' '

ALEGRIA

Alguns olham para a Bíblia, com os seus Dez Mandamentos e ensinos sobre o pecado e a pureza, e concluem que Deus é um desmancha-prazeres cósmico. Supõem que os limites de Deus sobre o nosso comportamento e relacionamentos são barreiras que impedem a nossa diversão. Nada poderia estar mais longe da verdade!

“Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.) Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.) Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão. Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento. (Selá.) Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti. O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no SENHOR a misericórdia o cercará. Alegrai-vos no SENHOR, e regozijai-vos, vós os justos; e cantai alegremente, todos vós que sois retos de coração” (Salmos 32).

Este salmo dá uma idéia muito clara da fonte da verdadeira alegria. O rei Davi descobriu que ele não alegrava em realizar todos os seus desejos. Em vez disso, sente-se infeliz quando pecava e recusava-se a confessar o seu pecado. Davi só experimentava alegria quando tinha a consciência limpa. Depois de confessar seu pecado a Deus e ser purificado da culpa, ele, então, recuperava a alegria.

O exemplo de Davi mostra que a alegria provém de uma consciência limpa e de um relacionamento reto com Deus. A única maneira de ser verdadeiramente feliz e alegre é ter comunhão com o Senhor, o que só é possível quando nossa consciência está limpa e experimentamos o seu perdão. Se confessarmos os nossos pecados, Deus irá perdoá-los e purificar-nos (João 1.8,9).

“Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo. A luz semeia-se para o justo, e a alegria para os retos de coração” (Salmos 65.4; 97.11).

“No coração dos que maquinam o mal há engano, mas os que aconselham a paz têm alegria” (Provérbios 12.20).

“Porque ao homem que é bom diante dele, dá Deus sabedoria e conhecimento e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte, e amontoe, para dá-lo ao que é bom perante Deus. Também isto é vaidade e aflição de espírito” (Eclesiastes 2.26).

“Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR Deus dos Exércitos” (Jeremias 15.16).

“E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mateus 25.21).
Assuntos Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.