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BAAL

Um benjamita, pai de Jeiel, o progenitor dos gibeonitas (1 Crônicas 8:30; 9:36).

BAAL-HANÃ

1. Um administrador dos "olivais e figueiras bravas que havia na campina", no reinado de Davi (1 Crônicas 27:28).

2. Um rei de Edom, filho de Acbor (Gênesis 36:38,39; 1 Crônicas 1:49,50).

BAANÁ

1. Pai de Helebe, que foi um dos trinta valentes de Davi (2 Samuel 23:29; 1 Crônicas 11:30).

2. Pai de Zadoque (Neemias 3:4).

3. Um dos fornecedores de Salomão (1 Reis 4:12).

4. Filho de Husai, outro dos fornecedores de Salomão (1 Reis 4:16).

5. Um dos filhos de Rimom, o beerotita, um dos capitães do exército de Saul. Ele e o seu irmão Recabe assassinaram Isbosete (2 Samuel 4:2) e, por isso, foram mortos por Davi. Os seus corpos mutilados foram suspensos sobre o tanque de Hebrom.

BAASA

Terceiro rei do reino separado de Israel e fundador da sua segunda dinastia (1 Reis 15:16; 2 Crônicas 16:1-6). Era filho de Aías, da tribo de Issacar. Fez da cidade de Tirsa a capital do seu reino e aí foi enterrado, após um reinado fértil em acontecimentos e que durou 24 anos (1 Reis 15:33). Por causa da sua idolatria, a sua família foi exterminada, de acordo com o que diz o profeta Jeú (1 Reis 16:3,4,10-13).

BALAÃO

Filho de Beor, foi um homem que ocupou uma certa posição entre os Midianitas (Neemias 31:8). Morava em Petor (Deuteronômio 23:4), na Mesopotâmia (Neemias 23:7).

É evidente que, apesar de morar entre os idólatras, tinha algum conhecimento sobre o verdadeiro Deus; e possuía uma tal reputação, que se imaginava que, quem ele abençoasse, seria abençoado e quem ele amaldiçoasse, seria amaldiçoado. Quando os Israelitas estavam acampados nas planícies de Moabe, a Este do Jordão, perto de Jericó, Balaque enviou Balaão "de Arã até às montanhas a Este", para os amaldiçoar; mas pela notável interposição de Deus, ele foi incapaz de cumprir os desejos de Balaque, embora quisesse imenso fazê-lo.

O apóstolo Pedro refere-se (2 Pedro 2:15,16) a esta situação como sendo um evento histórico. Em Malaquias 6:5 faz-se também referência às relações entre Balaão e Balaque. Embora Balaão não pudesse amaldiçoar Israel, ele sugeriu um meio pelo qual a ira divina cairia sobre o povo (Neemias 25:1-18). Numa batalha entre Israel e os Midianitas, Balaão foi morto ao lutar ao lado de Balaque (Neemias 31:8).

Apocalipse 2:14 menciona "a doutrina de Balaão", numa alusão ao fato de que foi através dos ensinos de Balaão que Balaque aprendeu o meio de fazer com que os Israelitas pecassem. Balaão foi constrangido a proferir profecias que se relacionavam com o futuro de Israel. Foram palavras de uma beleza de expressão e de uma maravilhosa magnificência (Neemias 24:5-9,17).

BALADÃ

Pai do rei babilônico Merodaque-Baladã (2 Reis 20:12; Isaías 39:1).

BALAQUE

Filho de Zipor e rei dos Moabitas (Neemias 22:2,4). Com medo dos Israelitas, que estavam acampados perto do seu território, ele apelou para Balaão, a fim de que este os amaldiçoasse; mas foi em vão (Josué 24:9).

BANI

1. Um levita que teve uma parte proeminente nas reformas realizadas aquando do regresso da Babilônia (Neemias 8:7; 9:4,5). O seu filho Reum tomou parte na reconstrução dos muros de Jerusalém (Neemias 3:17).

2. Um gadita de entre os trinta guerreiros de Davi (2 Samuel 23:36).

BARAQUE

Filho de Abinoão (Juízes 4:6). Ao ser convocado por Débora, declarou guerra a Jabim. Ela acompanhou-o na batalha e deu o sinal para que o pequeno exército atacasse; o de Jabim foi totalmente destroçado. A batalha deu-se (Juízes 4:16) na planície de Jezreel. Esta vitória de Israel é celebrada em Juizes 5. A fé de Baraque é elogiada (Hebreus 11:32). O caráter de Baraque, embora pio, não parece ter sido heróico. Tal como Gideão e, num certo sentido, Sansão, ele é uma ilustração das palavras de Hebreus 11:34: 'Da fraqueza tiraram forças'".

BARAQUEL

Um buzita, pai de Eliú, um dos amigos de Jó (Jb 32:2,6).

BARAQUIAS, BEREQUIAS

Pai do profeta Zacarias (Zacarias 1:1,7; Mateus 23:35).

BARES

Pai de alguns de entre os de Netinim (Esdras 2:53; eemias 7:55).

BARIÁ

Um dos cinco filhos de Semaías. O pai é contado entre eles, em 1 Crônicas 3:22.

BAR-JESUS

Patronímico de Elimas, o mágico (Atos 13:6) que se encontrou com Paulo e Barnabé em Pafos. Elimas é uma palavra de origem árabe e que "sábio".

BAR-JONAS

Patronímico de Pedro (Mateus 16:17; João 1:42) porque o nome do seu pai era Jonas.

BARNABÉ

Era o cognome de José, um levita (Atos 4:36).O seu nome é o primeiro de uma lista de profetas e professores da igreja de Antioquia (Atos 13:1). Lucas diz que ele é "um bom homem" (Atos 11:24). Os seus pais eram judeus, da tribo de Levi. Ele era natural de Chipre, onde possuía uma herdade (Atos 4:36,37), que vendeu. Parece ter tido uma aparência digna e que sobressaía (Atos 14:11,12). Quando Paulo voltou a Jerusalém após a sua conversão, Barnabé apresentou-o aos apóstolos (Atos 9:27). É provável que tivessem sido colegas na escola de Gamaliel.
A prosperidade da igreja de Antioquia fez com que os apóstolos e irmãos enviassem para lá Barnabé como superintendente. Ali ele encontrou o trabalho já tão avançado e instalado em força, que foi até Tarso à procura de Saulo para que este o assistisse. Saulo voltou com ele para Antioquia e trabalhou ali durante um ano (Atos 11:25,26).
No fim deste período, foram enviados ambos para Jerusalém, com as contribuições que a igreja de Antioquia tinha juntado para os irmãos mais pobres daquela cidade (Atos 11:28-30). Pouco tempo após o seu regresso, trazendo com eles João Marcos, foram nomeados missionários para o mundo pagão e assim investidos, visitaram Chipre e algumas cidades da Ásia Menor (Atos 13:14). Ao voltarem a Antioquia, depois da primeira viagem missionária que realizaram, foram novamente enviados para Jerusalém, a fim de aí consultarem a igreja sobre a relação desta com os gentios (Atos 15:2; Gal 2:1).
Com este assunto resolvido, eles voltaram para Antioquia, trazendo com eles o decreto do Conselho que serviria de regra para a admissão dos gentios na igreja.
Quando já estavam preparados para a sua segunda viagem missionária, Saulo e Barnabé discutiram por causa de João Marcos. A discussão terminou com a separação de ambos. Saulo levou consigo Silas e eles viajaram através da Síria e Sicília. Barnabé, levando consigo o seu sobrinho João Marcos, dirigiu-se para Chipre (Atos 15:36-41). Barnabé não volta a ser mencionado por Lucas em Atos.

BARRABÁS

Um famoso ladrão, que Pilatos propôs que se condenasse à morte em vez de Jesus, a quem ele desejava libertar, de acordo com o costume romano (João 18:40; Marcos 15:7; Lucas 23:19). Mas os Judeus queriam tanto que Jesus morresse, que pediram o perdão para Barbas (Mateus 27:16-26; Atos 3:14). Assim fez Pilatos.

BARSABÁS

1. Cognome de Judas, que era "um profeta". Nada mais se sabe sobre ele, para além do que está escrito em Atos 15:32.

2. Cognome de José, também chamado o justo (Atos 1:23). Alguns identificam-no como Barnabé.

BARTIMEU

Um dos dois cegos que pedia em Jericó (Marcos 10:46; Mateus 20:30). Ele foi miraculosamente curado por causa da sua fé.

BARTOLOMEU

Um dos doze apóstolos (Mateus 10:3; Atos 1:13); geralmente imagina-se que se trata de Natanael. Nos evangelhos sinópticos, Filipe e Bartolomeu são sempre mencionados juntos, enquanto que Natanael nunca é mencionado; no quarto evangelho, por outro lado, Filipe e Natanael são, similarmente, mencionados juntos, mas nada se diz sobre Bartolomeu. Ele era um dos discípulos a quem Jesus apareceu no Mar de Tiberíades, após a sua ressurreição (João 21:2). Ele também testemunhou a ascensão de Cristo (Atos 1:4,12,13). Era "um verdadeiro israelita" (João 1:47).

BARUQUE

Secretário do profeta Jeremias (Jeremias 32:12; 36:4). Era da tribo de Judá (Jeremias 51:59). Foi a ele que Jeremias ditou as suas profecias relacionadas com a invasão dos babilônicos e sobre o cativeiro. Foi isto que ele leu ao povo de uma janela do templo, no quarto ano do reinado de Jeoiaquim, rei de Judá (Jeremias 36:1-32). Mais tarde, leu-o, em privado, perante os conselheiros do rei; e depois ao próprio rei que, tendo ouvido apenas parte do rolo, o cortou com um canivete e o atirou para o fogo que havia no braseiro da sua casa de inverno, onde ele estava assentado.
Durante o cerco de Jerusalém, por Nabucodonosor, foi ele quem guardou o auto de compra que Jeremias fez do território de Hanameel (Jeremias 32:12). Sendo acusado pelos seus inimigos de favorecer os caldeus, foi preso juntamente com Jeremias, onde ficou até à captura de Jerusalém (586 a.C.). É provável que tenha morrido em Babilônia.

BARZILAI

1. Um meolatita, pai de Adriel (2 Samuel 21:8).

2. Um gileadita de Rogelim que se distinguiu pela sua lealdade a Davi. Ele providenciou liberalmente tudo o que foi preciso para os seguidores do rei (2 Samuel 17:27). Davi, no seu leito de morte, ao lembrar-se da bondade de Barzilai, pediu a Salomão que tomasse conta dos filhos dele.

3. Um sacerdote que se casou com a filha de Barzilai (Esdras 2:61).

BASEMATE

1. Filha de Salomão e mulher de Aimaaz, um dos seus oficiais (1 Reis 4:15).

2. Filha de Ismael e a última das três mulheres de Esaú (Gênesis 36:3,4,13). Da descendência do seu filho Reuel surgiram quatro tribos de edomitas. É também conhecida por Maalate (Gênesis 28:9). É digno de nota que as três mulheres de Esaú receberam nomes diferentes, nas árvores genealógicas dos edomitas, daqueles que lhes foram dados na história (Gênesis 26:34 e Gênesis 28:9).

BATESEBA

Também chamada Bate-sua (1 Crônicas 3:5). Era filha de Eliã (2 Samuel 11:3) ou Amiel (1 Crônicas 3:5) e mulher de Urias, o hitita. Davi cometeu adultério com ela (2 Samuel 11:4,5; Salmos 51:1). O filho nascido desse adultério morreu (2 Samuel 12:15-19). Depois que o seu marido morreu (2 Samuel 11:15), ela casou com Davi (2 Samuel 11:27) e foi a mãe de Salomão (2 Samuel 12:24; 1 Reis 1:11; 2:13). Teve um papel proeminente na sucessão de Salomão ao trono (1 Reis 1:11,16-21).

BEALIAS

Um benjamita de entre os trinta valentes de Davi que usavam funda e arco (1 Crônicas 12:5).

BEDÃ

Um dos juizes de Israel (1 Samuel 12:11). Não se sabe realmente quem era. Uns pensam que se trate de Baraque, outros de Sansão, mas o mais provável é que seja uma forma contraída de Abdom (Juizes 12:13).

BEERI

1. Pai de Judite, uma das mulheres de Esaú (Gênesis 26:34), que é também conhecida por Ada (Gênesis 36:2).

2. Pai do profeta Oséias (Os 1:1).

BELÁ

1. Filho de Azaz (1 Crônicas 5:8).

2. Filho de Beor e rei de Edom (Gênesis 36:32,33; 1 Crônicas 1:43).

3. Filho mais velho de Benjamim (Neemias 26:38; Gênesis 46:21).

BEQUER

O segundo filho de Benjamim (Gênesis 46:21) que veio com Jacó para o Egito. É provável que tenha casado com uma herdeira efraimita e que os seus descendentes sejam, conseqüentemente, contados entre os da tribo de Efraim (Neemias 26:35; 1 Crônicas 7:20,21). Eles não são reconhecidos como descendentes da tribo de Benjamim (Neemias 26:38).

BIRZAVITE

Pode tratar-se tanto do filho de Malquiel, um aserita (1 Crônicas 7:31), como da cidade fundada por ele e identificada com Bir-zeit, 6.4 km a noroeste de Betel.

BOÃ

Aparentemente, um “filho” ou “descendente” de Rúben ( Josué 15:6; 18:17), que não volta a ser mencionado e que deu o seu nome a um marco que existia entre Judá e Benjamim, chamado “a pedra de Boã, filho de Rúben”. Identificar-se-á com Hajar el-Asbah, uma pedra conspícua 3 km a norte de Khirbet Qumrân, perto do Mar Morto.

BOAZ

Um habitante rico de Belém, parente do defunto marido de Ruth. Casou com Ruth e tornou-se um antepassado de Davi (Rute 2:3, 4; Mateus 1:5).

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