' '

F

F

FANUEL

Pai da profetiza Ana (Lucas 2:36).

FEBE

Uma diaconisa “na igreja que está em Cencréia,” um porto de Corinto. Foi provavelmente a portadora da epístola de Paulo aos Romanos. Paulo recomendou-a aos cristão de Roma; “porque tem,” diz ele, “hospedado a muitos, como também a mim mesmo” (Romanos 16:1, 2).

FÉLIX

O procurador romano da Judéia perante quem Paulo "discorreu" (Atos 24:25). Parece que ele esperava que Paulo o subornasse e, por isso, manteve com ele várias entrevistas. Os "louváveis serviços" mencionados em Atos 24:3 referiam-se ao fato de ele estar a limpar o país de todos os bandidos e impostores.

Ao fim de um mandato de três anos, Pórcio Festo foi nomeado para o lugar de Félix (60 d.C.) que, nessa altura, foi para Roma e aí foi acusado, pelos judeus de Cesaréia, de crueldade e má administração. A acusação foi considerada nula, devido à influência que o seu irmão Pallos tinha sobre Nero.

Drúsila, a filha de Herodes Agripa, tendo sido induzida por Félix a deixar o seu marido, o rei de Emesa, tornou-se sua companheira adúltera. Ela esteve sentada ao seu lado, quando Paulo proferiu o seu discurso perante os juizes. Quando Félix cedeu o seu lugar a Festo, "desejando dar prazer aos judeus", manteve Paulo preso.

FESTO, PÓRCIO

O sucessor de Félix (60 d.C.) como procurador da Judéia (Atos 24:27). Poucas semanas depois de ele ter sido nomeado, o caso de Paulo, então preso em Cesaréia, foi trazido perante ele. No "dia seguinte", depois que se dirigiu a Cesaréia, Festo ouviu o que Paulo tinha a dizer em sua defesa, na presença de Herodes Agripa II e da sua irmã Berenice, sentindo que nada do que ele dissera pedia a morte ou a prisão. Festo tê-lo-ia libertado, se Paulo não tivesse apelado para César (Atos 25:11,12). Como conseqüência deste apelo, Paulo foi mandado para Roma. Festo, depois de ocupar aquele lugar durante menos de dois anos, morreu na Judéia.

FICOL

Príncipe do exército de Abimeleque, o rei filisteu de Gerar. Fez um pacto com Abraão relativamente a um certo poço que, dadas as circunstâncias, se passou a chamar Berseba, “porquanto ambos juraram ali” (Gênesis 21:22, 32; 26:26).

FIGELO

Um cristão da Ásia, que se apartou de Paulo durante o seu segundo encarceramento em Roma (2 Timóteo 1:15). Nada mais se sabe sobre ele.

FILEMOM

Um habitante de Colosso e, aparentemente, alguém com uma boa reputação entre os cidadãos daquela cidade (Colossenses 4:9; Filemom 1:2). Entrou em contato com o Evangelho através de Paulo (19) e ocupou um lugar proeminente na comunidade cristã pela sua piedade e beneficência (4-7). É mencionado na sua epístola como “nosso cooperador” e, por isso, terá ocupado um qualquer cargo na igreja de Colosso; seja como for, o título demonstra que ele tomou parte na obra de propagação do Evangelho.

FILETO

Juntamente com Himeneu, em Éfeso, disse que “a ressurreição era já feita” (2 Timóteo 2:17, 18). Esta é uma heresia gnóstica mantida pelos nicolaítas.

FILIPE

Um dos “sete” (Atos 6:5), também chamado “o evangelista” (Atos 21:8, 9). Foi um dos que fugiu por causa da perseguição que a morte de Estêvão despoletou. Foi primeiro para Samaria, onde trabalhou como evangelista, sendo bem sucedido (Atos 8:5-13). Enquanto ali permaneceu, recebeu uma ordem divina para seguir para o sul, pela estrada que ligava Jerusalém a Gaza. Estas cidades estavam ligadas por duas estradas. A que Filipe foi induzido a tomar, era a que passava por Hebrom e, por consequência, através de uma região pouco habitada, sendo, por isso, apelidada de “deserto”. Enquanto por aí seguia, foi ultrapassado por uma quadrilha na qual se encontrava um etíope, o eunuco da rainha Candace, que estava lendo, provavelmente da versão Septuaginta, um trecho das profecias de Isaías (Isaías 53:6,7). Filipe estabeleceu conversa com ele, explanou-lhe aqueles versículos e pregou-lhe as boas novas da salvação.

O eunuco recebeu a mensagem e creu nela, tendo sido batizado, após o que partiu, regozijando-se. Filipe foi imediatamente transportado pelo Espírito, após o batismo e o eunuco não mais o viu. Filipe achou-se depois em Azoto, onde prosseguiu a obra evangélica, até voltar para Cesaréia. Não volta a ser mencionado novamente durante cerca de vinte anos, para ser visto mais tarde ainda em Cesaréia (Atos 21:8), quando Paulo e os seus companheiros se dirigiam para Jerusalém. A partir daí, desaparece completamente.

FILIPE

1. Um dos doze apóstolos. Era natural de Betsaida, “a cidade de André e Pedro” (João 1:44). Respondeu prontamente ao chamado de Jesus, quando Ele se lhe dirigiu (43), trazendo também Natanael a Jesus (45,46). Parece ter ocupado um lugar proeminente entre os apóstolos (Mateus 10:3; Marcos 3:18; João 6:5-7; 12:21, 22; 14:8, 9; Atos 1:13). Da sua vida posterior nada é conhecido. Diz-se que pregou na Frígia e que morreu em Hierápolis.

2. O “tetrarca da Itureia” (Lucas 3:1). Filho de Herodes, o Grande e irmão de Herodes Antipas. A cidade de Cesaréia de Filipo foi assim chamada em parte por causa dele (Mateus 16:13; Marcos 8:27).

3. Mencionado somente em conexão com o encarceramento de João Batista (Mateus 14:3; Marcos 6:17; Lucas 3:19). Era filho de Herodes, o Grande e foi o primeiro marido de Herodias e pai de Salomé.

FINÉIAS

1. Um dos filhos de Eli, o sumo sacerdote (1 Samuel 1:3; 2:12). Ele e o seu irmão Hofni foram culpados de grandes crimes e, por isso, a destruição caiu sobre a casa de Eli (31). Ele morreu na batalha contra os filisteus (1 Samuel 4:4, 11); e a sua mulher, ao ouvir dizer que ele tinha morrido, deu à luz o seu filho, ao qual chamou “Icabô”, morrendo de seguida (19-22).

2. Filho de Eleazar, o sumo sacerdote (Êxodo 6:25). Enquanto ainda jovem, notabilizou-se em Sitim pelo zelo que demonstrou contra a imoralidade com que as Moabitas tentaram o povo (Números 25:1-9), fazendo, assim, parar a praga que recaíra sobre o povo e pela qual morreram 24 mil de entre o povo. Por causa da sua fidelidade nessa ocasião, recebeu a aprovação divina (10-13). Mais tarde, comandou o exército contra os midianitas (Números 31:6-8). Quando os representantes do povo foram enviados a protestar contra as duas tribos e meia que, logo depois de atravessarem o Jordão, construíram um altar e partiram sem darem qualquer explicação, Finéias era o seu líder e dirigiu-se-lhes com as palavras que estão registradas em Josué 22:16-20. Segue-se-lhe a explicação das tribos. Aquele altar era destinado a permanecer como testemunha de que eles ainda faziam parte de Israel. Finéias foi, mais tarde, o conselheiro-chefe na guerra contra os benjamitas. É recordado no Salmos 106:30, 31.

FLEGONTE

Um cristão romano a quem Paulo envia as suas saudações (Romanos 16:14).

FORTUNATO

Um discípulo natural de Corinto que visitou Paulo em Éfeso, retornando na companhia de Estéfanas e Acaico, os portadores da primeira carta do apóstolo para os Coríntios (1 Coríntios 16:17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.