' '

L

L

LABÃO

O filho de Betuel, que era filho de Naor, o irmão de Abraão. Vivia em Harã, na Mesopotâmia. A sua irmã Rebeca foi mulher de Isaque (Gênesis 24). Jacó, um dos filhos deste casamento, fugiu para casa de Labão, com cujas filhas - Raquel e Leia - ele acabou por casar.

LAÍS

Pai de Palti (1 Samuel 25:44).

LAMEQUE

1.Quinto da descendência de Caim. Foi o primeiro a violar as ordens primitivas sobre o casamento (Gênesis 4:18-24). O discurso que dirigiu às suas duas mulheres, Ada e Zila (Gênesis 4:23,24), é o único exemplo existente de poesia antediluviana. É chamado o “Cântico Guerreiro de Lameque”. Lameque era “rude e violento”, não temendo a Deus, nem aos homens. Com ele acaba a raça de Caim. Nada sabemos sobre a sua descendência.

2.Sétimo na linhagem de Sete, sendo o único filho de Matusalém. Noé foi o mais velho dos seus vários filhos (Gênesis 5:25-31; Lucas 3:36).

LÁZARO

1.Irmão de Maria e Marta de Betânia. Foi ressuscitado depois de ter morrido há já vários dias (João 11:1-44). Este milagre excitou tanto a raiva dos Judeus, que eles procuraram matar Jesus e Lázaro.

2.Um pedinte nomeado na parábola registrada em Lucas 16:19-31.

LECA

Trata-se ou de um homem, ou de uma cidade. Em 1 Crônicas 4:21, Er é chamado o pai de Leca. Contudo, Leca parece ter sido, mais propriamente, uma cidade de Judá (não identificada) e não uma pessoa porque a passagem menciona outras cidades num contexto similar.

LEIA

A filha mais velha de Labão e irmã de Raquel (Gênesis 29:16). Jacó casou-se com ela, depois que o seu pai o enganou (Gênesis 29:23). Tinha “olhos ternos”. Deu a Jacó seis filhos (Gênesis 32-35) e também uma filha, Diná (Gênesis 30:21). Acompanhou Jacó até Canaan e morreu antes da ida para o Egito (Gênesis 31). Foi sepultada na cova de Macpela (Gênesis 49:31).

LEMUEL

Um rei a quem a sua mãe instruiu (Pv 31:1-9). Nada sabemos, ao certo, sobre ele. Os rabis identificam-no com Salomão.

LEVI

1.Pai de Matate e filho de Simeão, da linhagem de Jesus (Lucas 3:29).

2.Terceiro filho de Jacó e Leia. A origem do seu nome está nas palavras de Leia: “Agora esta vez se ajuntará (Heb. Yillaveh) o meu marido comigo” (Gênesis 29:34). Levi é mencionado como tendo desempenhado um papel importante na vingança a favor da sua irmã Diná (Gênesis 34:25-31). Ele e os seus três irmãos foram com Jacó (Gênesis 46:11) para o Egito. Ali morreu com a idade de 137 anos (Êxodo 6:16).

3.Um dos apóstolos. Era filho de Alfeu (Marcos 2:14; Lucas 5:27, 29). Também conhecido por Mateus (Mateus 9:9).

LIBNI

Um dos filhos de Gerson, o filho de Levi (Êxodo 6:17; Números 3:18, 21).

LÍDIA

Mulher de Tiatira, uma “vendedora de púrpura” que morava em Filipos (Atos 16:14, 15). Não era judia mas sim prosélita. O Senhor abriu-lhe o coração quando ouviu o evangelho da boca de Paulo (Atos 16:13). Tornou-se, assim, na primeira pessoa da Europa a abraçar o cristianismo. Era, aparentemente, muito rica, pois pôde dar uma casa a Paulo e aos seus companheiros.

LISÂNIAS

Tetrarca de Abilene (Lucas 3:1), cidade situada na vertente sul do Líbano, perto de Damasco.

LOIDE

A avó materna de Timóteo. Paulo elogia a sua fé (2 Timóteo 1:5).

LO-RUAMA

Nome da primeira filha de Oséias e um tipo da rejeição temporária de Jeová em relação ao seu povo (Os 1:6; Os 2:23).

LOTÃ

Um dos filhos de Seir, o horeu (Gênesis 36:20, 29).

LUCAS

Um amigo e companheiro de Paulo durante o seu encarceramento em Roma. Lucas, o médico amado (Filemom 1:24; Colossenses 4:14). Era gentio. Não são conhecidas nem a data, nem as circunstâncias da sua conversão. Segundo ele próprio diz, não “presenciou, nem foi ministro da palavra desde o início” (Lucas 1:2).

É provável que exercesse a profissão de médico em Troas e aí tenha sido convertido por Paulo, a quem se ligou. Acompanhou-o a Filipos mas não partilhou aí a prisão com Paulo, nem o acompanhou depois que libertaram o apóstolo e este iniciou mais uma viagem missionária (Atos 17:1). Na terceira visita que Paulo fez a Filipos (Atos 20:5, 6), voltamos a encontrar Lucas, que provavelmente passara todo esse tempo nessa cidade, um período de sete ou oito anos. A partir daí, Lucas tornou-se no companheiro permanente de Paulo durante a sua viagem a Jerusalém (Atos 20:6-21:18).

Novamente desaparece durante o encarceramento de Paulo em Jerusalém e Cesaréia e só reaparece quando Paulo vai para Roma (Atos 27:1), até onde o acompanha (Atos 28:2, 12-16) e onde permanece com ele até ao fim do seu primeiro encarceramento (Fm 1:24; Cl 4:14). A última notícia do “médico amado” está em 2 Timóteo 4:11.

Existem muitas passagens nas epístolas de Paulo e nos escritos de Lucas que mostram a extensão e a exatidão dos seus conhecimentos médicos.

LÚCIO

Um professor cristão em Antioquia (Atos 13:1) e parente de Paulo (Romanos 16:21). O seu nome é latino mas o seu local de nascimento parece indicar que ele era um dos judeus de Cirene, no Norte de África.

LUDE

Quarto filho de Sem (Gênesis 10:22; 1 Crônicas 1:17). Foi provavelmente o antepassado dos habitantes da Lídia.

LUDEUS E LUDIM

Um filho ou um povo descendente de Sem (Gênesis 10:22; 1 Crônicas 1:17). Nada se sabe destes lídios semíticos mas poderão provavelmente ser identificados com Lubdi, que é mencionada em antigos registros cuneiformes como sendo uma região que se situava entre os rios Tigre e Eufrates Superior.

Há quem situe, seguindo teorias diferentes, a Ludim canita no norte de África, conjenturalmente, claro; e coloque a Lude semítica na Ásia Menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.