' '

POR QUE DEUS QUIS MATAR MOISÉS?

Deus estava prestes a matar Moisés porque ele não havia circuncidado o filho. E por que Moisés não havia feito isso?

É importante lembrar que ele passara metade de sua vida no palácio de Faraó e a outra metade no deserto midianita. Talvez ele não estivesse bem familiarizado com as leis de Deus, especialmente porque os requisitos do pacto de Deus com Israel (Gênesis 17) não haviam sido diligentemente cumpridos por mais de quatrocentos anos. Além disso, a esposa de Moisés, sendo midianita, pode te sido contrária à circuncisão.


Porém, Moisés não poderia ser um libertador eficiente do povo de Deus até que houvesse cumprido as condições do pacto com Deus, o que incluía a circuncisão. Desse modo, antes que pudessem prosseguir, Moisés e sua família precisavam cumprir os mandamentos de Deus por completo. Segundo a lei do antigo Testamento, deixar de circuncidar o filho significava afastar-se a si mesmo e a família das bênçãos de Deus.
Por que Zípora fez a circuncisão? É possível que ela tivesse induzido Moisés a não circuncidar o filho. Se ela impediu a ação, teria agora de efetuá-la.
Também há possibilidade de Moisés ter ficado doente como resultado da desobediência, e Zípora se viu obrigada a fazer a circuncisão sozinha para salvar tanto o marido como o filho.

Assuntos Relacionados:
Deus pode usar pessoas com falhas para cumprir seus planos?
Qual o significado da circuncisão?
A estratégia de Deus
A vontade de Deus
Cria Deus o mal?







Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.