' '

Deus pode arrepender-se?

O arrependimento de Deus não é uma alteração quanto aos propósitos, e sim, uma mudança de atitude. Tal mudança, quando ocorrida no homem, usualmente implica numa mudança operada na mente, pelo que também a palavra arrependimento, na linguagem humana representa tal mudança.

Deus, entretanto, nunca muda de mente: Sua mente é constante, tanto no que diz respeito ao amor como no que tange à santidade. Quando o homem muda em seu comportamento, então Deus muda sua atitude para com ele.

A expressão “arrependeu-se Deus” é simplesmente uma indicação, em linguagem humana, de que a atitude de Deus para com o homem a pecar é necessariamente diferente da atitude de Deus para com o homem a obedecer.

Deus não se arrepende como um ser humano o faz:

“Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” (Números 23:19).

Passagens em que Deus arrepende-se e muda seus propósitos:

Gênesis 6:7“E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito”.

A ruína da humanidade se estenderia a todas as criaturas vivas que Deus pôs na terra.

Êxodo 32:14“Então o SENHOR arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo”.

Neste versículo está um maravilhoso exemplo da interação entre uma intercessão com fé e o propósito do Senhor. Deus tinha a intenção de poupar Israel. Contudo, Ele incluiu Moisés no processo ao fazer com que ele orasse pela consequencia justa e correta. O Senhor usa nossas orações combinadas com SUS próprias determinações para fazer com que sua vontade seja feita.

1 Samuel 15:11,35“Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao SENHOR. E nunca mais viu Samuel a Saul até ao dia da sua morte; porque Samuel teve dó de Saul. E o SENHOR se arrependeu de haver posto a Saul rei sobre Israel”.

O verbo ver aqui significa dar atenção ou considerar com interesse. O ponto importante é que Deus já não mais considerava Saul um rei, e da mesma maneira pensava Samuel.

Salmos 106:45; 135:14“E se lembrou da sua aliança, e se arrependeu segundo a multidão das suas misericórdias. Pois o SENHOR julgará o seu povo, e se arrependerá com respeito aos seus servos”.

A rebeldia diante de suas bênçãos abundantes já existia há muito tempo, quando Deus, por fim, ficou irado. Todavia, mesmo em meio à sua ira, sua natureza misericordiosa mostrou-se evidente. Deus continuou fiel, mesmo enquanto o povo ainda o desafiava.

Jeremias 15:6 – “Tu me deixaste, diz o SENHOR, e tornaste-te para trás; por isso estenderei a minha mão contra ti, e te destruirei; já estou cansado de me arrepender”.

O povo retirou de si o julgo da aliança e caminhou para trás em vez de seguir adiante em obediência.
Quando Deus diz “estou cansando de me arrepender”, refere-se ao fato de Deus se restringir e não destruir totalmente Israel e Judá. Por centenas de anos o Senhor havia evitado punir plenamente Israel por causa de sua idolatria e infidelidade.

Oséias 11:8“Como te deixaria, ó Efraim? Como te entregaria, ó Israel? Como te faria como Admá? Te poria como Zeboim? Está comovido em mim o meu coração, as minhas compaixões à uma se acendem”.

Como o Senhor ponderou o julgamento de Israel, seus pesares o moveram a deixar de aniquilar o povo. Admá e Zeboim, cidades irmãs de Sodoma e Gomorra, foram destruídas pelo juízo de Deus (veja Gênesis 10:19; 14:2,8; Deuteronômio 29:23).

Joel 2:13,14“E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o SENHOR vosso Deus?”

Deus não fica satisfeito com o arrependimento da boca para fora. Rasgar as próprias vestes era um costume que expressava grande luto ou remorso (Josué 7:6; 1 Samuel 4:12). Mas, como todo ato externamente visível, podia-se rasgar as vestes sem tristeza nem arrependimento verdadeiros. Deus queria mais do que simples palavras ou atos exteriores. Ele queria que o coração do povo mudasse e que se entristecesse ao pecar.
Deus reluta em castigar. Julgar é uma tarefa inerente de Deus, mas Ele não gosta de punir ninguém; prefere que todos se arrependam (Isaías 28:21).

Jonas 3:9,10 – “Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos? E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez”.

Às vezes, o juízo anunciado por Deus não é o que Ele realmente intenta (Jonas 4:2; Jeremias 18:7,8; Amós 7:3). Nesses anúncios, o Altíssimo, normalmente, oferece misericórdia e perdão (Sofonias 2:1-3).

Paulo afirmou sua confiança na fidelidade de Deus:

"Fiel é esta palavra: se já morremos com ele, também viveremos com ele; se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo" (2 Timóteo 2:11-13).

A fidelidade de Deus dá segurança ao obediente.

Uma das explicações mais claras deste assunto na Bíblia é encontrado em Jeremias 18:1-10:

“A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir, se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe. No momento em que falar de uma nação e de um reino, para edificar e para plantar, se fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha falado que lhe faria”.

Os planos de Deus para abençoar ou destruir são condicionais.  Se uma nação que está sendo abençoada se volta para o pecado, Deus irá condená-la a ser destruída. Se o povo desobediente se converte ao Senhor, ele o poupará da destruição. Isto não é vacilação por parte de Deus. Ele está simplesmente sendo fiel ao seu justo caráter.

Deus não quer que ninguém morra em pecado. Ele quer que todos se arrependam para receber a bênção da vida eterna:

“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (2 Pedro 3:9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.