (1 Crônicas 27:27).

RÃO

1.Um dos filhos de Jerameel (1 Crônicas 2:25,27).

2.Uma pessoa mencionada em Jb 32:2 como sendo o fundador do clã ao qual Eliú pertencia. É a mesma pessoa que Arã, mencionado em Gênesis 22:21.

3.Filho de Hezrom e um dos antepassados da linhagem real (Rute 4:19; 1 Crônicas 2:9). Em Mateus 1:3 e 4 lê-se Arão e em Lucas 3:33 lê-se Arni.

RAQUEL

A filha mais nova de Labão era um pouco petulante, impertinente e obstinada, apesar de ser bela. Foi uma das esposas de Jacó (Gênesis 29:6,28). Ele serviu a Labão, por ela, durante quatorze anos, tão profundo era o seu afeto por ela.

Era mãe de José (Gênesis 30:22-24). Depois, quando Jacó saiu da Mesopotâmia, Raquel levou consigo o terafim do seu pai (Gênesis 31:34,35). Quando partiram de Betel, Raquel morreu ao dar à luz Benjamim (Gênesis 35:18,19) e foi sepultada “no caminho de Efrata; esta é Belém. E Jacó pôs uma coluna sobre a sua sepultura.” O seu túmulo ainda é muito venerado pelos judeus. O local tradicional fica a cerca de meia milha de Jerusalém.

Este nome é usado poeticamente por Jeremias (Jeremias 31:15-17), representando o povo de Deus que se lamenta sob o peso das calamidades. Esta passagem é citada por Mateus como que se cumprindo no lamento de Belém, relativamente à morte das crianças ordenada por Herodes (Mateus 2:17,18).

REABIAS

Filho de Eliezer e neto de Moisés (1 Crônicas 23:17; 24:21).

REBA

Um dos chefes midianitas que foi morto pelos israelitas no deserto (Números 31:8; Josué 13:21).

REBECA

Filha de Betuel e mulher de Isaque (Gênesis 22:23; 24:67). As circunstâncias em que o “mordomo” de Abraão a descobriu na “cidade de Naor”, em Padã-Harã, estão narradas em Gênesis 24-27. “Dificilmente pode ser considerada como uma mulher amável. Quando primeiro a vimos, ela está pronta a deixar a casa do seu pai para sempre, com apenas uma hora de aviso; e a sua vida futura mostrou não somente uma grande fatia da duplicidade do seu irmão Labão mas também a grave falta de se mostrar parcial para com os seus próprios filhos, assim como uma vontade forte que cedo controlou a natureza gentil do seu marido.” As circunstâncias e o momento da sua morte não se encontram registradas mas diz-se que ela foi sepultada na cova de Macpela (Gênesis 49:31).

RECABE

1.Pai de Jonadabe, que era o pai dos recabitas (2 Reis 10:15, 23; Jeremias 35:6-19).

2.Um dos “capitães de tropas” ou líder das tropas predatórias de Isbosete (2 Samuel 4:2).

REFAEL

Um dos filhos de Semaías. Ele e os seus irmãos, por serem “homens valentes de força para o ministério”, formaram uma das divisões de porteiros do templo (1 Crônicas 26:7, 8).

REGEM-MELEQUE

Um dos dois mensageiros enviados pelos judeus exilados, no tempo de Dario, a Jerusalém (Zacarias 7:2), a fim de apresentarem as suas súplicas no templo.

RÉGULO

Um oficial do Estado (João 4:49) que estava ao serviço de Herodes Antipas. Supõe-se que tenha sido o Cusa que era mordomo de Herodes e cuja mulher foi uma das que “O serviu com as suas fazendas” (Lucas 8:3). Este oficial veio a Jesus, em Caná e pediu-lhe que fosse com ele a Cafarnaum, a fim de curar o seu filho, que estava a morrer. O Senhor mandou-o de volta a casa com a segurança da que o seu filho estava vivo.

REMALIAS

Adornado pelo Senhor. Pai de Peca, que foi bem sucedido na sua conspiração contra Pecaías (2 Reis 15:25,27,30,32,37; Isaías 7:1,4,5,9; 8:6).

REOBE

Pai de Hadadezer, rei de Zobá (2 Samuel 8:3, 12).

REOBOÃO

Sucessor de Salomão e, aparentemente o seu único filho. Era filho de Naamá, “a amonita”, uma princesa amonita bem conhecida (1 Reis 14:21; 2 Crônicas 12:13). Tinha 41 anos quando ascendeu ao trono e reinou durante dezessete anos (975-958 a.C.). Embora se soubesse imediatamente que ele era o justo herdeiro do trono, mesmo assim existiu um forte desejo em se modificar o caráter do governo. O fardo dos impostos a que tinham estado sujeitos durante o reinado de Salomão fora muito opressivo e, assim, o povo se reuniu em Siquém e pediu ao rei que aliviasse o seu fardo. O rei encontrou-se com eles em Siquém e ouviu os seus pedidos de alívio da sua carga (1 Reis 12:4). Três dias depois, após consultar a nova geração de cortesãos que crescera com ele, em vez de seguir o conselho dos anciãos, ele respondeu ativamente ao povo (6-15). “O rei não deu ouvidos ao povo porque esta revolta vinha do Senhor” (1 Reis 11:31). Isto fez com que a crise se instalasse rapidamente. O terrível grito foi ouvido ( 2 Samuel 20:1).

“Que parte temos nós com Davi? E não há para nós herança no filho de Jessé. Às tuas tendas, ó Israel! Provê agora à tua casa, ó Davi” (1 Reis 12:16).

E o reino foi imediatamente dividido em dois. Reoboão ficou aterrado e tentou fazer concessões mas era tarde demais. Só a tribo de Judá, a tribo a que Reoboão pertencia, se lhe manteve fiel. Benjamim juntou-se a Judá e estas duas tribos formaram o reino do sul, tendo Jerusalém como capital; as dez tribos do norte formaram um reino à parte, escolhendo Jeroboão como seu rei. Reoboão tentou conquistar novamente as dez tribos revoltosas, declarando-lhes guerra mas foi impedido pelo profeta Semaías (21-24); 2 Crônicas 11:1-4).

No quinto ano do reinado de Reoboão, Sisaque, um dos reis do Egito, da dinastia assíria, sem dúvida instigado por Jeroboão, o seu genro, declarou guerra contra ele. Jerusalém submeteu-se ao invasor, que pilhou o templo e reduziu virtualmente o reino à posição de vassalo do Egito (1 Reis 14:25,26; 2 Crônicas 12:5-9).

Foi descoberto em Karnac, no Egito Superior, um memorial notável desta invasão, em forma de esculturas nas paredes de um pequeno templo que aí se encontra. Estas esculturas representam o rei - Sisaque - segurando em sua mão uma fileira de prisioneiros e outras figuras, com os nomes das cidades capturadas de Judá, as cidades que Reoboão tinha fortificado (2 Crônicas 11:5-12).

O reino de Judá, sob Reoboão, afundou-se cada vez mais na decadência moral e espiritual. “Houve guerra entre Reoboão e Jeroboão por todos os seus dias”. Finalmente, com 58 anos, “Reoboão dormiu com os seus pais e foi sepultado com os seus pais na cidade de Davi” (1 Reis 14:31). Sucedeu-lhe o seu filho Abias.

REQUEM

1.Um dos filhos de Hebrom (1 Crônicas 2:43, 44).

2.Um dos cinco reis midianitas que os israelitas destruíram (Números 31:8).

RESA

Filho de Zorobabel, mencionado na genealogia de Jesus (Lucas 3:27).

REUEL

1.Pai de Eliasafe (Números 2:14). Também chamado Deuel (Números 1:14; 7:42).

2.Filho de Esaú e Basemate (Gênesis 36:4, 10; 1 Crônicas 1:35).

3.“O sacerdote de Midiã” era sogro de Moisés, sendo provavelmente a mesma pessoa que Jetro (Números 10:29; Êxodo 2:18). Se assim for identificado, então este pode ser visto como o seu nome próprio e Jetro (“excelência”) será o seu título oficial.

REUM

1.Um sacerdote (Neemias 12.3).

2.Um levita (Neemias 3:17).

3.“Chanceler” de Artaxerxes, que tentou espicaçá-lo contra os judeus (Esdras 4:8-24) e evitar, assim, a reconstrução dos muros e do templo de Jerusalém.

4.Um dos “filhos da província” que voltou do cativeiro (Esdras 2:2). O mesmo que “Neum” (Neemias 7:7).

REZIM

Rei da Síria que se juntou a Peca na invasão do reino de Judá (2 Reis 15:37; 16:5-9; Isaías 7:1-8). Acaz induziu Tiglath-Pileser III a atacar Damasco e Rezim teve que se retirar, para poder defender o seu reino. Damasco foi tomada e Rezim foi morto pelo rei assírio nessa batalha e o seu povo foi levado cativo em 732 a.C. (2 Reis 16:9).

REZOM

Filho de Eliada. Abandonando o serviço de Hadade-Ezer, o rei de Zobá, quando este foi derrotado por Davi, tornou-se “capitão de um esquadrão” de saqueadores, tomou Damasco e tornou-se rei da Síria (1 Reis 11:23-25; 2 Samuel 8:3-8). Séculos depois disto, os sírios ainda eram inimigos de Israel. Ele “foi adversário de Israel até aos dias de Salomão”.

RIFÁ

Segundo filho de Gomer (Gênesis 10:3) e que é suposto ser o antepassado dos paflagonitas.

RIMOM

1.Um ídolo sírio mencionado somente em 2 Reis 5:18.

2.Um homem natural de Beerote (2 Samuel 4:2), uma das quatro cidades gibeonitas (ver Josué 9:17).

RIZPA

Filha de Aia e uma das concubinas de Saul. Era mãe de Armoni e Mefibosete (2 Samuel 3:7; 2 Samuel 21:8, 10, 11).
Uma grande fome, que durou três anos, caiu sobre a terra durante a primeira metade do reinado de Davi. Esta calamidade foi enviada “por causa de Saul e da sua família sanguinária, porque matou os gibeonitas”. Davi perguntou-lhe qual a vingança que requeriam e eles responderam que nada compensaria o que Saul fizera, a não ser a morte de sete dos seus filhos. Assim, Davi entregou-lhes dois filhos de Rizpa e cinco dos filhos de Merabe, a filha mais velha de Saul e do marido desta - Adriel. Os gibeonitas mataram-nos e penduraram os seus corpos perante o Senhor no santuário de Gibeá. Rizpa instalou-se na penha de Gibeá e, durante cinco meses, vigiou os corpos dos seus filhos, para evitar que fossem comidos pelas feras e pelas aves predadoras, até que foram descidos e sepultados por Davi.
O seu casamento com Abner deu lugar a uma discussão entre este e Isbosete, que fez com que Abner se passasse para o lado de Davi (2 Samuel 3:17-21).

ROBOÃO

Filho de Salomão através da sua esposa amonita Naamá. Começou a reinar com a idade de 41 anos como o primeiro rei do reino de Judá, após a divisão (1 Reis 11:43; 14:21) e reinou 17 anos (c. 931-913 a.C.). Na sua ascensão, representantes da nação reuniram-se em Siquém, a localidade mais central do reino, para coroar o novo rei. No entanto, liderados por Jeroboão, requereram do novo rei que as suas cargas de trabalho fossem aliviadas. Roboão, prometeu dar a sua resposta três dias depois e durante esse período aconselhou-se com os conselheiros jovens e idosos do reino. No final, rejeitou o conselho dos anciãos, que reconheceram a justiça do pedido e aceitou o conselho dos jovens que cresceram com ele que sugeriram a recusa do pedido do povo. Além desafiou o povo dizendo que aumentaria ainda mais a carga imposta pelo seu pai Salomão. O resultado foi que as 10 tribos do Norte se revoltaram contra a casa de Davi e fizeram de Jeroboão seu rei. Roboão tentou travar a rebelião através de Adonirão. No entanto, este mediador foi imediatamente morto. Nesta altura, Roboão, reconhecendo a seriedade da situação, regressa a Jerusalém e inicia os preparativos para uma campanha militar contra Jeroboão. Roboão acaba por desistir do assalto quando o profeta Semaías lhe dá uma mensagem vinda de Deus ordenando o cancelamento da guerra (1 Reis 11:43-12:24; 2 Crônicas 9:31-11:4).

O caráter de Roboão mostra que ele herdou os traços bons e maus do seu pai. Obedeceu à ordem do profeta Semaías de não combater contra Jeroboão; humilhou-se perante Deus durante o período da invasão de Sisaque do Egito (2 Crônicas 12:6,12); recebeu os levitas e sacerdotes que foram expulsos do reino do Norte devido à introdução de um culto idólatra por Jeroboão. Mesmo assim, depois de 3 anos de serviço a Deus ele atou mal, permitindo a construção de "lugares altos" pagãos, tolerando a pratica de ritos imorais e o culto a deuses estranhos (1 Reis 14:22-24). Roboão teve 18 esposas, 60 concubinas, 28 filhos e 60 filhas (2 Crônicas 11:21).

RODE

A donzela que se encontrava em casa de Maria, mãe de João Marcos. Veio escutar à porta, quando Pedro bateu (Atos 12:12-15).

ROMANTI-EZER

Um dos filhos de Hemã, “o vidente do rei nas palavras de Deus, para exaltar a corneta”. Era o chefe do 24º turno dos cantores (1 Crônicas 25:4, 31).

RUAMÁ

Que obteve misericórdia. Nome simbólico dado à filha de Oséias (Os 2:1).

RÚBEN

Filho mais velho de Jacó e Leia (Gênesis 29:32). A sua conduta pecaminosa registrada em Gênesis 35:22 trouxe sobre ele a maldição do seu pai moribundo (Gênesis 48:2). Mostrou-se bondoso para com José e tentou salvá-lo quando os seus outros irmãos buscaram matá-lo (Gênesis 37:21,22). Deu como garantia a sua vida e a dos seus filhos, quando Jacó se recusou a deixar ir Benjamim com eles para o Egito. Depois que Jacó e a sua família foram para o Egito (Gênesis 49:8), não mais é mencionado, para além do que está registrado em Gênesis 49:3, 4.

RUFO

Filho de Simão, cireneu (Marcos 15:21), que os romanos compeliram a levar a cruz de Cristo. É talvez a mesma pessoa que é mencionada em Romanos 16:13 como discípulo em Roma, cuja mãe também era uma cristã estimada pelo apóstolo. Marcos menciona-o juntamente com o seu irmão Alexandre, como sendo pessoas bem conhecidas dos seus leitores (Marcos 15:21).

RUTE

A esposa moabita de Malom, cujo pai - Elimeleque - se estabelecera na terra de Moabe. Com a morte de Elimeleque e de Malom, Noemi e Rute, a sua nora que se recusara a abandoná-la, dirigiram-se para Belém, a cidade de onde Elimeleque migrara. Aí, ela tinha um parente rico - Boaz - com quem Rute acabou por casar. Foi a mãe de Obede, avô de Davi. Desta forma, Rute, uma gentia, encontra-se entre os antepassados de Cristo (Mateus 1:5). A história da “respigadora Rute ilustra as relações amigáveis entre Boaz e os seus ceifeiros, o sistema judaico das terras, o método da transferência da propriedade de uma pessoa para outra, o funcionamento da lei mosaica relativamente à ajuda a dar-se às famílias arruinadas e em aflição; mas, acima de tudo, a generosidade, o amor e a confiança inabalável de Rute que, apesar de não pertencer à raça eleita foi, tal como a cananeia Tamar (Gênesis 38:29; Mateus 1:3) e a cananeia Raabe (Mateus 1:5), abençoada, ao tornar-se um dos antepassados de Davi e, deste modo, do Filho de Davi (Rute 4:18-22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.