' '

I

I

IBAR

Um dos filhos de Davi (1 Crônicas 3:6; 2 Samuel 5:15).

IDO

1.Pai de Baraquias e avô do profeta Zacarias (Zacarias 1:1,7). Foi um dos que voltou da Babilônia (Neemias 12:4).

2.Um levita descendente de Gerson (1 Crônicas 6:21).

3.Pai de Ainadabe, que era um dos fornecedores de Salomão (1 Reis 4:14).

4.Um profeta de Judá que escreveu a história de Reoboão e Abias (2 Crônicas 12:15). Foi também identificado como Oded (1 Crônicas 15:1).

5.Filho de Zacarias (1 Crônicas 27:21), governador de Manassés no tempo de Davi.

IFDEIAS

Um príncipe da tribo de Benjamim, filho de Sasaque (1 Crônicas 8:25).

IGAL

1.Filho de Natã, da cidade de Zobá e um dos guerreiros de Davi (2 Samuel 23:36).

2.Um dos espias da tribo de Issacar (Números 13:7).

ILAI

Um aoíta, de entre os chefes guerreiros de Davi (1 Crônicas 11:29); também chamado Zalmom.

IMAÍAS

Um gibeonita que se juntou a Davi em Ziclague, “valente entre os trinta e capitão de trinta (1 Crônicas 12:4).

INLÁ

Pai de Miquéias, o profeta (2 Crônicas 18:7,8).

IRA

1.Um sacerdote e oficial-mor jairita (2 Samuel 20:26) ou conselheiro confidencial (compare com 2 Samuel 8:18; 1 Crônicas 18:17).

2.Um itrita também pertencente ao grupo dos heróis de Davi (2 Samuel 23:28).

3.Príncipe de uma tribo edomita, no Monte Seir (Gênesis 36:43).

4.Um tecoíta de entre os trinta valentes de Davi (2 Samuel 23:26).

IRADE

Um dos patriarcas antediluvianos. Pai de Meujael (Gênesis 4:18) e neto de Caim.

ISAQUE

O único filho de Abraão e Sara. Dos três patriarcas, ele foi o que mais tempo viveu (Gênesis 21:1-3). Foi circuncidado com oito dias de vida (Gênesis 21:4); e provavelmente quando tinha três anos, foi dada uma festa ao ser desmamado.

O acontecimento memorável que se seguiu na sua vida foi o que se relacionou com a ordem de Deus para que Abraão o oferecesse em sacrifício na montanha que existia na terra de Moriá (Gênesis 22). Quando estava já com 40 anos, Rebeca foi-lhe dada como esposa (Gênesis 24). Quando o seu pai morreu e foi sepultado, Isaque estabeleceu-se em Beer-Laai-Roi (Gênesis 25:7-11), onde os seus dois filhos - Esaú e Jacó - nasceram (Gênesis 21:1-26), o primeiro dos quais parece ter sido o seu favorito (Gênesis 21:27,28).

Por causa da fome (Gênesis 26:1), Isaque foi para Gerar, onde enganou o rei filisteu no que tocava à sua relação com Rebeca, imitando a conduta do seu pai no Egito (Gênesis 12:12-20) e em Gerar (Gênesis 20:2). O rei filisteu repreendeu-o por causa da sua prevaricação.

Após ter passado algum tempo na terra dos filisteus, voltou para Berseba, onde Deus lhe confirmou as bênçãos do concerto e onde Abimeleque fez um concerto de paz com ele.

O seguinte evento importante da sua vida foi a bênção dada aos seus filhos (Gênesis 27:1). Morreu em Manre, “velho e farto de dias” (Gênesis 35:27-29), com 180 anos, tendo sido sepultado na cova de Macpela.

No Novo Testamento é feita referência ao fato de ele quase ter sido oferecido em sacrifício pelo seu pai (Hebreus 11:17; Tiago 2:21), assim como à bênção que ele deu aos seus filhos. Sendo o filho da promessa, é feito o contraste entre ele e Ismael (Romanos 9:7,10; Gálatas 4:28; Hebreus 11:18).

Isaque é, “em dado momento, a imagem do seu pai em devoção simples e pureza de vida e um contraste na sua fraqueza passiva de caráter que, em parte, pelo menos, poderá ter surgido das suas relações com a sua mãe e com a sua mulher. Após a expulsão de Ismael e Agar, Isaque passou a não ter adversários e cresceu na sombra da tenda de Sara, moldado por uma suavidade feminina, através de uma submissão habitual à sua forte e terna vontade.”

A sua vida era tão calma e rotineira, que não ultrapassava “um circulo de alguns quilômetros; tão sincera, que se deixou enganar por Jacó, em vez de não acreditar na sua segurança; tão terna, que a morte da sua mãe se tornou num sofrimento vivo durante vários anos; tão paciente e gentil, que a paz com os seus vizinhos lhe era mais cara do que uma possessão tão cobiçada como um poço de água cavado pelos seus próprios homens; tão imensamente obediente, que ele até põe a sua vida à disposição do seu pai, tão firme na sua confiança em Deus, que a sua maior preocupação pela vida fora foi honrar a promessa divina dada à sua raça”.

ISABEL

Mãe de João Batista (Lucas 1:5). Ela era descendente de Aarão. Tanto ela como o seu marido Zacarias "eram justos perante Deus" (Lucas 1:5,6,13). A visita que Maria fez a Isabel está registrada em Lucas 1:39-63.

ISAÍAS

Filho de Amós (Isaías 1:1; 2:1) que, aparentemente, era um homem de posição humilde. A sua mulher era chamada “a profetiza” (Isaías 8:3), quer porque lhe tivesse sido concedido o dom profético, tal como Débora (Juízes 4:4) e Hulda (2 Reis 22:14-20), ou simplesmente porque era mulher “do profeta” (Isaías 38:1). Teve dois filhos que tinham nomes simbólicos.

Exerceu as suas funções durante o reinado de Uzias (ou Azarias), Jotão, Acaz e Ezequias (Isaías 1:1). Uzias reinou durante 52 anos (810-759 a.C.) e Isaías deve ter começado a sua carreira alguns anos antes da morte deste rei, provavelmente em 762 a.C. Viveu até ao 14º ano de Ezequias e talvez tenha sobrevivido a esse monarca (que morreu em 698 a.C.), podendo ainda ter sido contemporâneo de Manassés durante alguns anos. Assim, Isaías poderá ter profetizado durante um longo período de, pelo menos, 64 anos.

O seu primeiro chamado profético não está registrado. O seu segundo chamado veio “no ano em que o rei Uzias morreu” (Isaías 6:1). Ele exerceu o seu ministério num espírito de firmeza e intrepidez intransigente, relativamente a todos quantos se dedicavam aos interesses religiosos. Não dissimula nada e nada retém por medo dos homens. É também notado pela sua espiritualidade e pela sua reverência para com “o Santo de Israel”.

Na sua juventude, Isaías deve ter-se sentido tocado pela invasão que o monarca assírio Pul levou a cabo contra Israel (2 Reis 15:19); e novamente, vinte anos mais tarde, quando já tinha iniciado o seu ministério, pela invasão de Tiglath-Pileser III e por todas as conquistas que este conseguiu. Acaz, o rei de Judá, neste momento de crise, recusou-se a cooperar com os reis de Israel e da Síria, opondo-se aos assírios e foi, por isso, atacado e derrotado por Rezim, de Damasco e por Peca, de Samaria (2 Reis 16:5; 2 Crônicas 28:5,6). Acaz, desta feita mais humilde, colocou-se ao lado da Assíria e procurou ajuda junto de Tiglath-Pileser III contra Israel e contra a Síria. Como consequência, Rezim e Peca foram conquistados e muitos de entre o povo levados cativos para a Assíria (2 Reis 15:29; 16:9; 1 Crônicas 5:26). Pouco tempo depois disto, Salmaneser decidiu subjugar o reino de Israel. Samaria foi tomada e destruída (722 a.C.). Enquanto Acaz reinou, o reino de Judá não foi molestado pelo poder assírio; mas, ao ascender ao trono, Ezequias (726 a.C.) “rebelou-se contra o rei da Assíria” (2 Reis 18:7), tendo sido encorajado por Isaías, que exortou o povo a depender de Deus (Isaías 10:24; Isaías 37:6). Mas Ezequias fez uma aliança com o rei do Egito (Isaías 30:2-4). Isto fez com que o rei da Assíria ameaçasse o rei de Judá e mais tarde invadisse o país. Senaqueribe (701 a.C.) conduziu o poderoso exército contra a Palestina. Ezequias ficou desesperado e submeteu-se aos assírios (2 Reis 18:14-16). Mas após um breve intervalo, rebentou novamente a guerra e novamente Senaqueribe conduziu o seu exército contra a Palestina, uma parte do qual ameaçou Jerusalém (Isaías 36:2-22; 37:8). Isaías, nessa ocasião, encorajou Ezequias a resistir aos assírios (Isaías 37:1-7), após o que Senaqueribe enviou uma carta ameaçadora ao rei de Judá, a qual ele levou perante o Senhor (Isaías 37:14). O julgamento de Deus caiu agora sobre os assírios. “Tal como Xerxes na Grécia, Senaqueribe nunca recuperou do choque do desastre em Judá. Não fez mais expedições quer contra o sul da Palestina, quer contra o Egito”. Ezequias reinou em paz pelo resto dos seus dias (2 Crônicas 32:23,27-29). Isaías viveu provavelmente durante todo o seu reinado e possivelmente também durante o reinado de Manassés mas o momento e o modo como ele morreu são desconhecidos. A tradição diz que ele foi martirizado no tempo de Manassés.

ISAÍAS

1.Um levita (1 Crônicas 26:25).

2.Um dos chefes dos cantores no tempo de Davi (1 Crônicas 25:3,15).

ISBI-BENOBE

Um dos de Refaim, cuja lança pesava trezentos ciclos de cobre. Foi morto por Abisai (2 Samuel 21:16,17).

ISBOSETE

Dos quatro filhos de Saul, era o mais novo e o único que lhe sobreviveu (2 Samuel 2-4). O seu nome era, originalmente, Es-Baal (1 Crônicas 8:33; 9:39). Tinha cerca de quarenta anos quando o seu pai e os seus três irmãos morreram na batalha de Gilboa.

Através da influência de Abner, primo de Saul, ele foi reconhecido como sucessor ao trono de Saul e reinou sobre todo o Israel, com exceção da tribo de Judá (sobre quem Davi reinava), durante dois anos, tendo como capital a cidade de Maanaim, a este do Jordão (2 Samuel 2:9). Após um reinado incerto e perturbado, ele foi morto por um guarda, que o esfaqueou enquanto ele dormia na sua recâmara, ao meio dia (2 Samuel 4:5-7); e tendo-lhe cortado a cabeça, apresentaram-na a Davi, que os repreendeu firmemente por causa daquele assassinato a sangue frio, tendo ordenado que fossem imediatamente executados (2 Samuel 4:9-12).

ISCÁ

Filha de Arã, irmã de Milca e de Ló (Gênesis 11:29,31).

ISCARIOTES

Veja Judas

ISMAEL

1.Filho de Obadias e príncipe de Zebulom no reinado de Davi e de Salomão (1 Crônicas 27:19).

2.Filho de Netanias, “da semente real” (Jeremias 40:8,15). Conspirou contra Gedalias e, traiçoeiramente, matou-o a ele e a outros. Levou muitos cativos e “partiu para se juntar aos amonitas”.

3.Filho mais velho de Abraão e de Agar, a concubina (Gênesis 16:15; 17:23). Nasceu em Manre, quando Abraão tinha 86 anos, onze anos depois de ter chegado a Canaã (Gênesis 16:3; 21:5). Com a idade de treze anos foi circuncidado (Gênesis 17:25).

Cresceu como um verdadeiro filho do deserto, desobediente e selvagem. Na altura em que Isaque foi desmamado, o seu espírito rude e desobediente brotou em expressões insultuosas e de zombaria (Gênesis 21:9,10); e Sara, ao ver aquilo, disse a Abraão: “Expulsa esta escrava e o seu filho”. Influenciado por uma admoestação divina, Abraão despediu Agar e o seu filho, tendo-lhes dado apenas um pote de água e algum pão. A narrativa que descreve este incidente é um dos eventos mais tocantes e bonitos da vida patriarcal (Gênesis 21:14-16).

Ismael estabeleceu-se em Parã, uma região situada entre Canaã e o monte Sinai; e “Deus estava com ele e tornou-se num grande arqueiro” (Gênesis 21:9-21). Tornou-se num grande chefe do deserto mas da sua história, pouco está registrado. Tinha cerca de noventa anos quando o seu pai morreu e durante o seu enterro faz uma breve aparição. Nessa ocasião, os dois irmãos encontram-se após uma longa separação.

Da sua vida posterior pouco é conhecido. Morreu com 137 anos mas não se sabe como nem onde (Gênesis 25:17). Teve doze filhos, que foram os fundadores de muitas tribos e colônias árabes - os ismaelitas - e que se espalharam pelo deserto da Arábia do Norte, desde o Mar Vermelho até ao Eufrates (Gênesis 37:25,27,28; 39:1).

ISRAÍTA

Designação de um dos oficiais de Davi (1 Crônicas 27:8).

ISSACAR

"E chamou o seu nome Issacar” Gênesis 30:18. Era o nono filho de Jacó e nasceu em Padã-Arã (compare com Gênesis 28:2). Teve quatro filhos enquanto se dirigia ao Egito (Gênesis 46:13; Números 26:23,25).

ITAI

1.Um nativo de Gate. Um filisteu que aparentemente comandava 600 homens que formavam o bando de Davi, durante as suas vagueações (2 Samuel 15:19-22; compare com 1 Samuel 23:13; 27:2; 30:9,10). É depois visto com Davi em Maanaim, tendo, no exército, uma posição igual à de Joabe e de Abisai (2 Samuel 18:2,5,12). Depois deixa de ser notado.

2.Um benjamita de entre os trinta valentes de Davi (2 Samuel 23:29).

ITAMAR

O quarto filho de Arão e o mais novo dos quatro (1 Crônicas 6:3). Foi consagrado ao sacerdócio juntamente com os seus irmãos (Êxodo 6:23); e após a morte de Nadabe e Abiú, ele e Eleazar ocuparam-se das funções sacerdotais (Levítico 10:6,12; Números 3:2). Ele e a sua família ocuparam uma posição de simples sacerdotes, até que o sumo sacerdócio passou para a sua família, na pessoa de Eli (1 Reis 3:27), por razões que não estão registradas.

ITRITA

Dois dos guerreiros de Davi são assim designados (2 Samuel 23:38; 1 Crônicas 11:40).

IZAI

Um dos filhos de Coate e neto de Levi (Êxodo 6:18,21; Números 16:1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.