' '

COMO O REI JEORÃO RECEBEU UMA CARTA DE ELIAS SE ESTE JÁ APARENTEMENTE TER SIDO ARREBATADO?

Então lhe veio um escrito da parte de Elias, o profeta, que dizia: Assim diz o SENHOR Deus de Davi teu pai: Porquanto não andaste nos caminhos de Jeosafá, teu pai, e nos caminhos de Asa, rei de Judá” (2Crônicas 21:12).
“E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho” (2 Reis 2:11).

Que Elias foi arrebatado ao céu num redemoinho, não há como negar, pois a Bíblia é clara. O que pode ocorrer é uma dificuldade de compreensão ou de cronologia.


Então talvez tenhamos aqui um problema da cronologia que, esta sim, pode não estar na ordem.

Por exemplo, sabemos que os evangelhos nem sempre trazem os assuntos numa cronologia exata, mas colocados no momento em que os fatos são importantes para o que Deus quer revelar. O mesmo pode se dar no Antigo Testamento. Lembre-se de que não podemos cobrar exatidão cronológica ou "jornalística" da Bíblia, porque seu objetivo é apontar para Cristo. Tudo o que for relevante neste sentido estará lá, mas o que não for será suprimido do relato. Por isso não nos é dito, por exemplo, o nome da mulher de Caim.


Tentarmos negar o fato do arrebatamento de Elias por dificuldades de entendermos a cronologia dos eventos joga por terra a autoridade da Palavra de Deus (o fato textual) e coloca a autoridade em nossa capacidade de interpretar os eventos.

Elias foi levado ao céu em algum momento durante o reinado de Jeosafá (2 Reis 2:11). Considerando que Jeorão reinou com seu pai por cerca de cinco anos, Elias poderia estar vivo quando essa mensagem foi entregue. Ou o profeta poderia ter escrito a carta por divina instrução e a entregado a Eliseu para que a entregasse no momento apropriado.

Portanto, partindo do princípio de que a Palavra de Deus declara com todas as letras que ocorreu a ascensão de Elias ao céu (um fato, portanto inquestionável), podemos deduzir que:

1. A ordem dos eventos nem sempre é cronológica nos livros de Reis e Crônicas. Portanto Elias poderia estar por aqui quando a carta foi entregue.

2. Elias recebeu a revelação antes de ser arrebatado e deixou-a em carta para ser entregue apenas para a pessoa e no momento devido. Não me lembro se existe algum caso assim nas Escrituras, mas é perfeitamente normal pessoas deixarem testamentos com mensagens que só podem ser abertas em uma determinada data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.