' '

O

O

OADE

Terceiro filho de Simeão (Gênesis 46:10).

OBADIAS

1.Um levita que superintendeu às reparações do templo no tempo de Josias (2 Crônicas 34:12.

2.Um profeta, o quarto dos profetas menores no Cânone Hebreu e o quinto na LXX. É provável que tenha sido contemporâneo de Jeremias e Ezequiel. Da sua vida pessoal nada se sabe.

3.Um dos que acompanhou Esdras de volta a Jerusalém (Esdras 8:9).

4.Um levita, depois do cativeiro (1 Crônicas 9:16).

5.Um chefe da tribo de Issacar (1 Crônicas 7:3).

6.Um dos príncipes enviado por Jeosafá a instruir o povo na lei (2 Crônicas 17:7.

7.Um israelita que era mordomo do rei Acabe (2 Reis 18:3). Por entre uma grande degeneração espiritual, ele manteve a sua fidelidade a Deus e interveio para que Deus protegesse os Seus profetas, cem dos quais ele escondeu numa cave, mesmo correndo risco de vida (2 Reis 18:4,13). Acabe parece ter tido Obadias em grande conta, embora não simpatizasse com a sua piedade (2 Reis 18:5, 6,7). A última vez que é mencionado é quando leva a Acabe as novas de Elias que, como ele há muito desejava, se encontrava ali perto (2 Reis 18:9-16). “Vai,” disse-lhe Elias, quando se encontrou com ele no caminho, “vai e dize a teu senhor: eis que aqui está Elias.”

8.Um gadita que se juntou a Davi em Ziclague (1 Crônicas 12:9).

9.Um príncipe de Zebulom, no tempo de Davi (1 Crônicas 27:19).

10.Um descendente de Saul (1 Crônicas 8:38).

OBAL

O oitavo filho de Joctã (Gênesis 10:28). Também conhecido por Ebal (1 Crônicas 1:22).

OBED

Pai do profeta Azarias (2 Crônicas 15:1, 8).

OBEDE

Que está ao serviço; que adora. Filho de Boaz e Ruth (Rute 4:21, 22) e avô de Davi (Mateus 1:5).

OBEDE-EDOM

1.Um levita merarita, porteiro do templo que, juntamente com os seus oito filhos, guardava a porta do lado sul (1 Crônicas 15:18, 21; 26:4, 8,15).

2.“O gitita” (provavelmente assim chamado por ser natural de Gate-Rimom). Levita da família dos coritas (1 Crônicas 26:1, 4-8) e a quem foi entregue a custódia da arca (1 Crônicas 15:18). Quando Davi levou a arca “da casa de Abinadabe, que está em Gibeá” (provavelmente algum monte perto de Quiriate-Jearim) e chegou à eira de Nacom, ficou com medo por causa da “rotura em Uzá”, tendo logo transportado a arca para casa de Obede-Edom, que ficava ali perto (2 Samuel 6:1-12). A arca aí permaneceu durante seis meses, tendo sido uma grande benção para si e para a sua família. Davi depois transportou-a para Jerusalém com grande alegria, colocando-a no meio do tabernáculo que construíra para ela.

3.Um dos que tinha a seu cargo os tesouros do templo (2 Crônicas 25:24).

OBIL

Um guardador de camelos. Um ismaelita que estava “sobre os camelos” no tempo de Davi (1 Crônicas 27:30).

ODED

Um profeta no tempo de Acaz e Peca (2 Crônicas 28:9-15).

OEL

Quarto filho de Zorobabel (1 Crônicas 3:20).

OFIR

Um dos filhos de Joctã (Gênesis 10:29).

OGUE

Rei de Basã que foi derrotado por Moisés em Edrei. Foi morto juntamente com os seus filhos (Deuteronômio 1:4) e o seu reino foi dado às tribos de Rúben, Gade e à meia tribo de Manassés (Números 21:32-35; Deuteronômio 3:1-13). A armação da sua cama (ou melhor, sarcófago) era de ferro, com nove cúbitos de cumprimento e quatro cúbitos de largura. A sua queda foi, mais tarde, celebrada em música (Salmos 135:11; Salmos 136:20).

OMAR

Filho de Elifaz, que era o filho mais velho de Esaú (Gênesis 36:11-15).

ONÃ

O segundo filho de Judá (Gênesis 38:4-10; comparar com Deuteronômio 25:5; Mateus 22:24). Morreu antes da ida de Jacó e da sua família para o Egito.

ONESIFORO

Um cristão de Éfeso que se mostrou bondoso para com Paulo em Roma. Serviu-o em muitas coisas, tendo-o muitas vezes animado. Paulo expressa um caloroso interesse pela sua família (2 Timóteo 1:16-18; 4:19).

ONÉSIMO

Um escravo que, depois de roubar o seu senhor Filemon, em Colosso, fugiu para Roma, onde foi convertido por Paulo. Este enviou-o de volta ao seu senhor com a epístola que tem o seu nome. Aí ele pede a Filemon que receba o seu escravo como a um “irmão fiel e amado”. Paulo oferece-se para pagar a Filemon tudo o que o seu servo lhe roubara e a carregar sobre si o mal que ele lhe fizera. Ao regressar, Onésimo foi acompanhado por Tíquico, que era quem levava a epístola para os colossenses (Filimom 1:16,18).

A história deste escravo colossense fugitivo é uma prova notável da facilidade com que se acedia à presença do prisioneiro, acesso esse que estava garantido a todos e “uma bela ilustração tanto do caráter de Paulo como do poder transformador e dos princípios justos do Evangelho.”

ONRI

Quando Elá foi morto por Zinri em Tirza (1 Reis 16:15-27), Onri, o seu capitão, foi feito rei (931 a.C.). Durante quatro anos, houve uma oposição contínua ao seu reino. Tibni era outro dos que reclamava o trono e liderava o partido da oposição; mas no fim desse período, todos os seus rivais foram derrotados e ele tornou-se rei de Israel. “Tibni morreu e Onri foi feito rei” (927 a.C.). Através do seu vigor e poder, ganhou muito prestígio e consolidou o reino. Firmou a sua dinastia no trono e esta aí se manteve durante mais quatro gerações. Tirza foi, durante seis anos, a sede do seu governo. Onri passou, depois, a capital para Samaria, onde acabou por morrer, tendo sido sucedido pelo seu filho Acabe. “Fez o que pareceu mal aos olhos do Senhor e fez pior do que os que foram antes dele.”
Bete-Onri, “a casa” ou “a cidade de Onri” é o nome que habitualmente se vê em inscrições assírias e que é dada a Samaria. Na estela de Messa (a “pedra moabita”) que foi erigida em Moabe cerca de 20 ou 30 anos após a morte de Onri, está registrado que Onri oprimiu Moabe, até que Messa salvou a terra: “Onri, rei de Israel, oprimiu a Moabe por muitos dias, pois Quemoz estava zangado com a terra. O seu filho sucedeu-lhe e também disse: ‘Eu oprimirei a Moabe’” (comparar com 2 Reis 1:1; 2 Reis 3:4, 5). A “pedra moabita” também registra que Onri tomou a terra de Medeba e a ocupou nos seus dias e nos dias do seu filho, por 40 anos.”

OREBE

Príncipe de Midiã que, sendo derrotado por Gideão, foi preso e morto juntamente com Zeebe (Juízes 7:20-25). Muitos dos midianitas pereceram com ele (Salmos 83:9; Isaías 10:26).

OREM

Filho de Jerameel (1 Crônicas 2:25).

ORFA

Uma moabita, mulher de Quiliom (Rute 1:4; 4:10). Quando o seu marido morreu, ela percorreu parte do caminho até Belém com a sua sogra Noemi e, depois, voltou para Moabe.

OSÉAS

Filho de Beeri e autor do livro de profecias com o seu nome. Pertencia ao reino de Israel. “A sua origem israelita é atestada por uma peculiar dicção aramaizada irregular, apontando para a parte norte da Palestina; pelo conhecimento profundo que ele demonstra das localidades de Efraim (Oséias 5:1; 6:8,9; 12:12; 14:6) e através de passagens como Oséias 1:2, onde o reino é denominado por “a terra” e Oséias 7:5, onde o rei israelita é mencionado como “nosso rei”. O período do seu ministério (que se estendeu por cerca de sessenta anos) é mencionado em Oséias 1:1,2. Ele foi o único profeta de Israel que não deixou escrita qualquer profecia.

OSÉIAS

1.Governante de Efraim no tempo de Davi (1 Crônicas 27:20).

2.Nome original do filho de Num, depois chamado Josué por Moisés (Números 13:8,16; Deuteronômio 32:44).

3.Último rei de Israel. Conspirou contra Peca, o seu predecessor, matando-o mas não ascendeu logo ao trono, tendo-se primeiro dado um interregno de oito anos por causa da guerra (2 Reis 17:1,2). Logo após este acontecimento, ele submeteu-se a Salmaneser, o rei da Assíria, que uma segunda vez invadiu o país, com o fim de punir Oséias, por este não ter pago o tributo que prometera pagar. Uma segunda revolta trouxe de volta o rei assírio Sargão, que sitiou Samaria e levou as dez tribos para além do Eufrates, em 720 a.C. (2 Reis 17:5,6; 2 Reis 18:9-12). Nada mais se sabe de Oséias.

OSNAPAR

Provavelmente o mesmo que Assur-bani-pal (Sardanápalos dos gregos), denominado o "grande e afamado" (Esdras 4:10). Era filho e sucessor de Esar-Hadom (668 a.C.). Foi ambicioso, cruel e sensual mas um magnífico patrono das artes. Criou em Ninive, uma biblioteca de cerca de 10.000 tabuínhas de barro, estando a maior parte delas no Museu Britânico. Estas tabuínhas esclarecem imenso a história e os tempos antigos da Assíria.
Assur-bani-pal foi um magnífico patrono da literatura e o conquistador de Elã. A meio do seu reinado, o seu império foi abalado por uma grande rebelião, comandada pelo seu irmão, na Babilônia. A rebelião foi abafada mas ele perdeu o Egito e o poder militar da Assíria ficou bastante debilitado, a pontos de resistirem com dificuldades às tribos errantes de tártaros que vieram da Ásia Ocidental.

OTNI

Filho de Semalias e um dos porteiros do templo no tempo de Davi (1 Crônicas 26:7). Era um “homem valente”.

OTNIEL

O segundo dos juizes. A sua mulher Acsa era filha de Calebe (Josué 15:16, 17; Juízes 1:13). Casou com ela como recompensa pela sua bravura, ao comandar uma expedição bem sucedida contra Debir. Cerca de trinta anos após a morte de Josué, os israelitas ficaram sujeitos a Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia. Ele oprimiu-os durante oito anos, altura em que “choraram” perante Jeová e Otniel saiu em sua ajuda. Era o irmão mais novo de Calebe (Juízes 3:8; 9-11). É o único juiz mencionado e de quem se diz estar relacionado com a tribo de Judá. Sob o seu comando, a terra descansou durante quarenta anos.

OUTEIROS DE ABARIM

Um acampamento dos israelitas nas terras altas de Moabe, perto de Zerede (Números 21:11; 33:45).

OZEM

1.Um dos irmãos de Davi. O sexto filho de Jessé (1 Crônicas 2:15).

2.Filho de Jerameel (1 Crônicas 2:25).

OZIAS

Filho de Jorão (Mat 1:8); também chamado Uzias (2 Reis 15:32, 34).

OZNI

Um dos filhos de Gade; também chamado Esbom (Gênesis 46:16; Números 26:16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.