' '

EXISTE CONTROVÉRCIA NA GENEALOGIA DE JESUS?

Mateus 1.1-16 registra a genealogia de Jesus por meio de José, que também era descendente do rei Davi. Sendo filho adotivo do carpinteiro de Nazaré, tornou-se herdeiro legal, com direito a herança.
Observe cuidadosamente as palavras do verso 16: “E Jacó gerou José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo”. Essa declaração contrasta com a fórmula seguida nos versos precedentes sobre a sucessão dos ancestrais de José: “Abraão gerou Isaque; Isaque gerou Jacó...”


Lucas 3.23-38 registra a linhagem genealógica de Maria, dirigindo-se ao passado remoto, pois ultrapassa Abraão até chegar a Adão, o início da raça humana. Isso está implícito nas palavras do verso 23: “(Jesus) era, como se pensava, filho de José, filho de Eli”. A expressão “como se pensava” indica que na verdade Jesus não era um filho biológico de José, ainda que essa paternidade fosse presumida pelo povo.

Chama-nos também a atenção o fato de que Maria necessariamente foi mãe de Jesus, sem que estivesse tido pai humano. Por intermédio dela, Jesus participou de uma linhagem que passava por Davi. Essa genealogia inicia-se com Eli, na verdade, com seu sogro, pois o pai de José chamava-se Jacó (Mt 1.16).

A ascendência de Maria passava por Natã, filho de Bate-Seba (ou Bate-Sua, de acordo com 1 Crônicas 3:5), esposa do segundo rei de Israel. Portanto, Jesus descendeu de Davi de forma natural, por intermédio de Natã e, de modo legal, por intermédio de Salomão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.