' '

ONDE CAIM ENCONTROU SUA ESPOSA?

Gênesis 5:4 diz-nos que durante a longa vida de Adão, que foi de novecentos e trinta anos (oitocentos anos após o nascimento de Sete), ele teve outros filhos e filhas.

Visto que ele e Eva haviam recebido a ordem de produzir uma grande família a fim de encher a terra (Gênesis 1:28), é razoável presumir que continuaram a ter filhos durante longo tempo, sob as condições ideais da longevidade.

Sem dúvida, foi necessário à geração seguinte à de Adão que os próprios irmãos se casassem entre si. Tornando-se os pais da terceira geração terrena; de outra forma, a raça humana teria desaparecido.

Só no decurso de várias gerações subsequentes é que se estabeleceu que somente primos e parentes mais distantes se casassem entre si. Parece não ter existido uma palavra definida a respeito do caráter incestuoso do casamento entre irmãos senão na época de Abraão, que enfatizou perante os egípcios ser Sara sua irmã (Gênesis 20:12), dando a entender assim que ela não poderia ser sua esposa (Gênesis 12:13).

Enquanto depois, o casamento com a própria irmã foi condenado como fornicação (Levítico 18), isso foi permitido naqueles primeiros tempos da terra, por causa da necessidade prática.

Atualmente, o casamento com qualquer parente próximo é desaprovado, porque os filhos daqueles que se casam com parentes próximos correm muito risco de terem problemas mentais ou terem defeitos físicos. Isto é devido ao acúmulo dos defeitos genéticos dos parentes próximos.


Mas isto não teria causado nenhum problema a Caim. Deus criou Adão e Eva perfeitos. Naquelas primeiras gerações deve ter havido pouca herança acumulada de defeitos a serem passados aos filhos. Então, não houve nenhum problema no casamento entre parentes próximos e Deus, obviamente, o permitiu.

Em Levítico 20:17, surge um mandamento explícito contra o casamento entre irmãos: “E, quando um homem tomar a sua irmã, filha de seu pai, ou filha de sua mãe, e vir a nudez dela, e ela a sua, torpeza é; portanto serão extirpados aos olhos dos filhos do seu povo; descobriu a nudez de sua irmã, levará sobre si a sua iniquidade”. No entanto, quanto a Caim e Sete, e a todos os demais filhos de Adão que se casaram, suas esposas teriam sido suas próprias irmãs.

Vivemos em uma época em que algumas pessoas tentam, frequentemente, invalidar a doutrina da criação. Ela é chamada mito ou conto de fada. Mas a Bíblia apresenta a criação como História e Jesus aceitou as palavras de Gênesis como historicamente verdadeiras:

“Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19:4-6).

Enquanto é verdade que Deus poderia ter resolvido criar o homem pela evolução ou de muitas outras maneiras, a Bíblia ensina que Deus de fato escolheu criar o homem diretamente a partir do pó do chão e soprar nas suas narinas o sopro da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.