' '

A

A

AARÃO

Filho de Amram e Jocabed (E Amram tomou por mulher a Jocabed, sua tia, e ela gerou-lhe Aarão e Moisés; e os anos da vida de Amram foram cento e trinta e sete anos. Êxodo 6:20), e descendente de Levi (1 Crônicas 6:1-3). Tinha uma irmã mais velha, Miriam (Êxodo 7:7; confronte Êxodo 2:4), e um irmão mais novo, Moisés (Êxodo 7:7).

Casou-se com Eliseba, filha de Aminadabe, da tribo de Judá, que lhe deu quatro filhos, Nadab, Abiú, Eleazar e Itamar (E Aarão tomou por mulher a Eliseba, filha de Aminadab, irmã de Naasson; e ela gerou-lhe Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar. Êxodo 6:23).

Aarão aparece na narrativa bíblica quando o Senhor o envia desde o Egito para se reunir com o seu irmão Moisés no Monte Horeb (Disse, também, o Senhor a Aarão: Vai ao encontro de Moisés ao deserto. E ele foi, encontrou-o no monte de Deus, e beijou-o. Êxodo 4:27). Aí os dois conferenciaram sobre a volta ao Egito a fim de efetuar a libertação do seu povo do cativeiro (Êxodo 4:28).

O Senhor tinha já aparecido a Moisés, indicando-lhe que Aarão seria o seu porta-voz na nova missão (Êxodo 4:14-16). A partir dessa altura os dois irmãos trabalharam lado a lado para garantir a liberdade para o seu povo oprimido (Êxodo 4:29,30; etc.). Mesmo depois da saída do Egito Aarão continuou, pelo menos algumas vezes, como porta-voz de Moisés para os filhos de Israel (Êxodo 16:9,10). Em Refidim, a pouca distância do deserto de Sin, Aarão e Hur sustentaram os braços levantados de Moisés na batalha vitoriosa com um grupo de Amalequitas (Êxodo 17:12).

Durante a estadia junto ao Monte Sinai, a Aarão e aos seus filhos Nadab e Abiú, juntamente com 70 dos anciãos de Israel, foi dado o privilégio especial de acompanharem Moisés para além do limite na base da montanha do qual o povo normalmente não deveria transpor (Êxodo 24:1-11). Durante a ausência prolongada de Moisés do acampamento, Aarão condescendeu com a exigência do povo de terem "deuses" visíveis ao fazer um bezerro de ouro e liderando a sua adoração (Êxodo 32:1-35).

Enquanto os Israelitas estavam ainda acampados no Sinai, Aarão e os seus filhos foram nomeados e consagrados para servir como sacerdotes no santuário (Êxodo 28:40; 29:37; 40:13-16; Levítico 8:1-36). Aarão serviu como sumo-sacerdote durante 38 anos, até alguns meses antes da entrada em Canaã (Números 20:22-29). Logo após a partida do Sinai, Aarão e Miriam juntaram-se na oposição a Moisés como comandante supremo de Israel, sob a orientação de Deus, e reclamaram para eles uma voz na administração da nação. Deus ativamente repreendeu os dois que tinham tido a audácia de desafiar aquele que Ele tinha nomeado líder (Números 12:1-15).

Algum tempo depois um grupo de Levitas descontentes uniram forças com certos homens da tribo de Rúben, e outros, numa revolta contra a liderança de Moisés e Aarão, e mais uma vez Deus demonstrou quem eram os seus líderes escolhidos (Números 16:1-50). Para que não houvesse nenhuma sombra de dúvida em relação ao fato que tinha sido Deus a nomear Aarão para tomar conta da vida religiosa da nação, Deus o demonstrou ao fazer com que a vara de Aarão florescesse, e gerasse amêndoas de um dia para o outro (Números 17:1-13).

Perto do fim dos 40 anos no deserto, quase na fronteira com Canaã, Aarão juntou-se a Moisés numa demonstração de impaciência em Cades, onde Moisés impetuosamente feriu a rocha de onde água iria fluir para o povo. Como resultado desta atitude, aos dois irmãos foi barrada a entrada na Terra da Promessa (Números 20:7-13). Pouco tempo depois da experiência em Cades o povo de Israel levantou acampamento e viajou em redor da fronteira de Edom, tendo-lhes sida recusada permissão para usar uma rota mais direta através do território daquele país. Durante essa viagem o Senhor fez saber a Moisés e Aarão que este se devia preparar para cessar as suas funções e morrer (Números 20:22-24; confronte Deuteronômio 10:6). Por ordem divina as vestes do sumo-sacerdote foram tiradas de Aarão e colocadas no seu filho Eleazar, simbolizando a sua sucessão ao seu pai como sumo-sacerdote (Números 20:25-28).

Aarão morreu com a idade de 123 anos (Êxodo 7:7; Deuteronômio 34:7), e foi sepultado no Monte Hor na fronteira de Edom (Números 20:27,28; 33:37-39; Deuteronômio 32:50), o qual ainda não foi identificado. Israel chorou a sua morte por um período de trinta dias (Números 20:29).

ABIAS

O segundo rei de Judá após Salomão. Foi o filho de Roboão e reinou em Judá durante 3 anos (c. 913-911 a.C.). Através de sua mãe, Abias foi descendente de Absalão (1 Reis 15:2). Seguiu as fraquezas de seu pai e continuou a guerra com Jeroboão I (1 Reis 15:3,6,7).

Numa das batalhas, por ter confiado em Deus infligiu uma pesada derrota a Israel (2 Crônicas 13:3-20). Teve catorze mulheres, vinte e dois filhos e dezesseis filhas (2 Crônicas 13:21). A sua biografia foi escrita pelo profeta Ido (2 Crônicas 13:22).

A aparente discrepância existente na maternidade de Abias (1 Reis 15:2 e 2 Crônicas 13:2) é geralmente explicada da seguinte forma: Maaca, a filha de Absalão foi na realidade sua neta e não filha já que a palavra hebraica para filha refere-se a qualquer descendente feminina, independentemente de ser e geração seguinte ou mesmo uma geração remota.

ABIÚ

Um dos filhos de Aarão, nomeado sacerdote no Sinai (Êxodo 6:23; 28:1). Ele e o seu irmão Nadabe morreram sem ter tido filhos diante do Senhor devido a terem oferecido fogo estranho (Levítico 10:1-7; Números 3:2-4; 26:60,61). O contexto (Levítico 10:8-11) sugere que Abiú e Nadabe estavam embriagados quando cometeram a sua ofensa.

ABRAÃO

Abraão nasceu perto ou mesmo na cidade de Ur no sul da Mesopotâmia. O pai de Abraão Terá tinha dois outros filhos, Nacor e Haran o pai de Ló (Gênesis 11:27). O relato de Gênesis não menciona Deus aparecer a Abraão antes da partida de Ur, mas Atos 7:2-4 claramente aplica a ordem de Gênesis 12:1-3 à altura em que a família ainda vivia em Ur.

A vida de Abraão pode ser subdividida em quatro períodos principais:
1) Sua vida antes da sua jornada até Canaã, à idade de 75 anos.

2) Desde o inicio da sua residência em Canaã até o nascimento do seu filho Isaque, um período de 25 anos.

3) A sua vida desde o nascimento de Isaque até a morte de Sara e o casamento de Isaque com Rebeca, cerca de 40 anos.

4) Os seus últimos dias, velhice e morte, cerca de 35 anos.

Apesar das fragilidades que são comuns aos homens, Abraão perseverou no seu propósito de uma vida de seguir onde quer que Deus o guiasse, quer fosse no longo caminho de Ur para Canaã ou para o Monte Moriá para oferecer o seu único filho, o filho da promessa, em sacrifício.

Através das provas da sua vida, a sua fé foi aperfeiçoada, tanto assim que ele se tornou "o amigo de Deus" (Tiago 2:23). A alta estima que os seus descendentes lhe tinham eventualmente degenerou quase ao ponto em que eles o adoravam acima de Deus. Mas o brilho da sua fé e longa vida de devoção à vontade de Deus perdura através das gerações.

ABSALÃO

Terceiro filho de Davi com a sua mulher Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur (2 Samuel 3:3). Era conhecido pela sua beleza (2 Samuel 14:25,26).

Para vingar o crime cometido pelo seu meio-irmão Amnon contra a sua irmã Tamar, ele matou Amnon fugindo de seguida para perto do seu avô Talmai, rei de Gesur, para escapar a uma possível represália da parte de Davi (2 Samuel 13:1-39). Cerca de três anos mais tarde, ao requisitar os serviços de uma mulher sábia de Tecoa, Joabe conseguiu obter permissão para ele voltar para Jerusalém. Dois anos mais tarde ele reconciliou pai e filho (2 Samuel 14:1-33).

Pouco tempo depois Absalão começou a conspirar contra o seu pai a fim de obter o trono, e proclamou-se rei em Hebrom (2 Samuel 15:1-12). Marchando contra Jerusalém, forçou Davi a fugir da capital e tomou posse do palácio real e do harém. Ignorou o conselho de Aquitofel e não perseguiu imediatamente as reduzidas forças de Davi, mas seguiu, como alternativa, o conselho do amigo de Davi, Husai, que consistia em mobilizar todo o exército de Israel antes de continuar a perseguição. Isto permitiu a Davi ter tempo para reorganizar as suas forças e preparar-se para o encontro decisivo (2 Samuel 15:13; 17:23).A batalha teve lugar no "bosque de Efraim", algures em Gileade, provavelmente perto de Manaim. As forças de Absalão foram severamente derrotadas e na confusão da batalha Absalão ficou preso pela cabeça nos ramos de uma árvore, ficando pendurado indefeso. Enquanto nessa posição foi morto por Joabe contra a ordem explícita de Davi. Foi enterrado como um criminoso numa grande cova na floresta, e uma grande pilha de pedras foi erigida sobre a sua sepultura (2 Samuel 17:24; 18:17).

Durante a sua vida Absalão erigiu para si um monumento, situado no "vale do rei" (2 Samuel 18:18), e, de acordo com Josefo, ficava a cerca de 402 m de Jerusalém. O agora denominado Tumulo de Absalão situado no vale de Cedron em Jerusalém é um monumento do período Helenístico.

De acordo com 2 Samuel 14:27, Absalão teve três filhos e uma filha chamada Tamar. A Maaca mencionada em 2 Crônicas 11:20 e 1 Reis 15:2, como filha de Absalão (ou Abishalom) era provavelmente sua neta. A Bíblia algumas vezes usa a expressão "filha" em vez de "neta".

ACABE

O Oitavo rei (se Tibni for contado) do reino do norte de Israel, filho e sucessor de Omri. Reinou durante vinte e dois anos, de 874 a 853 a.C. Era casado com Jezabel, a filha de Etbaal, "rei dos sidónios" (1 Reis 16:31).

Era um grande líder militar, mantendo os moabitas subjugados (2 Reis 3:4,5). Viveu em termos pacíficos com os fenícios e manteve a paz com Judá, cujo príncipe herdeiro casou com a sua filha Atália (2 Reis 8:18-26). Derrotou os sírios duas vezes em batalha, e possuía o maior exército de entre todas as nações desde a Assíria até ao Egito.

Apesar de gozar de grande sucesso tanto a nível militar como político, Acabe era fraco em assuntos religiosos. Ele "fez mal aos olhos do Senhor mais do que todos os que foram antes dele" (1 Reis 16:30).

Numa batalha para tomar a cidade de Ramoth-Gilead Acabe foi mortalmente ferido (1 Reis 22:2-36). O seu corpo foi levado para Samaria para ser sepultado, e, como o Senhor tinha predito através de Elias (1 Reis 21:19), os cães lamberam o seu sangue, que tinha manchado o carro (1 Reis 22:38).

ACAZ

O 12º ocupante do trono do reino de Judá, que reinou aproximadamente vinte anos (c. 735-c. 715 a.C.), se os anos das suas presumíveis co-regências, com o seu pai, Jotão, e com o seu filho Ezequias forem incluídos.

Depois da morte de seu pai reinou durante dezesseis anos (2 Reis 16:2; 2 Crônicas 28:1). Acaz era um idólatra, fez o seu filho passar pelo fogo, e adorou a deuses estranhos nos altos, nos outeiros e debaixo de árvores (2 Reis 16:3-4; 2 Crônicas 28:2-4; 28:23-25). Oséias, Miquéias e Isaías profetizaram durante o reinado de Acaz (Oséias 1:1; Miquéias 1:1; Isaías 1:1; 7:1-16).

ACAZIAS

O 9º rei de Israel, o reino do norte (se Tibni for incluído na contagem). Acazias seguiu a seu pai no trono e reinou menos de dois anos (c. 853-852 a.C.). É estranho que a sua mãe, provavelmente Jezabel, não é mencionada pelo nome. Mantendo-se fiel à tradição da família ele "fez mal aos olhos do Senhor" e serviu a Baal (1 Reis 22:40; 22:51-53).

Juntou-se a Josafá de Judá na construção de uma frota de navios para serem enviados a Ofir para transportar ouro. Os navios naufragaram no Golfo de Aqaba, provavelmente numa das perigosas tempestades que aparecem subitamente nessa região. Acazias aparentemente propôs uma segunda tentativa, mas Josafá rejeitou depois de ter sido avisado por um profeta que não se deveria juntar com o perverso rei de Israel (1 Reis 22:48,49; 2 Cr 20:35-37).

A rebelião de Moab parece ter ocorrido durante o seu reinado mas nada foi feito a fim de sujeitar esse país (2 Reis 1:1). Acazias foi ferido gravemente quando "caiu pelas grades de um quarto alto" no seu palácio. Quando ele enviou mensageiros a Baal-zebub, deus de Ecron, a fim de pedir a sua cura, os seus homens foram interceptados por Elias, que os enviou de volta com a mensagem de que o rei morreria dos seus ferimentos (2 Reis 1:2-4). Como ele morreu sem herdeiros, o trono passou para o seu irmão Jorão.

ACAZIAS

O 6º rei do reino de Judá, que reinou durante menos de um ano (c. 841 a.C.). Em 2 Crônicas 21:17 ele é chamado Joacás, um nome em que as duas componentes do nome Acazias são simplesmente invertidas, mantendo o significado.

Acazias era o filho mais novo de Jorão e Atália, seguindo as pisadas de seu pai em impiedade. Chegou ao trono quando tinha vinte e dois anos (2 Reis 8:26; 2 Crônicas 22:1-4). Juntou-se ao seu tio Jorão de Israel para lutar contra Hazael de Damasco em Ramoth-Gilead. Jorão foi ferido nesta batalha e retirou-se para Jezreel para recuperar dos seus ferimentos. Enquanto ele estava lá Acazias visitou-o (2 Reis 8:28,29; 2 Crônicas 22:5,6), e foi durante a sua estadia em Jezreel que Jeú se revoltou. Quando da sua chegada a Jezreel este aspirante ao trono matou Jorão. Acazias fugiu, mas foi ferido mortalmente. O seu corpo foi levado para Jerusalém para ser sepultado (2 Reis 9:27-29; 2 Crônicas 22:7-9). Após a sua morte a sua mãe Atália matou os seus herdeiros (exceto o menino Joás, que foi escondido) e tomou o trono (2 Reis 11:1-3).

ACUBE

Outra forma do nome Jacó.
1. Um descendente de Davi (1 Crônicas 3:24).

2. O chefe de uma das famílias de Netirim (Esdras 2:45).

3. Um dos porteiros do templo, após o regresso da Babilônia (1 Crônicas 9:17; Esdras 2:42; Neemias 7:45).

4. O chefe de uma das famílias de Netirim (Esdras 2:45).

5. Um dos porteiros do templo, após o regresso da Babilônia (1 Crônicas 9:17; Esdras 2:42; Neemias 7:45).

ADÃO

O primeiro membro da família humana, criado por Deus a partir do pó da terra (Gênesis 2:7). A sua mulher, Eva, foi formada a partir de uma das suas costelas (Gênesis 2:21,22).

A Adão foi dada autoridade sobre a terra e todos os seres viventes (Gênesis 1:26); e lhe foi dito que povoasse o mundo (Gênesis 1:28). Ele e a sua mulher foram colocados num "jardim a este do Éden", e lhes foi dada a tarefa de o cuidarem (Gênesis 2:8,15). Tudo o que plantas e árvores produzisse devia ser a sua comida (Gênesis 1:29).

Adão e Eva foram criados perfeitos (Gênesis 1:31), e assim sendo, sem pecado. Mas foram também criados com o poder de escolherem livremente, podendo assim desobedecer a Deus. Foram testados através da "árvore da ciência do bem e do mal", da qual o fruto Deus proibiu de comer e até tocar (Gênesis 2:17; 3:3). Eva foi seduzida pela serpente a comer da árvore, tendo persuadido Adão a comer também (Gênesis 3:1-7). Através deste ato de desobediência trouxeram a maldição do pecado sobre eles e sobre os seus filhos, e foram expulsos do jardim (Gênesis 3:8-24). Após a expulsão do jardim do Éden, Adão e Eva tornaram-se pais de Caím, Abel, Sete, e "filhos e filhas" (Gênesis 4:1,2,25; 5:4).

Adão tinha 930 anos de idade quando morreu (Gênesis 5:5). Não se sabe quanto tempo viveu no Éden, embora tenha sido comparativamente um período curto, devido a ter apenas 130 anos quando Sete nasceu (Gênesis 5:3), que evidentemente ocorreu algum tempo após a expulsão (confronte Gênesis 4:1-25).

Através do pecado de Adão a morte surgiu a toda a família humana (Romanos 5:12-14; Efésios 2:12). No entanto, Cristo, o segundo Adão (1 Coríntios 15:45-47), triunfou onde o primeiro Adão falhou (confronte Mateus 4:1-10), e através do seu sacrifício tornou a nossa redenção dos resultados do pecado de Adão possível (Hebreus 5:9; 9:28).

AGEU

Um profeta do período da restauração após o cativeiro na Babilônia, usado por Deus para inspirar os exilados regressados a completar a reconstrução do Templo, sendo também autor do livro com o seu nome. Conclui-se através de Ageu 2:3 que ele era na altura um homem de idade avançada que tinha visto o primeiro Templo antes da sua destruição em 586 a.C., e pelos versículos Ageu 2:10-19 que ele era um sacerdote.

Além do livro que tem o seu nome ele é mencionado apenas em Esdras 5:1; 6:14. Foi contemporâneo do profeta Zacarias (Esdras 5:1; confronte Zacarias 1:1).

AÍAS

1. Um profeta em Siló (1 Reis 11:29; 14:2), denominado por "silonita", no tempo de Reoboão. Estão registradas duas das suas notáveis profecias - 1 Reis 11:31-39 - anunciando a ruptura entre dez tribos de Israel e Salomão; 1 Reis 14:6-16, dada à mulher de Jeroboão, prevendo a morte de Abias, o filho do rei, a destruição da casa de Jeroboão e o cativeiro de Israel "para além do rio". Jeroboão dá testemunho de uma grande consideração por ele como profeta de Deus (1 Reis 14:2,3).

2. Filho de Aitube (1 Samuel 14:3,18), irmão de Icabô; trata-se provavelmente de Aimeleque, que era sumo sacerdote em Nobe no reinado de Saul (1 Samuel 22:11). Alguns, no entanto, supõem que Aimeleque era irmão de Aías e que ambos eram sumo sacerdotes: Aías em Gibeá (ou Quiriate-Jearim) e Aimeleque em Nobe.

3. Um pelonita de entre os valentes de Davi (1 Crônicas 11:36); também conhecido por Eliã (2 Samuel 23:34).

4. Um dos filhos de Belá (1 Crônicas 8:7).

5. Um dos secretários de Salomão (1 Reis 4:3).

6. Um levita que tinha a seu cargo o tesouro sagrado do templo (1 Crônicas 26:20).

7. Um dos filhos de Jerameel, que era bisneto de Judá (1 Crônicas 2:25).

AICÃO

Um dos cinco que Josias enviou para que consultassem a profetiza Hulda relativamente à descoberta do livro da lei (2 Reis 22:12-14; 2 Crônicas 34:20).

Era filho de Safã, o secretário real e pai de Gedalias, governador da Judéia após a destruição de Jerusalém pelos Babilônios (2 Reis 25:22; Jeremias 40:5-16; 43:6). Numa ocasião, protegeu Jeremias da fúria de Jeoiaquim (Jeremias 26:24).

Foi nos aposentos de um outro filho de Safã (Germarias) que Baruque leu aos ouvidos do povo, o rolo de Jeremias.

AIEZER

O chefe da tribo de Dã na altura do Êxodo (Neemias 1:12; 2:25;10:25).

AIEZER

O chefe dos atiradores de fundas benjamitas que ajudaram Davi em Ziclague (1 Crônicas 12:3).

AIMÃ

1. Um dos três gigantes filhos de Anaque, que Calebe e os espias viram no Monte Hebrom (Neemias 13:22), quando foram explorar a terra. Foram depois mortos (Josué 15:14; Juízes 1:10)

2. Um dos guardiões do templo após o exílio (1 Crônicas 9:17).

AIMAAZ

1. Pai de Ainoão, a mulher de Saul (1 Samuel 14:50).

2. Filho e sucessor de Zadoque como sumo sacerdote (1 Crônicas 6:8,53). Na altura em que Absalão se revoltou, Aimaaz permaneceu fiel a Davi e foi-lhe muito útil, ao trazer-lhe notícias sobre o que Absalão fazia em Jerusalém (2 Samuel 15:24-37;17:15-21).
Mostrando-se ágil, foi o primeiro a trazer a Davi as notícias da derrota de Absalão, embora se abstivesse, por delicadeza de sentimentos, de lhe falar da sua morte (2 Samuel 18:19-33).

AIMELEQUE

Filho de Aitube e pai de Abiatar (1 Samuel 22:20-23). É descendente de Eli, pelo lado de Itamar. Em 2 Crônicas 18:16, ele é chamado Abimeleque e é, provavelmente, o Aías mencionado em 1 Samuel 14:3.

Foi o 12º sumo sacerdote e oficiava em Nobe, onde foi visitado por Davi (a quem deu os cinco pães da preposição), quando este fugiu de Saul (1 Samuel 21:1-9).

Foi convocado à presença de Saul e acusado de deslealdade, segundo informação dada por Doegue, o edomeu, por causa da sua bondade para com Davi; o rei ordenou, então, que ele e todos os outros sacerdotes que se mantinham ao lado de Davi (oitenta e seis ao todo), fossem mortos. Esta sentença foi executada por Doegue, de um modo muito cruel (1 Samuel 22:9-23).

É possível que Abiatar tivesse tido um filho chamado Aimeleque, ou que os dois nomes, como alguns pensam, tenham sido acidentalmente transpostos em 2 Samuel 8:17; 1 Crônicas 18:16.

AINADABE

Um dos doze comissários apontados por Salomão para que, por rotação mensal, recolhessem suprimentos nos distritos do seu reino, para o governo da sua casa. Foi eleito para o distrito de Maanaim (1 Reis 4:14), a Este do Jordão.

AINOÃO

1. Filha de Aimaaz e mulher de Saul (1 Samuel 14:50).

2. Uma jizreelita que foi a primeira mulher de Davi (1 Samuel 25:43; 27:3). Foi a mãe de Amnon (2 Samuel 3:2). Veja 1 Samuel 30:5,18; 2 Samuel 2:2.

AIÔ

1. Um dos filhos de Abinadabe, o levita. Enquanto Uzá caminhava ao lado da arca, ele ia à frente, guiando os bois que puxavam a carroça que a carregava. Traziam-na da casa de seu pai, em Gibeá (1 Crônicas 13:7; 2 Samuel 6:3,4).

2. Um dos filhos de Jeiel, o gibeonita (1 Crônicas 8:31; 9:37).

3. Um dos filhos de Berias (1 Crônicas 8:14).

AIRÁ

Príncipe da tribo de Naftali no tempo do Êxodo (Neemias 1:15; 2:9).

AISAR

Aquele que estava "sobre a casa" de Salomão (1 Reis 4:6).

AITOFEL

Um homem reconhecido pela sua sagacidade entre os judeus. Na altura em que Absalão se revoltou, ele abandonou Davi (Salmos 41:9;55:12-14) e abraçou a causa de Absalão (2 Samuel 15:12).

Davi enviou o seu velho amigo Husai até Absalão, de modo a conseguir contrapor os conselhos de Aitofel (2 Samuel 15:31-37). Aitofel, ao ver que Davi ganhara e que ele já não tinha qualquer influência, deixou Absalão e voltou para Giló, a sua terra natal. Aí, depois que tratou de todos os seus assuntos terrenos, enforcou-se e foi enterrado junto dos seus pais (2 Samuel 17:1-23). Foi o protótipo de Judas.

AITUBE

1. Filho de Finéias. À morte do seu avô Eli, sucedeu-lhe como sumo sacerdote. E a ele sucedeu-lhe o seu filho Aías (1 Samuel 14:3; 22:9,11,12,20).

2. Pai de Zadoque, que foi feito sumo sacerdote por Saul, após a exterminação da família de Aimeleque (1 Crônicas 6:7,8; 2 Samuel 8:17).

AIÚDE

1. Um dos filhos de Belá, filho de Benjamim (1 Crônicas 8:7).

2. Um nome diferente entre os Hebreus e que era irmão de Judá. Príncipe da tribo de Aser; um dos que foi nomeado por Moisés para superintender à divisão de Canaã entre as diferentes tribos (Neemias 34:27).

ALEMETE

1. Um dos nove filhos de Bequer, o filho de Benjamim (1 Crônicas 7:8).

2. Um dos filhos de Jeoada, ou Jara, filho de Acaz (1 Crônicas 8:36).

ALEXANDRE

1. Um dos familiares de Anás, o sumo sacerdote, presente quando Pedro e João foram apresentados ao Sinédrio (Atos 4:6).

2. Um homem cujo pai - Simão, o cireneu - levou a cruz de Cristo (Marcos 15:21).

3. Um judeu de Éfeso que teve uma parte proeminente no tumulto levantado pela pregação de Paulo (Atos 19:33). Os judeus elegeram-no para defender a causa deles perante a multidão. Tencionavam, provavelmente, que ele mostrasse que os Judeus não simpatizavam com Paulo, tal como acontecia com os efésios. É possível que seja também a pessoa que vem a seguir.

4. Um latoeiro que, com Himeneu e outros, promulgou certas heresias relacionadas com a ressurreição (1 Timóteo 1:19; 2 Timóteo 4:14), naufragando na sua fé e na sua boa consciência. Paulo excomungou-o (1 Timóteo 1:20; compare com 1 Coríntios 5:5).

ALEXANDRE, O GRANDE

Rei da Macedônia, o grande conquistador; é representado em Daniel pelo "ventre de cobre" (Daniel 2:32) e pelo leopardo (Daniel 7:6; 11:3,4). Sucedeu a seu pai Filipe e morreu com a idade de trinta e dois anos, sob o efeito da sua intemperança, em 323 d.C. O seu império foi dividido pelos seus quatro generais.

ALFEU

1. Pai de Tiago - o Menor - o apóstolo e escritor da epístola com o mesmo nome (Mateus 10:3; Marcos 3:18; Lucas 6:15; Atos 1:13) e marido de Maria (João 19:25). A forma hebraica deste nome é Cleopas, ou Clopas.

2. Pai de Levi, ou Mateus (Marcos 2:14).

ALMODÁ

Um dos primeiros filhos de Joctã a ser mencionado (Gênesis 10:26). Fundador de uma tribo árabe.

ALOM

Filho de Jedaías, da família dos Simeonitas, que expulsou os Hamitas do vale de Gedor (1 Crônicas 4:37).

AMALEQUE

Filho de Elifaz e neto de Esaú (Gênesis 36:12; 1 Crônicas 1:36); chefe de uma tribo Idomeia (Gênesis 36:16). A sua mãe era horita, uma tribo de cujo território os descendentes de Esaú se apoderaram.

AMARIAS

1. Um "sumo sacerdote" que teve parte ativa nas reformas levadas a cabo por Josafá (2 Crônicas 19:11); provavelmente é o mesmo que é mencionado em 1 Crônicas 6:9.

2. Um dos sumo sacerdotes do tempo de Ezequias (2 Crônicas 31:15).

3. Um levita, filho de Hebrom, da linhagem de Moisés (1 Crônicas 23:19;24:23).

4. Um dos descendentes de Aarão, através de Eleazar (1 Crônicas 6:7,52). Ele foi provavelmente o último dos sumo sacerdotes da linhagem de Eleazar, antes da transferência do sacerdócio para a linhagem de Itamar.

AMASA

1. Filho de Hadlai e chefe dos filhos de Efraim (2 Crônicas 28:12) durante o reinado de Acaz.

2. Filho de Abigail, irmã de Davi (1 Crônicas 2:17; 2 Samuel 17:25). Foi nomeado por Davi para comandar o exército no lugar do seu primo Joabe (2 Samuel 19:13), que depois, traiçoeiramente, o matou como a um rival perigoso (2 Samuel 20:4-12).

AMASAI

1. Um levita filho de Elcana, da ascendência de Samuel (1 Crônicas 6:25,35).

2. Líder de um grupo de homens que se juntou a Davi na "fortaleza", provavelmente, de Adulão (1 Crônicas 12:18).

3. Pai de um levita, um dos dois coatitas que teve parte ativa na purificação do templo, seguindo o exemplo de Ezequias (2 Crônicas 29:12).

4. Um dos sacerdotes nomeado para preceder a arca, tocando as trombetas, quando aquela foi retirada da casa de Obede-Edom (1 Crônicas 15:24).

AMASIAS

Filho e sucessor de Joás e oitavo rei do reino separado de Judá (2 Reis 14:1-4). O seu reinado, começou-o, punindo os assassinos de seu pai (2 Reis 5:7; 2 Crônicas 25:3-5).

Foi o primeiro a servir-se de um exército de mercenários de cem mil soldados israelitas, a fim de conseguir que os edomitas ficassem novamente sob o jugo de Judá (2 Crônicas 25:5,6). Foi-lhe ordenado pelo profeta do Senhor que não utilizasse os mercenários e ele assim fez (2 Crônicas 25:7-10,13), o que irritou profundamente estes homens. Ao obedecer a esta ordem, obteve uma vitória decisiva sobre os edomitas (2 Crônicas 25:14-16).

Amasias começou a adorar alguns dos ídolos dos edomitas e aqui se iniciou a sua ruína, pois foi vencido por Joás, rei de Israel, que ele desafiou para uma batalha. As consequências desastrosas que, assim, trouxe sobre Judá, por causa do seu entusiasmo excessivo ao proclamar guerra contra Israel, estiveram provavelmente na origem da conspiração que o fez perder a vida (2 Reis 14:8-14,19). Foi morto em Laquis, para onde tinha fugido e o seu corpo foi trazido para Jerusalém sobre cavalos. Foi sepultado no sepulcro real (2 Reis 14:19; 2 Crônicas 25:27,28).

Filho de Zicri, que "voluntariamente se ofereceu ao Senhor", capitaneando milhares de homens durante o reinado de Josafá (2 Crônicas 17:16; compare com Juízes 5:9).

AMASSAI

Filho de Azarel, nomeado por Neemias para morar em Jerusalém e trabalhar no templo (Neemias 11:13).

AMAZIAS

1. Um levita filho de Hilquias, dos descendentes de Etã, o merarita (1 Crônicas 6:45).

2. Pai de Josa, um dos chefes Simeonitas no tempo de Ezequias (1 Crônicas 4:34).

3. Um sacerdote do bezerro de oiro em Betel (Am 7:10-17).

AMIEL

1. Um dos doze espias enviados por Moisés, a fim de examinarem a terra de Canaã (Números 13:12). Foi um dos dez que morreram da praga, por causa do seu relatório desfavorável (Neemias 14:37).

2. Pai de Bateseba, a mulher de Urias e, depois, de Davi (1 Crônicas 3:5). Em 2 Samuel 11:3 é chamado Eliã.

3. Um dos filhos de Obede-Edom, o levita (1 Crônicas 26:5).

4. Pai de Maquir, de Lo-Debar, em cuja casa Mefibosete morou (2 Samuel 9:4,5;17:27).

AMINADABE

1. Pai de Naasson, que era príncipe da tribo de Judá (Neemias 1:7; 2:3; 7:12,17; 10:14). A sua filha Eliseba casou com Aarão (Êxodo 6:23).

2. Filho de Coate, o segundo filho de Levi (1 Crônicas 6:22); também conhecido por Izar (1 Crônicas 6:2,18).

3. Príncipe de 112 descendentes de Uziel, o levita (1 Crônicas 15:10,11).

AMINADIBE

Pessoa mencionada em Cantares 6:12, cujos carros eram famosos pela sua rapidez. Em algumas versões, a expressão "o meu povo solícito" foi traduzida por "o meu povo esplêndido".

AMISADAI

Pai de Aiezer, príncipe dos Danitas no Êxodo (Neemias 1:12; 2:25). Este é um dos poucos nomes composto com o nome de Deus - Sadai - "Todo Poderoso".

AMITAI

Pai de Jonas, o profeta, e natural de Gate-Hefer (2 Reis 14:25; Jonas 1:1).

AMIÚDE

1. Pai de Onri e filho de Utai (1 Crônicas 9:4).

2. Pai de Elisama, príncipe dos eframitas no tempo do Êxodo (Neemias 1:10; Neemias 2:18; Neemias 7:48,53).

3. Pai de Talmai, rei de Gesur, para junto de quem Absalão fugiu depois que matou Amnon (2 Samuel 13:37).

AMIZADABE

Filho de Benaia, que era o terceiro capitão do exército no reinado de Davi (1 Crônicas 27:6).

AMNON

O filho mais velho de Davi e Ainoão, a jizreelita (1 Crônicas 3:1; 2 Samuel 3:2). Absalão matou-o por causa do seu crime contra Tamar (2 Samuel 13:28,29).

AMOM

1. Governador de Samaria no tempo de Acabe. O profeta Micaías foi entregue ao seu cuidado (1 Reis 22:26; 1 Crônicas 18:25).

2. Este nome é também usado para os seus descendentes (Salmos 83:7).Foi um dos filhos de Ló (Gênesis 19:38).

3. Um dos filhos de Samai, dos filhos de Ezra (1 Crônicas 4:20).

4. Filho de Manassés e 15º rei de Judá. Restabeleceu a idolatria e voltou a instalar as imagens que o seu pai tinha banido. Sofonias (Sofonias 1:4; 3:4,11) refere-se à depravação moral que prevalecia no seu reino. Foi assassinado pelos seus próprios servos, que conspiraram contra ele (2 Reis 21:18-26; 2 Crônicas 33:20-25). O seu nome aparece na genealogia de Jesus no livro de Mateus (Mateus 1:10).

AMÓS

Um profeta da cidade de Tecoa, em Judá, a quem Deus enviou com uma mensagem ao reino do norte, Israel. O livro de Amós é um registro dessa mensagem e da sua experiência na sua entrega. Pouco se sabe sobre este profeta e os poucos detalhes são extraídos do seu livro. A sua casa situava-se em Tecoa, uma pequena cidade na orla do desolado deserto de Judá que ficava a cerca de 19 km do Mar Morto. Antes do seu chamamento à profissão profética, Amós era um pastor que dedicava parte do seu tempo a cuidar de plátanos recolhendo os seus frutos, que se assemelham a figos (Amós 7:14). Embora fosse um homem de hábitos simples, Amós era um homem de inteligência natural, uma determinação religiosa profunda, e um perspicaz poder de observação. Era modesto, mas ousado e destemido quando chamado a desmascarar os males do seu tempo. A mensagem que ele trazia era gráfica e poderosa. Alguns estudiosos concluem através da sua menção de cinco das nações vizinhas que ele deve ter viajado até tão longe como Damasco e Egito (Amós 1:1-15).

AMOZ

Pai do profeta Isaías (2 Reis 19:2,20; 20:1; Isaías 1:1; 2:1). Quanto à sua vida pessoal, pouco se sabe. Alguns supõem que ele seja "o homem de Deus" descrito em 2 Crônicas 25:7,8.

AMPLIAS

Um cristão romano saudado por Paulo (Romanos 16:8).

ANÃ

Um dos Israelitas que selou o concerto após o retorno da Babilônia (Neemias 10:26).

ANA

Filha de Fanuel. Era uma "profetiza", tal como Miriã, Débora e Hulda (2 Crônicas 34:22). Após sete anos de casamento, o seu marido morre e durante a sua longa viuvez, vai diariamente oficiar no templo. Quando já tinha 84 anos, ela entrou no templo no momento em que idoso Simeão proferia as suas memoráveis palavras de louvor e agradecimento a Deus por ter cumprido a sua promessa, ao enviar o seu Filho ao mundo (Lucas 2:36,37).

ANÁ

1. Um dos filhos de Seir e príncipe de uma tribo Idumeia - os Horeus - e com o curso do tempo, todos os ramos desta tribo tomaram o nome do local onde habitavam: as cavernas do Monte Seir (Gênesis 36:20,29; 1 Crônicas 1:38).

2. Um dos dois filhos de Zibeão e pai de Aolibama, a mulher de Esaú (Gênesis 36:18,24).

ANANIAS

1. O sumo sacerdote perante quem Paulo foi levado, na procuradoria de Félix (Atos 23:2,5,24). Ficou tão furioso com a nobre declaração de Paulo: "Até ao dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência", que ordenou a um dos seus servos que o ferisse na boca. Sofrendo por causa deste insulto não provocado, Paulo rapidamente responde: "Deus te ferirá, parede branqueada". Ao ser-lhe lembrado que Ananias era o sumo sacerdote, a quem se devia respeito, ele respondeu: "Não sabia, irmãos, que era o sumo sacerdote" (Atos 23:5). Esta expressão tem ocasionado algumas dificuldades, pois é pouco provável que Paulo não tivesse conhecimento daquele fato público.
A expressão pode significar: (a) que Paulo não tenha, naquele momento, dado a devida atenção à honra que era devida ao sumo sacerdote; ou (b), tal como outros pensam, que Paulo falou de forma irônica, como que querendo dizer: "O sumo sacerdote a transgredir a lei. O sumo sacerdote de Deus é um tirano e um transgressor da lei. Vejo um homem com vestes brancas e ouço a sua voz mas esta seguramente não pode, não deve ser a voz do sumo sacerdote" e (c) outros pensam que, por falta de visão, Paulo não conseguiu ver que, quem falava, era o sumo sacerdote.
Apesar de todas estas explicações, contudo, Paulo, com toda a sua excelência, não seguiu o exemplo de Cristo, quando este disse que aquele que fosse injuriado, não injuriasse.

2. Um cristão de Damasco (Atos 9:10). Foi o instrutor de Paulo mas não existe informação sobre quando ou como ele próprio se tornou cristão. Era um "varão piedoso conforme a lei, que tinha bom testemunho de todos os judeus que moravam" em Damasco (Atos 22:12).

3. Um dos membros da Igreja de Jerusalém que conspirou, juntamente com a sua mulher Safira, com o objetivo de enganarem os irmãos. Caíram no chão, morrendo imediatamente, assim que pronunciaram a mentira que tinham engendrado (Atos 5:5). De comum acordo, os membros da primeira comunidade cristã decidiram dedicar as suas propriedades ao avanço do Evangelho e à assistência aos pobres e necessitados. O que angariavam com a venda, colocavam à disposição dos apóstolos (Atos 4:36, 37).
Ananias poderia ter mantido em seu poder as suas propriedades; mas ele concordou com os irmãos em realizar aquele projeto e, com o seu acordo, dedicou todas as suas propriedades, tal como ele disse, àqueles sagrados objetivos. Contudo, reteve uma parte do dinheiro para os seus próprios fins e, assim, mentiu, ao afirmar que tinha dado tudo. "A ofensa de Ananias e Safira mostrou o desprezo deles por Deus, a sua vaidade e ambição, aumentando a corrupção na sociedade. Tal pecado, cometido apesar da luz que possuíam, transformou-se num marco especial da indignação divina".

ANAQUE

Filho de Arba, pai de Anaquim (Josué 15:13; 21:11).

ANÁS

Foi sumo sacerdote entre 7 e 14 d.C. Em 25 d.C., Caifás, que casara com a filha de Anás (João 18:13), foi elevado àquele cargo público e, provavelmente, Anás terá sido eleito presidente do Sinédrio, ou procurador, ou coadjutor do sumo sacerdote e era, deste modo, também chamado sumo sacerdote, juntamente com Caifás (Lucas 3:2). De acordo com a lei mosaica, o sumo sacerdócio era um posto vitalício (Neemias 3:10) e embora Anás tivesse sido deposto pelo procurador romano, os judeus viam-no legalmente ainda como o sumo sacerdote. O Nosso Senhor foi levado primeiro perante Anás e, após um breve interrogatório (João 18:19-23), foi enviado a Caifás, quando alguns membros do Sinédrio se juntaram para o julgarem pela primeira vez (Mateus 26:57-68). Este interrogatório de Jesus perante Anás só é registrado por João. Anás era o presidente do Sinédrio perante o qual Pedro e João foram também trazidos (Atos 4:6).

ANATE

O pai de Sangar, que foi um dos juizes de Israel (Juízes 3:31).

ANDRÉ

Um dos apóstolos de Jesus. Era de Betsaida, na Galiléia (João 1:44) e era o irmão de Simão Pedro (Mateus 4:18; 10:2). Numa ocasião, João Batista, discípulo de quem ele era então, apontando para Jesus, disse: "Eis aqui o cordeiro de Deus" (João 1:36); e André, ao ouvi-lo, tornou-se imediatamente num seguidor de Cristo, o primeiro dos seus discípulos. Após ter sido levado a reconhecer Jesus como o Messias, a sua primeira preocupação foi trazer também o seu irmão Simão a Jesus.
Os dois irmãos parecem ter prosseguido o seu trabalho de pescadores durante mais algum tempo após este incidente e só se tornaram verdadeiros discípulos de Cristo após o encarceramento de João Batista (Mateus 4:18,19; Marcos 1:16,17). Pouca coisa é relatada sobre André. Era um dos discípulos de confiança (João 6:8; 12:22) e, juntamente com Pedro, Tiago e João, questionou Jesus, em privado, sobre o futuro (Marcos 13:3).
Esteve presente quando Cristo deu de comer a 5.000 pessoas (João 6:9) e apresentou uns gregos que queriam ver a Jesus (João 12:22); mas da sua história subsequente pouco se sabe. É digno de nota que André, por três vezes, traz pessoas a Cristo: (1) Pedro; (2) o rapazinho com os pães; e (3) os gregos. Estes eventos podem ser vistos como a chave do seu caráter.

ANDRÓNICO

Um judeu cristão, parente e companheiro de Paulo na prisão (Romanos 16:7); "distinguiu-se entre os apóstolos".

ANER

Um chefe cananeu que se juntou a Abraão na perseguição a Chedorlaomer (Gênesis 14:13,24).

ANRAFEL

Rei de Sinar, a sul da Caldeia. Um dos confederados de Chedorlaomer, rei de Elã, numa guerra contra Sodoma e as cidades da planície (Gênesis 14:1,4). Descobriu-se agora que Anrafel (ou Amirapaltu) é Camu-rabi, cujo nome aparece em monumentos recentemente descobertos (veja Chedorlaomer). Depois de derrotar Arioque, ele uniu a Babilônia sob um só governo e fez da cidade da Babilônia a sua capital.

ANRÃO

Filho de Coate, o filho de Levi. Casou com Joquebede, "a irmã do seu pai" e foi pai de Aarão, Miriã e Moisés (Êxodo 6:18-20; Neemias 3:19). Morreu no Egito com a idade de 137 anos (Êxodo 6:20). Os seus descendentes são os Anramitas (Neemias 3:27; 1 Crônicas 26:23).

ANTIPAS

Um "mártir fiel" (Apocalipse 2:3), de quem nada mais se conhece ao certo.

AOÁ

Um dos filhos de Belá, o filho de Benjamim (1 Crônicas 8:4). Também conhecido por Aías (1 Crônicas 8:7) e Iri (1 Crônicas 7:7). Os seus descendentes são chamados os Aoítas (2 Samuel 23:9,28).

AOÍTA

Foi um dos capitães de Salomão (1 Crônicas 27:4); o seu filho Eleazar, era um dos três valentes de Davi (2 Samuel 23:9; 1 Crônicas 11:12).

AOLIABE

Um artista da tribo de Dã, nomeado para trabalhar na preparação dos materiais para o tabernáculo (Êxodo 31:6; 35:34; 36:1,2; 38:23).

AOLIBAMA

Nome dado a Judite, a filha de Beeri ou Aná (Gênesis 26:34; 36:2), quando se tornou na mulher de Esaú. Foi dado o seu nome a um distrito situado entre as montanhas de Edom, provavelmente perto do Monte Hor, ou é possível que ela recebesse o nome desse distrito. Dela descendem três tribos de edomitas, fundadas pelos seus três filhos.

APELES

Um cristão de Roma a quem Paulo saúda (Romanos 16:10) e que é "aprovado em Cristo".

ARÃ

1. Filho de Sem (Gênesis 10:22); de acordo com Gênesis 22:21, era neto de Naor. Em Mateus 1:3,4 e Lucas 3:33, esta palavra é a forma grega para Esrom, o pai de Aminadabe (1 Crônicas 2:10).

2. Um descendente de Seir, o Horita (Gênesis 36:28).

ARABE

Um dos filhos de Beriá (1 Crônicas 8:15).

ARBA

Um gigante, pai de Anaque. Foi dele que a cidade de Hebrom tomou o seu antigo nome - Quiriate-Arba - a cidade de Arabá (Josué 14:15; 15:13; 21:11; Gênesis 13:18; 23:2).

ARDE

Neto de Benjamim (Neemias 26:38-40). Em 1 Crônicas 8:3 é chamado Adar. Os seus descendentes são mencionados em Neemias 26:40.

ARDOM

O último dos três filhos de Calebe e da sua mulher Azuba (1 Crônicas 2:18).

ARETAS

O sogro de Herodes Antipas. A sua filha voltou para sua casa, quando o marido iniciou uma aliança adúltera com Herodias, a mulher do seu meio irmão Herodes Filipe (Lucas 3:19,20; Marcos 6:17; Mateus 14:3). Isto deu origem a uma guerra entre Aretas e Herodes Antipas. O exército de Herodes foi totalmente destruído (36 d.C.). Aretas, tirando vantagem das complicações do momento, por causa da morte do Imperador Tibério (37 d.C.), tomou Damasco para si (1 Coríntios 11:32; Atos 9:25). Nesta altura, Paulo tinha chegado a Damasco, vindo da Arábia.

ARFAXADE

Filho de Sem, nascido dois anos após o dilúvio. Morreu com a idade de 438 anos (Gênesis 11:10-13; 1 Crônicas 1:17,18; Lucas 3:36). Viveu na Mesopotâmia e tornou-se, segundo o historiador Josefo, no progenitor dos caldeus. A tendência é reconhecer nesta palavra o nome do país mais próximo dos antigos domínios dos Caldeus. Alguns vêem esta palavra como sendo a forma egípcia do nome territorial de Ur Kasdim, ou Ur dos Caldeus.

ARIÉ

Nome de um dos guarda-costas do rei Pecanias. Arié assassinou o rei em Samaria (2 Reis 15:25), após uma conspiração iniciada por Peca.

ARIEL

Um dos chefes que Esdras enviou à procura de levitas para o santuário (Esdras 8:16).

ARIOQUE

Rei de Elasar que se confederou com Chedorlaomer (Gênesis 14:1,9). Umas tábuas recentemente descobertas por Mr. Pinches mostram que se trata realmente de Eri-Aku, de Larsa. Este nome elamita "servo do deus lua". Foi, mais tarde, mudado para Rimsin: "Tem misericórdia, Oh deus lua".

ARISTARCO

Natural de Tessalônica (Atos 20:4) e companheiro de Paulo (Atos 19:29; 27:2). Esteve preso com Paulo em Roma (Colossenses 4:10; Filipenses 1:24).

ARISTÓBULO

Um romano mencionado na epístola de Paulo aos Romanos (Romanos 16:10), cuja família é saudada por ele.

ARMONI

O primeiro dos dois filhos de Saul e Rizpa a ser mencionado. Foi entregue por Davi aos gibeonitas, sendo enforcado por eles (1 Samuel 21:8,9).

ARQUELAU

Filho de Herodes, o Grande e de Maltace, uma mulher samaritana. Ele e o seu irmão Antipas foram educados em Roma. Herdou de seu pai uma terça parte do reino - Idumeia, Judéia e Samaria - sendo chamado "rei" (Mateus 2:22). Foi com medo dele que José e Maria recuaram, ao voltarem do Egito. Até alguns dias antes da sua morte, Herodes tinha nomeado Antipas como seu sucessor mas, nos seus últimos momentos, nomeou Arquelau.

ARTAXERXES

1. Rei que obstruiu a reconstrução do templo (Esdras 4:7). É provável que seja o Esmerdis da história universal.

2. Rei mencionado em Esdras 7:1. No sétimo ano (458 a.C.) do seu reinado, Esdras conduziu um segundo grupo de colonos judeus de volta a Jerusalém. Trata-se provavelmente de Longânime, que reinou durante 40 anos (464-425 a.C.); neto de Dario que, 40 anos mais tarde, permitiu que Neemias voltasse e reconstruísse Jerusalém.

ASA

Filho de Abias e neto de Reoboão. Foi o terceiro rei de Judá. Foi zeloso e manteve o verdadeiro culto a Deus, removendo toda a idolatria e imoralidade daquela terra (1 Reis 15:8-14). O Senhor concedeu-lhe paz e prosperidade. Está, no entanto, mencionado que, já com idade avançada e sentindo-se doente, ele "não procurou o Senhor, mas os médicos" (compare com Jeremias 17:5). Morreu no seu 41º ano de reinado, reverenciado pelo seu povo (2 Crônicas 16:1-13), sucedendo-lhe o seu filho Jeosafa

ASAEL

O filho mais velho de Zeruia, a irmã de Davi. É mencionado por causa da sua rapidez. Quando combatia contra Isbosete, em Gibeão, no exército do seu irmão Joabe, foi morto por Abner, que ele perseguiu no campo de batalha (2 Samuel 2:18,19). Fala-se dele como estando entre os trinta valentes de Davi (2 Samuel 23:24; 1 Crônicas 1:26). São também mencionados outros com o mesmo nome (2 Crônicas 17:8; 31:13; Esdras 10:15).

ASAF

Um levita; um dos líderes do coro de Davi (1 Crônicas 6:39). São-lhe atribuídos os salmos 50 e 73-83 inclusive. Tanto ele como Davi eram dotados para a música e Asafe era um "vidente" (2 Crônicas 29:30). Os "filhos de Asafe", mencionados em 1 Crônicas 25:1,2; 2 Crônicas 20:14 e Esdras 2:41, eram os seus descendentes ou, mais provavelmente, uma classe de poetas ou cantores que o reconheciam como seu mestre.

ASAFE

1. "Escrivão", no tempo de Ezequias (2 Reis 18:18,37).

2. "Guarda do jardim do rei", a quem Neemias pediu uma "carta" de Artaxerxes, onde este lhe concedia madeira para o templo de Jerusalém (Neemias 2:8).

ASENATE

Filha de Potífera, sacerdote de Om, ou Heliópolis, e mulher de José (Gênesis 41:45). Foi a mãe de Manassés e Efraim (Gênesis 46:20).

ASER

Oitavo filho de Jacó. A sua mãe era Zilpa, serva de Leia (Gênesis 30:13).

ASER, TRIBO DE

Na distribuição da palestina entre as 12 tribos, Aser recebeu a Faixa costeira fértil a norte do Monte Carmelo até Sidon (Josué 19:24-31). No entanto, a tribo conquistou e ocupou o seu território apenas parcialmente, e nunca foi capaz de expulsar os habitantes de Acco, Tiro, Sidon, e outras cidades fenícias e cananitas (Juízes 1:31). As suas terras eram propícias para o cultivo de oliveiras, que parece ser referido na bênção profética de Moisés concedida a esta tribo (Deuteronômio 33:24). A Tribo de Aser não se juntou na luta contra Hazor no tempo dos juízes (Juízes 5:17).

ASPENAZ

O chefe dos eunucos de Nabucodonosor (Daniel 1:3). A sua posição era similar à de Quislar-aga dos sultões turcos modernos.

ASQUENAZ

Um dos três filhos de Gomer (Gênesis.10:3) e fundador de uma das tribos jaféticas. São mencionados em ligação com Mini e Arará e, por isso, devem ser originários da Armênia (Jeremias 51:27), provavelmente perto do Mar Negro, o qual, por causa do seu fundador se chamou primeiro Axeno e depois Euxine.

ASSUR

Segundo filho de Sem (Gênesis 10:22; 1 Crônicas 1:17). Ele instalou-se na terra de Sinar e construiu a cidade de Ninive, etc. (Gênesis 10:11,12). É provável que lhe tenha dado o nome de Assíria, que é a tradução habitual desta palavra, embora a forma Assur também seja, às vezes, utilizada (Neemias 24:22,24; Ezequiel 27:23). Em Gênesis 2:14, "Assíria" será provavelmente "Assur", que era a capital original da Assíria, uma cidade representada pelos pequenos outeiros de Kalah Sherghat, na margem oeste do Tigre. Esta cidade foi fundada por Bel-kap-kapu, em cerca de 1700 a. C. Numa data posterior, a capital foi mudada para Ninua, ou Ninive, agora Koyunjik, na margem oriental do rio.

ATALIA

Filha de Acabe e Jezabel e mulher de Jeorão, rei de Judá (2 Reis 8:18) que "andou nos caminhos da casa de Acabe" (2 Crônicas 21:6), também chamada "filha" de Onri (2 Reis 8:26). Quando o seu marido e o seu filho Acazias morreram, ela decidiu ocupar o trono. Matou todos os filhos de Acazias, com exceção de Joás, o mais novo (2 Reis 11:1,2). Após um reinado de 6 anos, foi morta aquando de uma insurreição (2 Reis 11:20; 2 Crônicas 21:6; 22:10-12; 23:15) espicaçada pelas pessoas que queriam ver Joás coroado rei.

AZARIAS

1. Nome de Abednego (Daniel 1:6,7,11,16). Era da família real de Judá e possuía, juntamente com os seus outros dois companheiros, uma notável beleza, assim como inteligência e piedade.

2. Filho de Aimaaz, que sucedeu ao seu avô Zadoque como sumo sacerdote (1 Crônicas 6:9; 1 Reis 4:2), no tempo de Salomão. Oficiou na consagração do templo (1 Crônicas 6:10).

3. Filho de Obed, e um profeta notável nos tempos de Asa (2 Crônicas 15:1). Ele espicaçou o rei e o povo para que realizassem uma grande reforma nacional.

4. Sumo sacerdote durante o reinado de Uzias, rei de Judá (2 Reis 14:21; 2 Crônicas 26:17-20). Foi contemporâneo de Isaías, Amós e Joel.

5. Sumo sacerdote no tempo de Ezequias (2 Crônicas 31:10,13). Pertencia à casa de Zadoque.

6. Vários outros sacerdotes e levitas com este nome (1 Crônicas 6:36; Esdras 7:1; 1 Crônicas 9:11; Neemias 3:23).

7. Um dos levitas que tocava harpa no templo (1 Crônicas 15:21).

8. Alguém que estava encarregue das ofertas do templo (2 Crônicas 31:13).

9. Filho de Etã, da tribo de Judá (1 Crônicas 2:8).

10. Pai de Oséias, que foi posto sobre a tribo dos Efraimitas (1 Crônicas 27:20).

11. Filho de Joarã, sumo sacerdote durante o reinado de Abias e Asa (2 Crônicas 6:10,11).

AZEL

Um descendente do rei Saul (1 Crônicas 8:37; 9:43,44).

AZMAVETE

1. Um dos trinta guerreiros de Davi (2 Samuel 23:31).

2. Um administrador dos tesouros reais no tempo de Davi e Salomão (1 Crônicas 27:25).

AZUBA

1. A mulher de Calebe (1 Crônicas 2:18,19).

2. Filha de Sili e mãe do rei Josafá (1 Reis 22:42).

AZUR

1. Pai de Hananias, um falso profeta (Jeremias 28:1).

2. Um dos que selou o concerto com Jeová, ao voltar da Babilônia (Neemias 10:17).

3. Pai de Jazanias (Ezequiel 11:1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.