' '

É normal uma pessoa sentir que ficará só pelo resto da vida?

 
Atualmente, existem em algumas cidades muitas pessoas que já moram só e que apresentam uma vida bastante independente. Não podemos dizer que são pessoas solitárias, desde que elas se sintam em paz com essa situação.
 
Entretanto, o que se mostra é que o sentimento de solidão pode estar presente em qualquer lugar ou situação. A pessoa pode sentir solidão durante uma festa com os amigos, no trabalho e até mesmo dentro de casa com a própria família.

Cada ser humano vem sozinho ao mundo, atravessa pela vida como uma pessoa separada e morre finalmente sozinho. As fases de passagem pela vida física e para além dela trazem muitas experiências, onde tudo é passageiro e impermanente. As situações, os encontros e os fatos da vida surgem, permanecem por algum tempo e se vão.
 
Portanto, procure refletir quando estiver sentido solidão. Com o que você ainda está resistindo no seu momento atual? Existe algo que precisa partir e você ainda não percebeu ou não aceitou essa possibilidade?

A idéia da separação e do estar só é apenas uma ilusão, pois nada se vai totalmente e nada está separado. Ficará sempre a lembrança no qual contém toda a experiência e vivência ocorrida o que é muito rico.

Perceber que você está se sentindo só é muito importante para o seu crescimento. Utilize desse sentimento como uma alavanca para assumir plenamente a sua vida, para agir a partir de si, fortalecer a sua base e seguir em frente, manifestando a sua própria força dentro dos seus objetivos.
 
Tenha a sua própria companhia, dê atenção, escute, e acolha aquilo que você é e manifesta. Seja o seu melhor amigo. A partir de então, você perceberá que a solidão deixará de existir naturalmente.
 
Antigamente a gente nascia, crescia e morria na mesma cidade, e, em muitos casos, até na mesma casa. As famílias eram tão numerosas, que em muitos casos reuniam até três gerações sob o mesmo teto, e por isso não havia lugar para a solidão.

Hoje em dia não existe mais este tipo de família, salvo muito raramente. Os filhos se separam dos seus pais para ir estudar ou trabalhar em outra cidade, e, em muitos casos, até fora do país, causando assim a sua própria solidão, ou a de seus pais. Grande parte dos divórcios e separações também é causa de um grande número de pessoas solitárias.

Vamos fazer um pequeno teste? Só para se situar numa escala da solidão.
Marque a letra correspondente à resposta que melhor ilustra os seus sentimentos.
Sendo:
F = Frequentemente eu me sinto assim.
A = Algumas vezes eu me sinto assim.
R = Raras vezes eu me sinto assim.
N = Nunca me sinto assim.


1. Sinto-me infeliz fazendo as coisas sozinho:
            F          A         R         N

2. Não tenho ninguém com quem conversar:
            F          A         R         N        

3. Não agüento ficar só:
            F          A         R         N

4. Sinto falta de companhia:
            F          A         R         N

5. Sinto que ninguém me compreende:
            F          A         R         N

6. Fico esperando que as pessoas me procurem, ou que me escrevam:
            F          A         R         N

7. Não tenho a quem recorrer quando tenho algum problema:
            F          A         R         N

8.Penso que Deus me abandonou:
            F          A         R         N

9. As pessoas que me rodeiam não compartilham das minhas ideias e dos meus interesses:
            F          A         R         N

10. Sinto-me abandonado por todos:
            F          A         R         N

11.Sinto-me completamente só:
            F          A         R         N

12.Sinto-me constrangido a comunicar-me com as pessoas que me cercam:
            F          A         R         N

13. As minhas relações sociais são superficiais:
            F          A         R         N

14.Desejo a companhia de outros:
            F          A         R         N

15. Ninguém me conhece realmente bem:
            F          A         R         N

16. Sinto-me isolado dos demais:
            F          A         R         N

17.Sinto-me por ser tão retraído:
            F          A         R         N

18. Tenho dificuldades para fazer amigos:
            F          A         R         N

19.Sinto-me desprezado e excluído do círculo das demais pessoas:
            F          A         R         N

20. As pessoas estão ao meu redor, mas não estão comigo:
            F          A         R         N

Total de pontos:
Marque dois pontos para cada “F” e um ponto para cada “A”. Quanto maior for a sua pontuação, mais crítico será seu problema de solidão. Se a sua pontuação for alta (40 é o máximo), está na hora de refletir sobre você mesmo e sobre a sua atitude em relação às outras pessoas. Se a sua pontuação for baixa, parabéns! Você é uma pessoa que sabe lidar com a sua solidão!

A solidão é um problema comum que tem sido descrito como uma das fontes mais universais do sofrimento humano. Sentir-se solitário é tomar consciência de que nos falta um contato significativo com outros. A solidão envolve um sentimento íntimo de vazio que pode ser acompanhado de tristeza, desânimo, sensação de isolamento, inquietação, ansiedade e um desejo intenso de ser amado e necessário a alguém. As pessoas solitárias, em geral, sentem-se “deixadas de lado”, indesejadas ou rejeitadas, mesmo quando cercadas por outros. Existe por vezes uma sensação de desespero e um desejo intenso de manter qualquer tipo de relação que possa aliviar a terrível dor da solidão involuntária.

O psicólogo cristão Craig Ellison (“Loneliness: A social-DEvelopmental Analysis”) sugeriu a existência de três tipos de solidão: emocional, social e existencial.

Solidão emocional.
Envolve a falta ou perda de uma relação psicologicamente íntima com outra pessoas ou pessoas. O indivíduo emocionalmente solitário sente-se muito só e pode recuperar-se penas quando estabelece novos relacionamentos em profundidade com outros.

Solidão social.
É o sentimento de falta de propósito, ansiedade e vazio. A pessoa sente-se como se estivesse “fora de tudo” e à margem da vida. Em lugar de uma relação profunda com uma companheira específica, a pessoa socialmente separada precisa de um grupo de apoio composto de amigos que a aceitem e tenham facilidade para associar-se com outros.

Solidão existencial.
Refere-se ao sentido de isolamento que vem quando a pessoa está afastada de Deus e sente que a vida não têm significado ou propósito. Tais pessoas precisam de uma comunhão e relação crescentes com Deus, preferencialmente dentro dos limites de uma comunidade de crentes interessados e que lhe dêem atenção.
É importante distinguir “solidão” de “isolamento”. Isolar-se é afastar-se voluntariamente das pessoas; quando, porém, nos vemos forçados a permanecer sozinhos, isso é solidão.
A solidão é raramente discutida na Bíblia, embora seja repetidamente observada na vida de gigantes da fé como Jacó, Moisés, Neemias, Elias e Jeremias. Davi queixou-se certa vez por sentir-se sozinho e aflito (Salmos 25:16) . Jesus, que conhece todas as nossas enfermidades, certamente sentiu solidão no Getsêmani. João terminou sua vida sozinho na Ilha de Patmos, e o apóstolo Paulo aparentemente passou seus últimos dias na prisão.
A Igreja local pode e deve ser o melhor antídoto para a solidão. As pessoas podem ser encorajadas a adorar na igreja, a envolver-se em suas atividades e a aceitar a companhia dos membros da igreja. É necessário criar oportunidades para programas significativos, especialmente nos fins de semana, quando as pessoas solitárias correm para grupos de encontro, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.