' '

G

G

GAAL

Filho de Ebede, em quem alguns homens de Siquém "depositaram a sua confiança", quando se tornaram descontentes com Abimeleque. Foi ele que liderou a revolução e conduziu os homens de Siquém contra Abimeleque; mas foi derrotado, fugindo para sua casa (Juízes 9:26-46). Não mais se ouve falar dele depois desta batalha.

GAAR

Um dos chefes dos netinins, cujos descendentes voltaram para Jerusalém no tempo de Zorobabel (Esdras 2:47).

GABRIEL

Usado como nome próprio, designa o anjo enviado a Daniel (Daniel 8:16), com o objetivo de lhe explicar a visão do carneiro e do bode, assim como comunicar-lhe a profecia das setenta semanas (Daniel 9:21-27).
Ele anunciou também o nascimento de João Batista (Lucas 1:11) e do Messias. Gabriel descreve-se a si mesmo com as palavras: "Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus" (Daniel 1:19).

GADE

Um profeta que se juntou a Davi no "lugar forte". Ao ser aconselhado por ele, Davi mudou-se para o bosque de Herete (2 Crônicas 29:29; 1 Samuel 22:5). Muitos anos depois, ele é mencionado em ligação com o castigo infligido por Deus a Davi, quando este numerou o povo (2 Samuel 24:11-19; 1 Crônicas 21:9-19). Ele escreveu um livro chamado "Atos de Davi" (1 Crônicas 29:29). Esteve na base da ordenação dos serviços musicais da "casa de Deus" (2 Crônicas 29:25). Foi-lhe dado o título de "vidente de Davi" (2 Samuel 24:11,13; 1 Crônicas 21:9).

GADI

O representante da tribo de Manassés entre os doze "espias" enviados por Moisés (Neemias 13:11).

GADIEL

O representante da tribo de Zebulom entre os doze "espias" (Neemias 13:10).

GAIO

1. Um cristão da Ásia Menor a quem João se dirige na sua Terceira Epístola.

2. Um homem de Derbe que acompanhou Paulo até à Ásia, na sua última viagem a Jerusalém.

3. Um macedônio, companheiro de viagens de Paulo e seu hospedeiro em Corinto, quando ele escreveu a sua epístola aos Romanos (Romanos 16:23). Ele e a sua casa foram batizados por Paulo (1 Coríntios 1:14). Durante a revolta pagã contra Paulo em Éfeso, a multidão capturou Gaio e Aristarco, por não conseguir encontrar Paulo e dirigiram-se, com eles, para o teatro.

GÁLIO

O irmão mais velho de Seneca, o filósofo, que foi tutor e, durante algum tempo, ministro do imperador Nero. Foi "procurador", i.e., procônsul da Acaia, como se refere na Versão Revista, no tempo do imperador Cláudio quando Paulo visitou Corinto (Atos 18:12). A palavra aqui utilizada por Lucas, ao descrever a posição ocupada por Gálio, mostra a sua exatidão. Acaia era uma província senatorial no tempo de Cláudio e o governador de tal província era chamado um "procônsul". Os seus contemporâneos referem-se-lhe como "o amável Gálio" e ele é descrito como o homem mais popular e afetuoso da sua época. Quando os judeus trouxeram Paulo perante o seu tribunal, acusando-o de persuadir "os homens a servir Deus contra a lei" (Atos 18:13), Gálio recusou-se a ouvi-los e "expulsou-os do tribunal" (Atos 18:16).

GAMALIEL

1. Filho do rabi Simeão e neto do famoso rabi Hilel. Era fariseu e, por isso, um opositor dos saduceus. Era conhecido pela sua erudição, tendo sido presidente do Sinédrio durante os reinados de Tibério, Calígula e Cláudio. Morreu, segundo se diz, com 85 anos, antes da destruição de Jerusalém.

Quando os apóstolos foram apresentados ao Conselho, acusados de pregarem a ressurreição de Jesus, o zeloso fariseu Gamaliel aconselhou moderação e calma. Como referência a eventos bem conhecidos, ele aconselhou-lhes "a absterem-se de fazer algo àqueles homens. "Se o seu trabalho ou conselho for de homens, desfazer-se-á; mas se for de Deus, não poderão desfazê-lo". Por isso, deveriam acautelar-se para que não fossem achados "combatendo contra Deus" (Atos 5:34-40). Paulo foi um dos seus discípulos (Atos 22:3).

2. Um chefe da tribo de Manassés na altura do censo no Sinai (Neemias 1:10; 2:20;7:54,59).

GAMUL

Chefe de um dos turnos sacerdotais (1 Crônicas 24:17).

GAREBE

Um dos guerreiros de Davi (2 Samuel 23:38).

GEAZI

Servo de confiança de Eliseu (2 Reis 4:31; 5:25; 8:4,5). Aparece ligado à história da sunamita (2 Reis 4:14,31) e de Naamã, o sírio. Nesta última ocasião, ele foi culpado de duplicidade e desonestidade de caráter, fazendo com que Elias denunciasse o seu crime com justa severidade e pronunciasse contra ele uma terrível condenação: "A lepra de Naamã se pegará a ti e à tua semente para sempre" (2 Reis 5:20-27).
Mais tarde, vai contar ao rei Jorão os grandes feitos do seu mestre (2 Reis 8:1-6).

GEBER

 (1 Reis 4:19). Um fornecedor de Salomão, cuja jurisdição cobria uma parte de Gileade, compreendendo todo o reino de Siom e parte do reino de Ogue.

GEDALÍAS

Filho de Jedutum (1 Crônicas 25:3,9).

GEDALIAS

1. Filho de Aicão e neto de Safã. Foi o secretário do rei Josias (Jeremias 26:24). Depois da destruição de Jerusalém, Nabucodonosor permitiu que ele ficasse a governar o país como seu tributário (2 Reis 25:22; Jeremias 40:5). Contudo, Ismael, o chefe de uma fação da família real, "judeus implacáveis", levantou-se contra ele, matando-o e "a todos os judeus que estavam com ele" (Jeremias 41:2,3) em Mizpá, cerca de três meses após a destruição de Jerusalém. Ele e o seu bando saquearam a cidade de Mizpá, fazendo muitos cativos. Foi, no entanto, atingido por Joanã e derrotado. Mas Ismael fugiu com oito dos seus homens e dirigiu-se para junto dos amonitas. Os poucos judeus que restaram fugiram para o Egito.

2. Um dos judeus nobres que conspirou contra Jeremias (Jeremias 38:1).

3. Avô do profeta Sofonias e pai de Cusi (Sofonias 1:1).

GEDEÃO

Também conhecido por Jerubaal (Juízes 6:29,32). Foi o primeiro dos juizes a ter a sua história narrada nas Escrituras (Juízes 5:1-8:35). O seu chamado marca o início do segundo período da história dos juizes. Após a vitória que Débora e Baraque conseguiram sobre Jabim, Israel novamente se afundou na idolatria e os midianitas, os amalequitas, assim como os outros "filhos do Este", atravessaram o Jordão todos os anos, durante sete anos consecutivos, com o objetivo de pilharem e assolarem a terra. Gideão recebeu um chamado direto de Deus para que levasse a cabo a tarefa de libertar a terra daqueles invasores dados à guerra. Era da família de Abiezer (Josué 17:2; 1 Crônicas 7:18) e da pequena cidade de Ofra (Juízes 6:11). Primeiro, acompanhado de dez dos seus servos, ele derrubou os altares de Baal e o bosque que estava perto deles, fazendo, depois, soar a trombeta de alarme. O povo, então, reuniu-se no cimo do Monte Gilboa, sendo em número de 22.000 homens. Estes, contudo, ficaram reduzidos a 300. Este exército armado com tochas, cântaros e buzinas desceram rapidamente de três pontos diferentes do campo de Midiã, à meia noite, no vale a norte de Moré, gritando: "Pelo Senhor e por Gideão" (Juízes 7:18). Aterrorizados, os midianitas ficaram confundidos e na escuridão, mataram-se uns aos outros, de modo que, de um exército de 120.000 homens, somente 15.000 escaparam com vida.

A recordação desta grande libertação impressionou grandemente a nação (1 Samuel 12:11; Salmos 83:11; Isaías 9:4; 10:26; Hebreus 11:32). E a terra descansou durante 40 anos.

Gideão morreu bem velho e foi sepultado junto de seus pais. Pouco depois da sua morte, houve outra mudança. O povo novamente se esqueceu de Jeová e começou a adorar a Baalim, "nem usaram de beneficência com a casa de Jerubaal" (Juízes 8:35).

Gideão teve setenta filhos, uma descendência tristemente degenerada e fraca, com exceção de Abimeleque, que parece ter tido muita da coragem e energia do seu pai, embora tivesse uma ambição inquieta e sem escrúpulos. Juntou um grupo de homens à sua volta e matou todos os filhos de Gideão em cima duma pedra, com exceção de Jotão.

GEMARIAS

1. O filho de Hilquias que acompanhou Safã, quando este foi levar a Nabucodonosor o dinheiro do tributo, da parte de Zedequias e que, ao mesmo tempo, foi portador de uma carta da parte de Jeremias para os judeus cativos na Babilônia (Jeremias 29:3,4).

2. Filho de Safã e um dos levitas do templo no tempo de Joaquim (Jeremias 36:10; 2 Reis 22:12). Baruque leu em voz alta para o povo as profecias de Jeremias, a partir da câmara de Gemarias e, mais uma vez, perante Gemarias e outros escribas, ele leu as profecias de Jeremias (Jeremias 36:11-20) que encheram o de terror. Gemarias juntou-se, depois, a outros e todos pediram ao rei que não destruísse as profecias que Baruque lera.

GERA

1.Pai de Eúde, o juiz (Juízes 3:15)

2.Pai de Simei que, tão grosseiramente, injuriou Davi (2 Samuel 16:5 e 2 Samuel 19:16,18).

3.Filho de Belá e neto de Benjamim (1 Crônicas 8:3,5,7).

GERSON

1.Um descendente de Finéias que regressou da Babilônia com Esdras (Esdras 8:2).

2.Filho de Manassés (Juízes 18:30).

3.Filho mais velho de Levi (1 Crônicas 6:16,17,20,43,62,71; 15:7). No deserto, os filhos de Gerson tinham a cargo os tecidos para o tabernáculo, quando tinham que o transportar de um sítio para o outro: as cortinas, os véus e a cobertura da tenda (Neemias 3:21-26). Treze cidades levítica caíram nas mãos dos gersonitas (Josué 21:27-33).

4.Filho mais velho de Moisés, que nasceu em Midiã (Êxodo 2:22; 18:3). Quando se dirigiu para o Egito com a sua família, em obediência à ordem de Deus, Moisés foi atacado por uma doença súbita e perigosa (Êxodo 4:24-26) e Zípora acreditou que fosse devido ao fato de ele não ter circuncidado o seu filho. Então, ela pegou numa "pedra aguda" e circuncidou o seu filho Gerson, dizendo: "Certamente me és um esposo sanguinário", i.e., pelo sangue do seu filho ela ganhou o seu marido de volta.

GERUBATE

Filho de Hadade, da família real edomita. Foi educado na casa de Faraó. A sua mãe era irmã de Tafres, a mulher do rei do Egito mencionada em 1 Reis 11:20.

GESEM

Provavelmente, o chefe dos árabes a sul da Palestina. Um dos inimigos dos judeus, após o regresso da Babilônia (Neemias 2:19; 6:1,2). Uniu-se a Sambalate e a Tobias e todos se opuseram à reconstrução das muralhas de Jerusalém.

GIRGASITA

Descendentes do quinto filho de Canaan (Gênesis 10:16) e uma das primeiras tribos a habitar a terra de Canaan, antes dos Israelitas (Gênesis 15:21; Deuteronômio 7:1). Eram um dos ramos da grande família dos heveus. Não se sabe ao certo que posição geográfica ocupavam. É provável que vivessem algures na parte central da Palestina Ocidental.

GOG

Nome do líder de um grupo hostil descrito em Ezequiel 38 e Ezequiel 39. Viria "das bandas do norte" com o fim de destruir o povo de Israel. Esta profecia é vista como tendo sido cumprida com os conflitos entre os Macabeus e Antioco, com a invasão e destruição dos caldeus e com os êxitos temporários e destruição que estava reservada aos turcos. Mas "todas estas interpretações são inadequadas e pouco satisfatórias. A visão relacionada com Gog e Magog (Apocalipse 20:8) é, no fundo, uma reafirmação da profecia de Ezequiel. Mas enquanto que Ezequiel contempla o grande conflito sob uma luz mais geral, aquilo que certamente estaria relacionado com o Messias e que, então, teria conseqüências decisivas, João, por outro lado, escrevendo no início dos tempos do Messias, descreve as últimas lutas e vitórias da causa de Cristo. Em ambos os casos, a visão descreve as últimas obras do mal no mundo e os resultados relacionados com o reino de Deus. Acontece que o ponto de partida de uma delas se situa mais no futuro do que o da outra.

GOGUE

Um rubenita (1 Crônicas 5:4), pai de Simei.

GOLIAS

1.Em 2 Samuel 21:19, lemos sobre um outro gigante que foi morto por El-Hanã. A sua lança era a "haste como o órgão do tecelão". Algumas versões intercalam as palavras "o irmão de" em 1 Crônicas 20:5, onde o gigante é chamado Lami.

2.Um famoso gigante de Gate, que durante quarenta dias desafiou abertamente os exércitos de Israel, mas que acabou por ser morto por Davi, com uma pedra da sua funda (1 Samuel 17:4). É provável que fosse um descendente dos de Refaim, que encontraram refúgio entre os filisteus, quando foram dispersos pelos amonitas (Deuteronômio 2:20,21). Media "seis côvados e um palmos," o que, igualando a 21 polegadas, dá um total de 10 pés e meio. Davi cortou-lhe a cabeça (1 Samuel 17:51) e trouxe-a para Jerusalém, pendurando na sua tenda a armadura que lhe tirara. A espada de Golias foi preservada em Nobe como troféu religioso. A vitória que Davi obteve sobre Golias foi o ponto de viragem da sua vida. Passaram-no a ver como o libertador de Israel, o chefe das gentes de guerra de Saul e um amigo devotado de Jônatas.

GOMER

1.Filha de Diblaim que, provavelmente em visão, se tornou na mulher de Oséias (Oséias 1:3).

2.Filho mais velho de Jafé e pai de Asquenaz, Rifá e Togarma (Gênesis 10:2,3), cujos descendentes formaram o principal ramo da população do sudoeste da Europa. É geralmente visto como o antepassado dos Celtas e dos Cimérios que, nos tempos antigos, se estabeleceram a norte do Mar Negro, tendo dado o seu nome à Crimeia, a antiga Quersoneso Taurica. Encontram-se traços da sua presença nos nomes Bósforo Cimeriano, Istmo Cimeriano, etc. No século VII a. C., foram expulsos pelos Cítas do local onde primeiro se tinham instalado, tendo, então, invadido a Ásia Menor, de onde foram, depois, expulsos. Reaparecem mais tarde, no tempo dos romanos. Eram os cimbrios do norte e oeste da Europa, a partir de onde atravessaram para as Ilhas Britânicas, constituindo os antepassados dos celtas e dos galeses. Assim, toda a raça celta pode ser vista como sendo descendente de Gomer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.